Estude Literatura para o Enem com o simulado de Simbolismo. São 10 questões sobre o movimento literário no Brasil e suas características. Confira seu desempenho no final e aproveite para ler nossa aula gratuita do tema 🙂
O simulado de simbolismo vai lhe ajudar a treinar com exercícios sobre o tema e estudar melhor para o Enem. Antes de começar, Refresque sua memória com uma aula em vídeo!
O conteúdo pode ser aprofundado assistindo a um outro vídeo, que você confere a seguir:
Muito bem! Agora é só partir pra cima do simulado e testar o que você aprendeu.
Simbolismo – Simulado de Literatura
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNIOESTE PR/2018)
Tendo em vista os tercetos abaixo e os poemas de onde foram extraídos, O Incêndio de Roma e Sinfonias do Ocaso, bem como seus respectivos autores, Olavo Bilac e Cruz e Sousa, assinale a alternativa INCORRETA.
“Nero, com o manto grego ondeado ao ombro, assoma
Entre os libertos, e ébrio, engrinaldada a fronte,
Lira em punho, celebra a destruição de Roma”.“Ah! por estes sinfônicos ocasos
A terra exala aromas de áureos vasos,
Incensos de turíbulos divinos”.CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(ESPM SP/2018)
Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!
(Olavo Bilac)Sobre a estrofe, só não se pode afirmar que:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ESPM SP/2018)
As palavras do amor expiram como os versos,
Com que adoço a amargura e embalo o pensamento:
Vagos clarões, vapor de perfumes dispersos,
Vidas que não têm vida, existências que invento;
Esplendor cedo morto, ânsia breve, universos
De pó, que o sopro espalha ao torvelim¹ do vento,
Raios de sol, no oceano entre as águas imersos
− As palavras da fé vivem num só momento…Mas as palavras más, as do ódio e do despeito,
O “não!” que desengana, o “nunca!” que alucina,
E as do aleive², em baldões³, e as da mofa4, em risadas,Abrasam-nos o ouvido e entram-nos pelo peito:
Ficam no coração, numa inércia assassina,
Imóveis e imortais, como pedras geladas.
(“Palavras”, de Olavo Bilac)¹ torvelim: redemoinho
² aleive: traição
³ baldões: injúrias
4 mofa: zombariaNo soneto acima, o poeta explora:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UEFS BA/2018)
Os poetas simbolistas renunciavam à tradução da forma fixa do objeto em favor do ritmo do devir, da fugacidade do momento. Buscavam a expressão de algo que escapa a uma forma definida e não é abordável por um caminho direto.
A partir desses poetas, a poesia ocidental vive um momento em que a objetividade e o tom escultural do Parnasianismo [ou seja, o seu culto da forma e do descritivo] cedem lugar à evocação sugestiva e musical. Em lugar da exatidão, o vago.
(Lígia Cademartori. Períodos
literários, 1987. Adaptado.)Assinale a alternativa em que se verifica um trecho de um poema simbolista.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ESPM SP/2017)
Acrobata da Dor
Gargalha, ri, num riso de tormenta,
como um palhaço, que desengonçado,
nervoso, ri, num riso absurdo, inflado
de uma ironia e de uma dor violenta.Da gargalhada atroz, sanguinolenta,
agita os guizos, e convulsionado
salta, gavroche¹, salta clown, varado
pelo estertor² dessa agonia lenta …Pedem-se bis e um bis não se despreza!
Vamos! retesa os músculos, retesa
nessas macabras piruetas d’aço…E embora caias sobre o chão, fremente³,
afogado em teu sangue estuoso4 e quente,
ri! Coração, tristíssimo palhaço.
(Cruz e Sousa)¹ gavroche: garotos de Paris, figuradamente artista.
² estertor: respiração anormal própria de moribundos.
³ fremente: vibrante, agitado, violento.
4 estuoso: que ferve, ardente, febril.Fazendo uma análise mais detalhada do soneto, assinale a afirmação incorreta:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UEA AM/2017)
A partir desse movimento, a poesia ocidental vive um momento em que a objetividade cede lugar à evocação sugestiva. Em lugar da exatidão, o vago.
Na mesma época em que os pintores impressionistas iniciavam a diluição dos contornos dos objetos nos jogos de luz, os poetas desse movimento renunciavam à tradução da forma fixa do objeto em favor da fugacidade do momento. Buscavam a expressão de algo que escapa a uma forma definida e não é abordável por um caminho direto.
(Lígia Cademartori. Períodos literários, 1987. Adaptado.)Tal comentário refere-se ao movimento
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UNIFESP SP/2016)
O Simbolismo é, antes de tudo, antipositivista, antinaturalista e anticientificista. Com esse movimento, nota-se o despontar de uma poesia nova, que ressuscitava o culto do vago em substituição ao culto da forma e do descritivo.
(Massaud Moisés. A literatura portuguesa, 1994. Adaptado.)Considerando esta breve caracterização, assinale a alternativa em que se verifica o trecho de um poema simbolista.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNIFESP SP/2015)
Leia o soneto de Cruz e Sousa.
Silêncios
Largos Silêncios interpretativos,
Adoçados por funda nostalgia,
Balada de consolo e simpatia
Que os sentimentos meus torna cativos;Harmonia de doces lenitivos,
Sombra, segredo, lágrima, harmonia
Da alma serena, da alma fugidia
Nos seus vagos espasmos sugestivos.Ó Silêncios! ó cândidos desmaios,
Vácuos fecundos de celestes raios
De sonhos, no mais límpido cortejo…Eu vos sinto os mistérios insondáveis
Como de estranhos anjos inefáveis
O glorioso esplendor de um grande beijo!
(Cruz e Sousa. Broquéis, Faróis, Últimos Sonetos, 2008.)A análise do soneto revela como tema e recursos poéticos, respectivamente:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(PUC RS/2015)
Leia o poema “O mar”, de Cruz e Sousa.
Que nostalgia vem das tuas vagas,
Ó velho mar, ó lutador oceano!
Tu de saudades íntimas alagas
O mais profundo coração humano.Sim! Do teu choro enorme e soberano,
Do teu gemer nas desoladas plagas,
Sai o quer que é, rude sultão ufano,
Que abre nos peitos verdadeiras chagas.Ó mar! ó mar! embora esse eletrismo,
Tu tens em ti o gérmen do lirismo,
És um poeta lírico demais.E eu para rir com bom humor das tuas
Nevroses colossais, bastam-me as luas
Quando fazem luzir os seus metais.Com base no poema e em seu contexto, preencha os parênteses com V para verdadeiro e F para falso.
( ) A obsessão pelo branco, uma das características de Cruz e Sousa, aparece de forma intensa neste poema.
( ) O soneto, através do uso da personificação, estabelece uma relação de correspondência entre o mar e o poeta.
( ) O mar surge, no poema, como um elemento catalizador de memórias e de inspiração.
( ) O soneto expressa forte musicalidade, revelada no cuidado com a linguagem, embora seja composto de versos brancos.
O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, éCorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(Enem-2009)
Cárcere das almas
Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
Mares, estrelas, tardes, natureza.
Tudo se veste de uma igual grandeza
Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e, sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.
Ó almas presas, mudas e fechadas
Nas prisões colossais e abandonadas,
Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!
Nesses silêncios solitários, graves,
que chaveiro do Céu possui as chaves
para abrir-vos as portas do Mistério?!
(CRUZ E SOUSA, J. Poesia completa. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura / Fundação Banco do Brasil, 1993.)
Os elementos formais e temáticos relacionados com o contexto cultural do Simbolismo encontrados no poema Cárcere das almas, de Cruz e Sousa, são:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!