Revise o transporte ativo através da membrana e entenda como funciona a bomba de sódio e potássio. Revise Biologia com o Curso Enem Gratuito! No fim da aula tem exercícios para você treinar o conteúdo.
A membrana plasmática é a estrutura que delimita e protege a célula. Além disso, a membrana plasmática é responsável por selecionar o que entra e sai da célula através da propriedade da permeabilidade seletiva. Para isso, ela irá ter proteínas específicas ao longo de sua estrutura.
Quando as substâncias passam por estas estruturas a favor de um gradiente de concentração, dizemos que está ocorrendo um transporte passivo, pois não há gasto de energia.
Porém, a membrana também pode transportar substâncias contra um gradiente de concentração. Neste caso, haverá gasto de energia na forma de ATP e dizemos que ela está realizando um transporte ativo. Nesta aula você vai aprender como funciona o transporte ativo através da bomba de sódio e potássio.
Introdução mecanismo da Bomba de Sódio e Potássio
Confira agora com a professora de biologia Juliana Evelyn Santos, do Canal do Curso Enem Gratuito, os fundamentos básicos para você dominar o mecanismo da Bomda de Sódio e Potássio.
Transporte ativo e passivo na membrana plasmática
A todo momento a célula está trocando substâncias com o meio. Isso é parte essencial do metabolismo celular e é característica essencial dos seres vivos.
Naturalmente, a favor de um gradiente de concentração, substâncias entram e saem da célula. Isso acontece tanto através da bicamada lipídica, quanto através das proteínas transmembrana. Nesses casos, ocorrem os processos que chamamos de osmose e difusão.
Porém, existem alguns momentos em que a célula precisa regular a quantidade de determinadas substâncias dentro e fora da célula contra um gradiente de concentração. Isso quer dizer que a célula transportará substâncias de onde estão menos concentradas para onde estão mais concentradas.
Como esse movimento ocorre contra a tendência natural de passagem de substâncias de um meio para o outro, a célula precisa gastar energia na forma de ATP. Um exemplo clássico de transporte ativo nas células é a bomba de sódio e potássio.
Domine a Membrana Plasmática
Para facilitar a sua compreensão, e você aprender sobre o Transporte Ativo na Membrana Plasmática de uma vez por todas, veja o resumo da Professora Juliana sobre o que é e como funciona a Membrana:
Transporte ativo e a bomba de sódio e potássio
As células nervosas e musculares precisam de fenômenos elétricos para funcionarem. Para produzirem esse efeito, as células utilizam íons, que são átomos carregados eletricamente.
A bomba de sódio e potássio cria uma diferença de cargas elétricas dentro e fora da membrana de algumas células. Isso permite, por exemplo, a passagem dos impulsos nervosos.
Além disso, a bomba de sódio e potássio ajuda a compensar o acúmulo de solutos dentro da célula, o que poderia aumentar muito a entrada de água em seu interior através de osmose. Isso porque a bomba de sódio e potássio, como veremos a seguir, joga para fora três íons de sódio para cada dois íons de potássio que entram.
Para que ocorra o transporte ativo de sódio e potássio, é necessário a presença de uma proteína específica: a bomba de sódio e potássio. Como essa proteína transmembrana transportadora quebra ATP para funcionar, ela será classificada como um ATPase.
Não se esqueça que nas células aeróbias, o ATP necessário no transporte ativo é produzido na respiração celular. Neste processo, a energia é transferida das moléculas de glicose para as de ATP.
Funcionamento da ATPase e transporte ativo
Naturalmente, a concentração dos íons sódio (Na+) é maior fora da célula do que dentro. Já a concentração dos íons potássio (K+) é maior dentro da célula do que fora.
Dessa maneira, a tendência natural é que os íons Na+ entrem constantemente dentro da célula através de difusão. Já os íons K+ sairiam, obedecendo ao gradiente de concentração.
Porém, não é isso que ocorre. A célula irá bombear o sódio e o potássio ao mesmo tempo no sentido contrário à difusão. Isso será feito através da bomba de sódio e potássio e gastará bastante energia.
Para isso, primeiramente íons sódio se ligam à parte da ATPase que está voltada para o citoplasma. Isso faz com que a proteína abra um sítio de ligação onde um ATP se liga e é fosforilado, liberando energia.
A energia liberada pela quebra do ATP faz com que haja uma mudança na conformação da bomba de sódio e potássio. Isto permite que ela se abra para o meio externo e solte os íons de sódio.
Ao mesmo tempo que a proteína libera os íons de sódio para o exterior da célula, ela fica pronta para se ligar aos íons potássio. Assim que se liga a esses íons do lado de fora da membrana, a proteína muda de conformação (formato) novamente empurrando os íons potássio para dentro da célula, reiniciando o ciclo.
Na imagem podemos ver um esquema demonstrando o funcionamento da bomba de sódio e potássio.
Transporte acoplado
Durante o transporte de íons de sódio e potássio pelas ATPases transmembrana, a glicose pode pegar uma “carona” e entrar na célula. Esse transporte ocorre com a ajuda de uma proteína co-transportadora, chamada de simporte.
Essa proteína específica, permite o retorno de íons sódio para dentro da célula a favor do gradiente de concentração (após terem sido transportados para fora pela bomba de sódio e potássio). A glicose pega carona com esses íons e entre junto com eles na célula.
Isso ocorre contra o seu gradiente de concentração (há mais glicose dentro da célula que fora). Sendo assim, a glicose está sendo carregada do meio menos concentrado para o meio mais concentrado.
Porém, o gasto de energia é indireto. Isso porque a energia gasta no transporte é utilizada, a princípio, para o transporte dos íons sódio para fora da célula. Ao retornar, arrastando a glicose, não há gasto de energia direto (quebra de ATPs).
Esse tipo de transporte ativo pode ser também chamado de transporte ativo secundário ou co-transporte.
ATP e Respiração Celular
Confira agora o complemento sobre o processo de Respiração Celular e da produção e armazenamento de energia no ATP:
Exercícios sobre transporte ativo na membrana plasmática
Para terminar, resolva os exercícios abaixo.
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNIFOR CE/2018)
O transporte de material através da membrana plasmática é essencial para vida de uma célula. Determinadas substâncias devem se mover para dentro da célula para permitir que ocorram reações metabólicas, enquanto outras que foram produzidas pela célula para exportação ou como subprodutos metabólicos devem se mover para fora dela.
Nesse contexto, avalie as afirmações que se seguem:
I. Nos processos passivos, uma substância se move contra seu gradiente de concentração ou elétrico para atravessar a membrana, utilizando sua própria energia cinética.
II. A difusão simples é um processo no qual substâncias se movem livremente através da bicamada lipídica das membranas plasmáticas celulares, sem a ajuda de proteínas transportadoras.
III. No transporte ativo primário, a energia derivada da hidrólise do ATP é utilizada por uma proteína carreadora que “bombeia” uma substância através da membrana plasmática contra seu gradiente de concentração.
IV. No transporte ativo secundário, a energia armazenada em um gradiente de concentração de Na+ ou de H+ é utilizada para direcionar outras substâncias através da membrana contra seus próprios gradientes de concentração.
É correto apenas o que se afirma em
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública/2017)
A membrana plasmática é constituída, basicamente, por uma bicamada de fosfolipídios associados a moléculas de proteína. Essa estrutura delimita a célula, separa o conteúdo celular do meio externo e possibilita o trânsito de substâncias entre os meios intra e extracelular.
Sobre o transporte através da membrana, é correto afirmar:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UNITAU SP/2015)
Um dos papéis desempenhados pelas biomembranas é o de comandar o fluxo de partículas, moléculas, íons e gases. As afirmativas que seguem fazem menção à característica de permeabilidade seletiva das membranas celulares.
I. O transporte pode ser feito por meio de processos passivos, ativos ou mediados por vesículas, sendo este último denominado endocitose ou exocitose.
II. O transporte realizado por processo passivo ocorre de maneira a igualar os gradientes de concentração, internos e externos, sem gasto energético.
III. O processo de osmose ocorre pela passagem de solvente, através da membrana, sem o auxílio de proteínas de membrana, do meio menos concentrado para o meio mais concentrado.
IV. O transporte ativo segue um fluxo contra o gradiente de concentração, necessitando, para tal, do auxílio de proteínas de membrana.
Assinale a alternativa que destaca as afirmativas CORRETAS.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UFRGS/2015)
Observe a tira abaixo.
Fonte: Fernando Gonsales. Folha de São Paulo. 01 fev. 2011.
Com base no observado, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
O caracol ficou desidratado como resultado do processo denominado …….., no qual o sal grosso é um …….. que torna o ambiente …….. em relação às células do caracol.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UEPA/2014)
As sensações, sentimentos, pensamentos, respostas motoras e emocionais, a aprendizagem e a memória, resultam do processo de comunicação entre as células nervosas, os neurônios, que continuamente coletam informações sobre o estado interno do organismo e de seu ambiente externo. Estas células possuem a habilidade de processarem informações que controlam o fluxo de substâncias do meio intracelular (íons sódio, potássio, etc.) e realizam os processos de difusão e osmose em suas membranas.
Adaptado de http://www.cerebromente.org.br/n10/fundamentos/ pot2.htm
Segundo o texto, a comunicação entre essas células ocorre por meio de processo:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(IFPE/2014)
Sabe-se que uma célula pode absorver e perder substâncias através da membrana citoplasmática, por meio de diversos mecanismos. Alguns desses mecanismos estão descritos nas afirmações I a IV. Leia atentamente as afirmações e julgue-as.
I. Uma célula, quando mergulhada em uma solução salina hipotônica em relação a ela, absorve água por meio de um transporte passivo, isto é, sem que haja consumo de energia. Esse mecanismo é conhecido por osmose.
II. A entrada de O2 na célula e a saída de CO2 através da membrana citoplasmática são bons exemplos de difusão simples, pois substâncias entram e saem da célula por força de um gradiente de concentração e sem gasto de energia.
III. A entrada e a saída de substâncias na célula através de sua membrana, contra um gradiente de concentração (do meio hipotônico para um hipertônico), pode ser feita por meio de um transporte ativo, no qual há consumo de energia.
IV. A entrada e a saída de água na célula, através da membrana citoplasmática, ocorrerão por osmose quando essa célula for mergulhada em meio hipotônico e hipertônico respectivamente.
Estão corretas:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
Em um experimento em que se mediu a concentração de glicose no sangue, no filtrado glomerular e na urina de um mesmo paciente, os seguintes resultados foram encontrados:
Esses resultados mostram que as células epiteliais dos túbulos renais do paciente estavam reabsorvendo a glicose pelo mecanismo denominado:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNESP SP/2010)
Devido à sua composição química –a membrana é formada por lipídios e proteínas– ela é permeável a muitas substâncias de natureza semelhante. Alguns íons também entram e saem da membrana com facilidade, devido ao seu tamanho. … No entanto, certas moléculas grandes precisam de uma ajudinha extra para entrar na célula. Essa ajudinha envolve uma espécie de porteiro, que examina o que está fora e o ajuda a entrar.
(Solange Soares de Camargo, in Biologia, Ensino Médio.
1.ª série, volume 1, SEE/SP, 2009.)
No texto, e na ordem em que aparecem, a autora se refere
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UDESC SC/2010)
A membrana celular seleciona a passagem de substâncias do meio extracelular para o intracelular por meio de mecanismos de transporte. Leia e analise as proposições abaixo.
I. A difusão facilitada é o tipo de transporte passivo em que a célula não gasta energia.
II. No transporte de íons de potássio e sódio, conhecido pelo mecanismo de bomba de sódio e potássio, há gasto de energia.
III. Osmose é a passagem da água pela membrana de uma solução hipotônica para uma solução hipertônica.
IV. No transporte de íons de potássio e sódio, conhecido pelo mecanismo de bomba de sódio e potássio, não há gasto de energia.
V. A difusão facilitada é o tipo de transporte ativo em que a célula gasta energia.
Assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UFT/2010)
A membrana plasmática ou celular é considerada uma das barreiras que separa o meio intracelular do extracelular e também é responsável pelo controle de todas as substâncias ou partículas que entram ou saem da célula. A respeito da Membrana Plasmática é INCORRETO afirmar:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Juliana Evelyn dos Santos é bióloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e cursa o Doutorado em Educação na mesma instituição. Ministra aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007 e é coordenadora pedagógica do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito.
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade