Veja o sonho de liberdade, o sentimentalismo, a idealização da mulher e do índio, e a denúncia contra a escravidão como características da 1ª geração do Romantismo
Veja os autores e as principais obras da a 1ª geração do Romantismo no Brasil. Foi um movimento literário orientado para a busca de uma tropicalização cultural, olhando mais para a identidade e os personagens do país. Em nosso país o romantismo acontece no século XIX, enquanto na Europa este movimento artístico foi realizado no século XVIII.
As características do Romantismo
As principais características do Romantismo no Brasil apareceram na literatura com o sonho de liberdade, o sentimentalismo, a idealização da mulher e do índio, e a denúncia contra a escravidão.
Confira um resumo de introdução com o professor Anderson Rolo, do canal do Curso Enem Gratuito.
O Romantismo, como podemos perceber, supervaloriza o sentimentalismo, com suas emoções pessoais e de certa forma egocêntrica. Quando os personagens, o eu lírico, não consegue atingir seus objetivos é tomado por grande frustração e tédio, pois se vê derrotado.
No Brasil, a poesia e a prova do movimento Romântico tinha como características principais: presença de um amor platônico com um sentimentalismo exacerbado; idealismo da mulher amada; subjetivo; indianista, que colocava o índio como tema; nacionalista e ufanista; cultismo à natureza; egocêntrico; liberdade formal e religiosidade.
Autores e obras da 1ª geração do Romantismo.
No Brasil, duas publicações marcam o início do Romantismo no país. São a revista Niterói e o livro de poesias “Suspiros poéticos e saudades”, de Gonçalves de Magalhães. As obras foram lançadas em Paris, no ano de 1836.
No contexto histórico da época, o desenvolvimento da literatura brasileira acontece a partir da vinda da Família Real para o Rio de Janeiro, gerando um forte desenvolvimento artístico e cultural na colônia, afinado com a produção literária europeia.
Veja na síntese do professor Rolo os principais destaques do período:
Gostou dos aspectos e destaques da primeira fase? Então, vamos avançar para testar o seu nível no simulado.
Simulado a 1ª geração do Romantismo
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UFAM/2006)
São romances escritos por Joaquim Manuel de Macedo:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a Primeira Geração do Romantismo no Brasil para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UFAL/2005)
Com o povoamento europeu, valores culturais implantaram-se em nosso país, direcionando as opções de gêneros e de temas dos nossos escritores. É o que se pode notar quando se observa que em A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, e em Lucíola, de José de Alencar, esses dois ficcionistas
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a Primeira Geração do Romantismo no Brasil para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(Unicastelo SP/2013)
Escritor refletido e cheio de recurso, deu respostas variadas e muitas vezes profundas. A sua obra é uma das minas da literatura brasileira. As andanças que entrelaçam as aventuras, o corpo geográfico do país, a matéria mitológica, a toponímia índia e a história branca; nossa iconografia imaginária, das mocinhas, dos índios, das florestas, deve aos seus livros muito da sua fixação social.
(Roberto Schwarz. Ao vencedor as batatas, 1981. Adaptado.)
Tal comentário refere-se a um conhecido escritor do Romantismo brasileiro, a saber,
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a Primeira Geração do Romantismo no Brasil para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(ESPM SP/2018)
Sobre José de Alencar, Alfredo Bosi, professor e crítico literário, afirma:
Alencar, cioso da própria liberdade, navega feliz nas águas do remoto e do longínquo. É sempre com menoscabo ou surda irritação que olha o presente, o progresso, “a vida em sociedade”; e quando se detém no juízo da civilização, é para deplorar a pouquidade das relações cortesãs, sujeitas ao Moloc¹ do dinheiro. Daí o mordente de suas melhores páginas dedicadas aos costumes burgueses em Senhora e Lucíola.
(História Concisa da
Literatura Brasileira)¹Moloc = deus cultuado pelos amonistas
A partir do comentário acima, pode-se afirmar que José de Alencar:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a Primeira Geração do Romantismo no Brasil para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(PUCCamp SP/2018)
Os poetas do nosso Romantismo atestam diferentes estações do nosso nacionalismo e das ideias, dominantes ou libertárias, que vicejaram ao longo do século XIX. Há em Gonçalves Dias uma exaltação do índio, que não hesitou em dotar de algumas virtudes aristocráticas caprichosamente combinadas com as da vida natural; há em Castro Alves o voo de condor para ideais humanistas, em combate aos horrores da escravidão. Mesmo o lirismo intimista de um Álvares de Azevedo não deixa de ecoar algo dos mestres europeus que, como Byron ou Victor Hugo, ampliam os contornos da vida subjetiva para que ela venha a ocupar o centro de um palco público, interpretando sentimentos e aspirações da época.
(DOMIGUES, Alaor, inédito)
O que nesse texto se afirma sobre Gonçalves Dias é extensivo à prosa de
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a Primeira Geração do Romantismo no Brasil para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNISC RS/2014)
“Era no tempo do rei.
Uma das quatro esquinas que formam as ruas do Ouvidor e da Quitanda, cortando-se mutuamente, chamava-se nesse tempo — O canto dos meirinhos —; e bem lhe assentava o nome, porque era aí o lugar de encontro favorito de todos os indivíduos dessa classe (que gozava então de não pequena consideração). Os meirinhos de hoje não são mais do que a sombra caricata dos meirinhos do tempo do rei; esses eram gente temível e temida, respeitável e respeitada; formavam um dos extremos da formidável cadeia judiciária que envolvia todo o Rio de Janeiro no tempo em que a demanda era entre nós um elemento de vida: o extremo oposto eram os desembargadores. Ora, os extremos se tocam, e estes, tocando-se, fechavam o círculo dentro do qual se passavam os terríveis combates das citações, provarás, razões principais e finais, e todos esses trejeitos judiciais que se chamava o processo.”
Manuel Antonio de Almeida
In: Memórias de um Sargento de Milícias.
Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1978, p. 5.A partir do fragmento de Memórias de um Sargento de Milícias, é correto afirmar que
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a Primeira Geração do Romantismo no Brasil para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(PUCCamp SP/2017)
(…) o romantismo no Brasil não foi apenas um projeto estético, mas também um movimento cultural e político, profundamente ligado ao nacionalismo. Diferente do movimento alemão de finais do século XIX, tão bem descrito por Norbert Elias, o nacionalismo brasileiro, pintado com as cores do lugar, partiu sobretudo das elites cariocas, que, associadas à monarquia, esforçavam-se em chegar a uma emancipação em termos culturais. Os temas eram nacionais, mas a cultura, em vez de popular, era cada vez mais palaciana (…). Atacados de frente por um historiador como Varhagen, que os chamava de “patriotas caboclos”, os indianistas brasileiros ganharam, porém, popularidade e tiveram sucesso nesse contexto na imposição da representação romântica do indígena como símbolo nacional.
(SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do imperador.
D. Pedro II, um monarca nos trópicos.
São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 139-140)O poeta romântico Gonçalves Dias, com seus poemas indianistas,
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a Primeira Geração do Romantismo no Brasil para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UFPR/2019)
Segundo Antonio Candido:
Gonçalves Dias é um grande poeta, em parte por encontrar na poesia o veículo natural para a sensação de deslumbramento ante o Novo Mundo […]. O seu verso, incorporando o detalhe pitoresco da vida americana ao ângulo romântico e europeu de visão, criou (verdadeiramente criou) uma convenção poética nova. Esse cocktail de medievismo, idealismo e etnografia fantasiada nos aparece como construção lírica e heroica, de que resulta uma composição nova para sentirmos os velhos temas da poesia ocidental.
(Formação da literatura brasi-
leira. Rio de Janeiro: Itatiaia
(8. ed.) vol. 2, 1975, p. 73.)Considerando o trecho citado e a leitura integral do livro Últimos Cantos, de Gonçalves Dias, assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a Primeira Geração do Romantismo no Brasil para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(EsPCEX/2018)
Leia o trecho abaixo, retirado de I-Juca Pirama, obra de Gonçalves Dias.
Da tribo pujante,
Que agora anda errante
Por fado inconstante,
Guerreiros, nasci:
Sou bravo, sou forte,
sou filho do norte,
Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi.
Trata-se de um:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a Primeira Geração do Romantismo no Brasil para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UDESC SC/2018)
1 O grupo parou a alguma distância; eu reconheci o Couto no momento em que se 2 adiantava com um movimento de espanto. Corri para fazer Lúcia retirar-se antes de 3 vê-lo; mas estava distante, e, quando cheguei, já a mais velha das moças se tinha 4 aproximado e, arrancando a pulseira das mãos de sua irmã, atirou-a por cima da 5 grade:
6 – Não toques em coisa que pertença a esta mulher! É uma perdida!
7 Lúcia tinha erguido a cabeça no primeiro instante de surpresa; nada porém perturbava 8 a serenidade e quietude de seu rosto iluminado por uma doce altivez; circulou com um 9 olhar límpido os atores desta cena, como se lhes pedisse a explicação do 10 desagradável incidente; e, tomando Ana pela mão e passando o braço pelo meu, 11 afastou-se com uma dignidade meiga e nobre.
12 Contudo pensei que esse sossego era aparente, e que sua alma devia ter sido 13 traspassada por aquele ultraje. Ela respondeu à interrogação muda do meu olhar 14 murmurando-me ao ouvido para que sua irmã não a ouvisse:
15 – Elas não sabem, como tu, que eu tenho outra virgindade, a virgindade do 16 coração! Perdoa-lhes, Paulo.
17 E o sorriso, que banhou estas palavras como de uma luz divina, parecia abrir o céu 18 aos arroubos de sua alma.
ALENCAR. José de. Lucíola.
Porto Alegre: L&PM, 2017. p.154Analise as proposições em relação à obra Lucíola, José de Alencar, e ao texto.
I. Na estrutura “Não toques em coisa” (Ref. 6) observa-se o uso do verbo tocar no imperativo negativo. Trata-se de uma ordem, e a ação, indicada pelo verbo, sugere que ela vai ser praticada por várias pessoas.
II. A leitura da estrutura “Ela respondeu à interrogação muda do meu olhar murmurando-me ao ouvido” (Refs. 13 e 14) leva o leitor a inferir o grau de cumplicidade que havia entre o casal, pois eles se entendiam até mesmo pelo olhar.
III. A partícula que pode assumir diversas funções ou classificações na morfologia e na sintaxe, no período “que banhou estas palavras como de uma luz divina” (Ref. 17) tem-se, morfossintaticamente, pronome relativo/sujeito.
IV. A leitura do período “Elas não sabem, como tu, que eu tenho outra virgindade, a virgindade do coração” (Refs. 15 e 16) leva o leitor a inferir que já ocorreu o período de recolhimento de Lúcia como cortesã, iniciando-se o período da tentativa de expurgação.
V. Na estrutura verbal “Corri para fazer Lúcia retirar-se antes de vê-lo” (Refs. 2 e 3) há um período composto, formado por quatro orações, sendo a oração destacada subordinada adverbial final reduzida de infinitivo.
Assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a Primeira Geração do Romantismo no Brasil para acertar na hora da prova!
.
Mandou bem nas respostas? Se você não acertou pelo menos 70% das respostas, é hora de mergulhar mais um pouco.
Confira uma aula-resumo completa sobre o Movimento Literário do Romantismo no Brasil.