Como andam seus conhecimentos sobre rotação terrestre? Confira com o nosso simulado de Geografia! São 10 questões para você treinar para o Enem e vestibulares!
A Terra não é plana. É um globo girando no espaço e seu movimento de rotação é tema comum no Enem. Por isso, assista à aula em vídeo abaixo e se prepare para testar seus conhecimentos no simulado sobre o assunto:
Muito bem! Agora você está pronto para a prova. Faça os exercícios com atenção porque eles são parte de seus estudos.
Movimento de rotação – Simulado de Geografia
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNIRG TO/2018)
Os termos “dia” e “noite”, na expressão popular, são situações condicionadas pelo movimento de rotação da Terra em relação ao ângulo de incidência dos raios solares. Além da sucessão dos períodos claro e escuro, esse movimento apresenta outras influências relacionadas à localização latitudinal na superfície da Terra. Acerca desse movimento executado em torno de um eixo alinhado com os dois polos geográficos terrestres, marque a alternativa correta.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre movimento de rotação para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UFRGS/2018)
Observe a charge.
Assinale a alternativa correta sobre os fusos horários e suas consequências.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre movimento de rotação para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UERJ/2018)
Observe na imagem as áreas da Terra que se encontravam iluminadas e na penumbra em determinado dia do ano.
Considerando a imagem e a dinâmica do movimento de rotação da Terra, a cidade em que irá amanhecer primeiro é:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre movimento de rotação para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UniCESUMAR PR/2017)
Na época que as expedições marítimas se multiplicaram e foram postas em movimento (a partir da primeira metade dos oitocentos) havia consenso entre os navegadores ocidentais acerca das latitudes, as quais eram já convenções compartilhadas por militares, cientistas e navegadores das diversas nações. Com a ajuda de alguns instrumentos e observações astronômicas – movimentação do Sol e outras estrelas – era possível calcular precisamente a latitude. Porém, o mesmo não se dava com as longitudes, que custavam mais para ser calculadas de forma confiável.
(Adaptado de JUNQUEIRA, Mary Anne. Velas ao Mar.
São Paulo: Intermeios, 2015. p. 45)Essa passagem chama atenção para o fato de que a longitude não pode ser calculada facilmente observando os astros. Mas, então, como se calcula e por que apresentava dificuldades suplementares em relação às latitudes?
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre movimento de rotação para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UFJF MG/2017)
Faça parte desta experiência:
Para essa experiência serão utilizados: mesa, lanterna, blusa preta e um espelho grande, a experiência deve ser realizada a noite.
Procedimento: Coloque a lanterna em cima da mesa. Não deve haver nenhuma outra fonte de luz no quarto. Com a blusa preta vestida, você deve se posicionar a cerca de 30 cm da lanterna. Agora você deve ir rodando lentamente para a esquerda até ficar de costas para a luz projetada pela lanterna, posteriormente deve segurar o espelho e incliná-lo de tal modo que ele reflita a luz projetada pela lanterna para a parte da frente da sua blusa. Rode de novo para a esquerda até ficar de frente para a luz e, enquanto roda, observe o que passa a acontecer com a parte da frente da blusa.
Resultado: quando você está virado para a lanterna, a projeção da luz na parte da frente da sua blusa é brilhante e desaparece quando completa a meia volta e fica de costas para a lanterna. Quando é utilizado o espelho para refletir a luz da lanterna, esta volta a incidir na parte da frente da blusa, mas não é tão brilhante quanto quando incidia diretamente.
Fonte: VANCLEAVE, Janice. Ciências da Terra para jovens: 101 experiências fáceis de realizar. Lisboa:
Publicações Dom Quixote, 1993. p29.
Qual processo a experiência está representando?
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre movimento de rotação para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNIRG TO/2017)
Os períodos claro e escuro são situações criadas a partir do movimento de rotação da Terra em relação ao Sol. Além da sucessão dos dias e noites, esse movimento possui outras influências, no que se refere à localização latitudinal na Terra. Acerca desse movimento executado em torno de um eixo alinhado com os dois polos geográficos terrestres, marque a alternativa correta.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre movimento de rotação para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UTFPR/2017)
Assinale a alternativa que contém a correta relação entre os movimentos do nosso planeta e os meios utilizados pelo homem nos processos de orientação e localização no espaço terrestre.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre movimento de rotação para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(PUC GO/2016)
O acendedor de lampiões
Lá vem o acendedor de lampiões da rua!
Este mesmo que vem infatigavelmente,
Parodiar o sol e associar-se à lua
Quando a sombra da noite enegrece o poente!
Um, dois, três lampiões, acende e continua
Outros mais a acender imperturbavelmente,
À medida que a noite aos poucos se acentua
E a palidez da lua apenas se pressente.
Triste ironia atroz que o senso humano irrita: —
Ele que doura a noite e ilumina a cidade,
Talvez não tenha luz na choupana em que habita.
Tanta gente também nos outros insinua
Crenças, religiões, amor, felicidade,
Como este acendedor de lampiões da rua!
(LIMA, Jorge de. Melhores poemas. 3. ed. São Paulo: Global, 2006. p. 25)
O texto relata uma situação que frequentemente ocorre no mundo contemporâneo, que é a exploração da mão de obra trabalhadora, e faz referência ao Sol e à Lua, que nos remete à temática dos movimentos da Terra. Acerca das características e dos efeitos dos dois movimentos mais importantes de nosso planeta, rotação e translação, são feitas as assertivas a seguir. Analise-as:
I. Têm por efeito a sucessão dos dias e das noites, que influencia na organização da vida, e o solstício, em que os dias e as noites são iguais e determina o começo da primavera e do outono.
II. Têm por efeito a sucessão dos dias e das noites, que influencia na organização da vida, e o solstício, em que os dias e as noites são desiguais e determina o começo do verão e do inverno.
III. Ambos movimentos acontecem no sentido anti-horário, e equinócio significa que os dias e as noites têm igual duração e determina o começo do verão e do inverno.
IV. Ambos movimentos ocorrem de oeste para leste, e equinócio significa que os dias e as noites têm igual duração e determina o começo do outono e da primavera.
De acordo com os itens analisados, marque a alternativa que contém apenas proposições corretas:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre movimento de rotação para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(IFSC/2015)
A Terra leva 24 horas para completar seu movimento de rotação, ou seja, um giro de 360 graus em torno do seu próprio eixo. A cada uma hora, portanto, ela gira 15 graus de oeste para leste. A partir dessa informação é possível construir um mapa de fusos horários para determinar as horas em diferentes pontos da Terra. Com relação aos fusos horários, assinale a alternativa CORRETA.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre movimento de rotação para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(PUC GO/2015)
Prefácio
Quem fez esta manhã, quem penetrou
À noite os labirintos do tesouro,
Quem fez esta manhã predestinou
Seus temas a paráfrases do touro,
As traduções do cisne: fê-la para
Abandonar-se a mitos essenciais,
Desflorada por ímpetos de rara
Metamorfose alada, onde jamais
Se exaure o deus que muda, que transvive.
Quem fez esta manhã fê-la por ser
Um raio a fecundá-la, não por lívida
Ausência sem pecado e fê-la ter
Em si princípio e fim: ter entre aurora
E meio-dia um homem e sua hora.
(FAUSTINO, Mário. O homem e sua hora. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 61.)
Ao longo do texto ocorrem os termos “manhã”, “meio-dia” e “noite”, que designam situações criadas a partir do movimento de rotação da Terra. Além da sucessão de períodos escuros e períodos claros, esse movimento possui outras influências no que se refere à localização latitudinal na Terra.
Tendo como referência o enunciado, bem como outras fontes de conhecimento, avalie as afirmativas a seguir:
I. Considerando-se que o raio equatorial terrestre possui cerca de 6.378 quilômetros e que o dia possui 23 horas, 56 minutos e 4,9 segundos, deduz-se que a velocidade de rotação terrestre na altura do Equador é de aproximadamente 1.674 km/h.
II. O movimento de rotação da Terra provoca uma força centrífuga, que corresponde à tendência de objetos serem lançados no sentido radial.
III. Considerando-se o sentido latitudinal, a intensidade da força centrífuga tende a ser diretamente proporcional à latitude terrestre.
IV. Para um determinado objeto que esteja na altura da linha do equador, pode-se afirmar que seu peso é menor do que se estivesse na altura dos pólos.
Das alternativas apresentadas, marque o item em que todas estão corretas:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre movimento de rotação para acertar na hora da prova!