O que é corrente elétrica? A corrente elétrica flui do polo negativo ou do positivo de uma pilha? Qual a diferença entre corrente elétrica contínua e corrente alternada?
Nesta aula de Física para o Enem você irá rever tudo sobre corrente elétrica. Saberá que ela não é exclusiva de meios sólidos e entenderá a diferença entre o sentido real e o convencional da corrente elétrica. Além disso, vamos explicar por que a corrente que chega às nossas casas é de origem alternada.
O que é corrente elétrica
A corrente elétrica nada mais é do que um fluxo ordenado de partículas elétricas. Geralmente associamos corrente elétrica como deslocamento de elétrons em um condutor. Porém, pode ocorrer também correntes de íons positivos ou negativos, como é o caso de soluções eletrolíticas e gases ionizados.
O responsável pelo deslocamento dessas cargas elétricas, ocasionando a corrente, é o campo elétrico. Para que surja a corrente em um condutor, é necessário que se estabeleça uma diferença de potencial elétrico entre suas extremidades. A corrente seguirá sempre no menor potencial para o maior potencial.
Raios e trovões
Quem é mais “velhinho”, talvez tenha lembrado do Dr. Victor, tio do Nino do Castelo Ra-Tim-Bum, ao ler o título e reviver o bordão do personagem. Mas, qual é a diferença entre os raios e trovões? O raio é a corrente elétrica. O trovão é apenas o barulho provocado pelo deslocamento de partículas quando o raio passa entre elas. Já o relâmpago é apenas o sinal luminoso que vemos riscando o céu.
Como você pode ver, a corrente elétrica não ocorre somente em meios artificiais ou “domesticados” pelos seres humanos. Ocorrem também na natureza. Mas, como podemos medir sua intensidade nestas situações?
Fórmula da corrente elétrica
A corrente elétrica é calculada através da quantidade de carga elétrica que flui em um determinado tempo. Dessa forma, a fórmula da corrente elétrica é:
I = Q / Δt
Sendo,
- Q a quantidade de carga elétrica (medida em Coulomb);
- Δt o intervalo de tempo (medido em segundos).
A intensidade da corrente tem como unidade de medida o Ampere. Ampere é igual a C/s. Além disso, a intensidade é sempre positiva, não interessa se a carga elétrica é positiva ou negativa.
Na hora de calcular a corrente elétrica, pode ser útil lembrar da fórmula da carga elétrica: Q = n.e, onde n é a quantidade de elétrons ou prótons e e é a quantidade de carga elétrica de um elétron que é igual a de um próton cujo valor é 1,6 x 10-19C.
Exercícios resolvidos
Questão 1
Um fio metálico é percorrido por uma corrente elétrica contínua e constante. Sabe-se que uma carga elétrica de 32C atravessa uma secção transversal do fio em 4 segundos. Determine a intensidade da corrente que flui no fio.
Dados: Q = 32C e Δt = 4s
Resolução: Aplicando a expressão para o cálculo da corrente, temos:
I = Q / Δt
I = 32 dividido por 4.
I = 8A
Questão 2
Usando os dados do exemplo anterior, determine o número de elétrons que atravessam no intervalo de tempo informado.
Resolução: usando a expressão de cálculo da quantidade de elétrons, e sabendo que 1 elétron tem 1,6 x 10-19 de carga elétrica, temos:
Q = n . e
32 = n . 1,6 x 10-19
n = 2 x 1020 elétrons
Sentido da corrente elétrica
Você com certeza já sabe que os elétrons ficam na eletrosfera e os prótons e nêutrons ficam no núcleo do átomo, certo?
Então fica fácil entender o sentido real da corrente elétrica: basta saber que ela é sempre em direção ao polo positivo, pois apenas os elétrons se deslocam.
Como no início da história da eletricidade foi definido que corrente elétrica era composta de cargas elétricas positivas e estas levavam carga ao polo negativo, optaram por continuar parcialmente com esse conceito, definindo que esse sentido seria o sentido convencional da corrente elétrica.
Corrente contínua e corrente alternada
A corrente contínua se caracteriza por não apresentar variação de seu sentido no decorrer do tempo, mantendo-se praticamente constante sua intensidade. Ela é encontrada em pilhas, baterias, placas fotovoltaicas, etc.
Já a corrente alternada tem seu sentido variado com o tempo. Um exemplo são as usinas de energia elétrica, que transformam fontes de energia como água, petróleo, gás, etc em energia elétrica.
Videoaula
Se ainda ficou com dúvidas, você pode rever esse assunto assistindo ao vídeo a seguir:
Exercícios
Para terminar, resolva os exercícios selecionados pela equipe do Curso Enem Gratuito e verifique se você realmente entendeu tudo sobre esse assunto!
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
A Rigidez Dielétrica é o campo elétrico mínimo, no qual um material isolante se torna condutor elétrico. No caso do ar, a Rigidez Dielétrica é 3,0 106 V/m, e a corrente elétrica, neste meio, pode ser visualizada por meio de uma faísca elétrica. Este conceito é aplicado ao acendimento automático de chamas. Em um determinado fogão, uma tensão elétrica é estabelecida entre a vela de ignição e o queimador, distantes entre si de 5,0 mm, para o estabelecimento de uma faísca, como mostra o esquema da Figura abaixo.
O valor mínimo da tensão a ser aplicada entre a vela de ignição e o queimador, para que haja faísca, é, em kV, aproximadamente,
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNIRG TO/2019)
A Guerra das Correntes (ou Batalha das Correntes) foi uma disputa entre George Westinghouse e Thomas Edison, ocorrida nas duas últimas décadas do século XIX. Os dois tornaram-se adversários devido à campanha publicitária de Edison pela utilização da corrente contínua para a distribuição de eletricidade, em contraposição à corrente alternada, defendida por Westinghouse e Nikola Tesla.
GUERRA das correntes. Wikipédia. 6 jun. 2018.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_das_Correntes.
Acesso em: 27 set. 2018.A respeito desse assunto, analise as afirmativas a seguir:
I. Na corrente alternada, a orientação do fluxo de elétrons se modifica a todo o momento;
II. O gráfico da voltagem contra o tempo da corrente alternada é uma linha reta, paralela ao eixo do tempo;
III. Nas instalações elétricas residenciais, utiliza-se a corrente contínua, pois a perda de energia em sua geração é sensivelmente menor;
IV. A perda de energia na transmissão da corrente alternada é proporcional à resistência do cabo transmissor.Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens estão todos corretos:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UniCESUMAR PR/2019)
Uma pessoa comprou um celular e, ao ler o manual, verificou que a capacidade de carga da bateria era 4000mAh. Considerando que a tensão e a intensidade de corrente de saída do carregador são, respectivamente, 5V e 2A, qual será o tempo de recarga? Obs.: Despreze a resistência elétrica do fio.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UECE/2019)
Considere um ferro elétrico de passar roupas. De modo simplificado, ele pode ser tratado como um resistor ligado a uma fonte de tensão. Há também no circuito os condutores que conectam o ferro de passar à tomada. Como não se trata de cabos feitos de material supercondutor, há também a resistência do cabo. Do ponto de vista prático, é como se as resistências do ferro e do cabo fossem ligadas em série à fonte de tensão. Para geração de calor pelo ferro com maior eficiência, é recomendável que a resistência do cabo seja
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(Fac. Israelita de C. da Saúde Albert Einstein SP/2018)
Um recipiente contendo 1 litro de água, a 20ºC, é colocado no interior de um forno de micro-ondas. O aparelho é ligado a uma tensão de 110V e percorrido por uma corrente elétrica de 10A. Após 40 minutos, verifica-se que ainda resta ¼ de litro de água líquida no recipiente. Determine o rendimento percentual aproximado desse aparelho.
Dados:
pressão atmosférica: 1 atm
densidade da água: 1 g/cm³
calor latente de vaporização da água: 540 cal/g
calor específico da água: 1 cal/gºC
1 caloria = 4,2 joulesCorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNIRG TO/2018)
A condutividade elétrica de um material pode variar a depender da estrutura eletrônica dos átomos e das moléculas que o constituem. Após a década de 1960, sintetizaram-se polímeros orgânicos com propriedades condutoras como o mostrado na Figura, a seguir. Esses polímeros poderão substituir os metais nos sistemas de transmissão de energia elétrica.
Polímero orgânico condutor de energia.
Disponível em: http://www.canalciencia.ibict.br/pesquisa/0256-Plasticos-Condutores.html. Acesso em: 2 ago 2017.A respeito desse assunto, marque a alternativa correta:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(FAMERP SP/2018)
Quando um gerador de força eletromotriz 12 V é ligado a um resistor R de resistência 5,8 , uma corrente elétrica i de intensidade 2,0 A circula pelo circuito.
A resistência interna desse gerador é igual a
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UFPR/2018)
O consumo elétrico de uma unidade residencial foi medido pelo seu proprietário, e o resultado obtido foi expresso pelo gráfico ao lado, que descreve o consumo de corrente elétrica (i) da residência ao longo das 24 horas do dia (t). A unidade residencial é alimentada por uma tensão de 110 V.
Considerando os dados expressos no gráfico, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor da maior potência elétrica consumida ao longo do dia.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(PUC RS/2018)
“Vivi por 34 anos sob o jugo do chuveiro elétrico. Ah, lastimável invento! Já gastei mais de uma crônica amaldiçoando seus fabricantes; homens maus, que ganham a vida propagando a falácia da temperatura com pressão, quando bem sabemos que, na gélida realidade dos azulejos, ou a água sai abundante e fria, ou é um fiozinho minguado e escaldante, sob o qual nos encolhemos, cocuruto no Saara e os pés na Patagônia, sonhando com o dia em que, libertos das inúteis correntes (de elétrons), alcançaremos a terra prometida do aquecimento central.”
PRATA, Antonio. Felicidade sim. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/12078-felicidade-sim.shtml. Folha de São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 2011.Considere que a chave seletora (inverno/verão) de um chuveiro elétrico se mantenha inalterada. Optando por “água abundante e fria” em detrimento de “um fiozinho minguado e escaldante”, ou seja, aumentando a vazão de água no chuveiro elétrico, pode-se afirmar que a potência elétrica do chuveiro _________ e a diferença de potencial _________.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UNIDERP MS/2018)
Ao passar pelo corpo humano, a corrente elétrica danifica os tecidos, provoca coágulos nos vasos sanguíneos e pode paralisar a respiração e os músculos cardíacos. Para condições normais, o corpo humano apresenta uma resistência média que varia entre 1,3Ω a 3,0Ω.
Considerando-se uma região em que a resistência é igual a 2,0Ω, então ao ser submetida a uma tensão de 50,0V, a intensidade da corrente que a atravessará, em mA, é igual aCorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Rodinei Pachani é mestre em Geofísica pela USP-SP, com licenciatura plena em matemática, possui pós-graduação em Gerência Financeira e especialização em Estatística Aplicada. Possui experiência de mais de 28 anos em sala de aula, tendo trabalhado com ensino médio, cursinhos e Faculdades. É autor do livro “Ciência ao alcance de todos” e possui um canal no YouTube onde realiza experimentos, explica conteúdos e resolve exercícios de física.