Estude Geografia para o Enem e vestibulares com o simulado de IDH do Brasil. São 10 questões gratuitas para você se preparar e revisar o conteúdo!
O famoso Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um importante estudo e tema comum em testes como o Enem. Se aprofunde no estudo do IDH no Brasil com a aula em vídeo do professor Carrieri, abaixo:
Muito bem! Agora é só fazer os exercícios do simulado com atenção e você terá uma boa prova!
IDH do Brasil – Simulado de Geografia
-
1. Pergunta
(PUC RS/2018)
A violência urbana atinge milhares de pessoas em muitos países do mundo. A cidade tem sido palco desse fenômeno de maneira indistinta. Podemos mencionar a cidade de Porto Alegre (RS), que tem mostrado índices muito elevados de insegurança social, demandando, inclusive, a intervenção da Força Nacional de Segurança.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. A pobreza é a causa da violência urbana. Esse fato se concretiza em países com IDH baixo como Paraguai e Nicarágua, por exemplo, que apresentam índices maiores de insegurança nas cidades quando comparados aos índices do Brasil.
II. Os EUA apresentam índices de violência mais baixos do que a média dos países considerados desenvolvidos, mesmo mantendo uma cultura armamentista.
III. Dentro de um país, qualquer que seja, a violência atinge os diferentes segmentos da sociedade de forma desigual. No Brasil, por exemplo, atinge mais os jovens de 15 a 24 anos.
IV. O índice de violência varia de cidade para cidade. Porto Alegre, uma metrópole regional, tem índices de violência superiores aos de São Paulo, uma metrópole nacional.Estão corretas apenas as afirmativas
-
2. Pergunta
(UERJ/2016)
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) é composto por três indicadores: longevidade, educação e renda. No Brasil, o IDH-M cresceu 47,5% entre 1991 e 2010, conforme os mapas.
Adaptado de O Globo, 15/03/2015.
Geograficamente, o desenvolvimento humano no Brasil apresenta mudanças decorrentes dos seguintes fatores principais:
-
3. Pergunta
(FCM MG/2015)
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, subiu uma posição e superou a média da América Latina e Caribe. Com isso, o país ocupa o 79º lugar no ranking mundial com 187 países. O índice nos coloca na faixa das nações com “elevado desenvolvimento humano”. Em relação aos índices apresentados no último relatório das Nações Unidas sobre o Brasil, é INCORRETO afirmar que:
-
4. Pergunta
(ESPM SP/2018)
Uma conclusão plausível em relação aos dados a seguir é:
Brasil: domicílios com acesso à internet (2013)
Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar.
7. ed. Rio de Janeiro. 2016. p. 144. -
5. Pergunta
(FCM MG/2015)
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, subiu uma posição e superou a média da América Latina e Caribe. Com isso, o país ocupa o 79º lugar no ranking mundial com 187 países. O índice nos coloca na faixa das nações com “elevado desenvolvimento humano”. Em relação aos índices apresentados no último relatório das Nações Unidas sobre o Brasil, é INCORRETO afirmar que:
-
6. Pergunta
(UEL PR/2018)
Analise os gráficos a seguir.
GRÁFICO I
(Adaptado de: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/expectativa-devida- dobrasileiro-ao-nascer-e-de-755-anos-diz-ibge.ghtml. Acesso em: 21 jul. 2017.)
GRÁFICO II
(Disponível em: http://mapadaviolencia.org.br/pdf2013/mapaviolencia2013_armas.pdf. Acesso em: 21 jul. 2017).
Vários fatores exercem influência direta na expectativa de vida da população de um país. Com base nos gráficos e nos conhecimentos sobre a dinâmica da população, considere as afirmativas a seguir.
I. O gráfico I demonstra que a longevidade dos brasileiros aumentou, fato que ocorreu devido à melhoria da qualidade de vida.
II. Os indicadores saneamento básico, renda, alimentação, índices de violência, saúde, educação e condições de moradia são utilizados para calcular o índice de desenvolvimento humano (IDH), impactando a expectativa de vida conforme demonstrado no gráfico I.
III. A mortalidade de jovens evidenciada no gráfico II é um dos fatores que distanciam o Brasil das taxas de expectativa de vida dos países desenvolvidos, como Japão, Suíça e Austrália.
IV. O conceito de expectativa de vida depende do crescimento natural da população em um determinado território, pois este é obtido pela diferença positiva entre as taxas de natalidade e mortalidade.Assinale a alternativa correta.
-
7. Pergunta
(IFMS/2015)
Leia o texto:
Diminuir a desigualdade social entre os países e dentro de cada país é um dos maiores desafios do novo milênio. Segundo o Relatório sobre os Indicadores do Desenvolvimento Mundial de 2008, cerca de 1,2 bilhão de pessoas viviam com menos de 1 dólar por dia. O maior bolsão de pobreza encontrava-se na África subsaariana, onde pouco mais da metade da população vivia com menos de 1 dólar por dia.
No Brasil, entre 1995 e 2008 pouco mais de 13 milhões de pessoas deixaram a pobreza extrema, ou seja, passaram a ter renda maior ou igual a meio salário mínimo. Porém, o Brasil ainda é um país muito desigual no que se refere à distribuição de renda.
Nos últimos anos, entretanto, esse quadro vem se alterando. A participação da metade mais pobre da população na renda nacional, que representava cerca de 13% em 1993, tem lenta, mas progressivamente aumentado. Em 2009, segundo dados da Pnad (pesquisa nacional por amostras de domicílios), esse índice se aproximou da marca dos 15%. Isso se deve a uma combinação de fatores, entre os quais se destacam a estabilidade econômica, que se mantém desde o Plano Real (1994), e a aplicação de programas sociais de transferência de renda, como o Bolsa Família.
Fonte: APOLINÁRIO, Maria Raquel. Projeto Araribá: História.
Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna.
3.ed. São Paulo: Moderna, 2010. Texto: A desigualdade social e a fome, p.259.Conforme você leu no texto, além da Pnad, o governo brasileiro utiliza um importante indicador de avaliação chamado IDH que significa Índice de Desenvolvimento Humano. Marque com um (X) alternativa que apresenta a finalidade do IDH:
-
8. Pergunta
(UCS RS/2018)
Embora o significado de qualidade de vida não seja, por vezes, óbvio para algumas pessoas, todos têm uma clara noção do que é isso. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade de vida é a percepção que um indivíduo tem sobre sua posição na vida, no contexto cultural que envolve valores, objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Essa definição contempla a influência da saúde física e psicológica, o nível de independência, as relações sociais e as inerentes ao respectivo meio no qual o sujeito está inserido.
Assim, qualidade de vida pode ser definida como a satisfação do indivíduo no que diz respeito à sua vida cotidiana.
Disponível em: ://www.saudebemestar.pt/pt/blog-saude/qualidade-de-vida/.
Acesso em: 7 ago. 17. (Parcial e adaptado.)O eixo temático é “Qualidade de Vida”.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica. Diferentemente de ver o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades. Apesar de ampliar a perspectiva econômica, o IDH não abrange, nem esgota, todos os aspectos de desenvolvimento.
Disponível em: http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0.html.
Acesso em: 15 set. 17. (Adaptado.)Nesse contexto, é correto afirmar que
-
9. Pergunta
(UEFS BA/2016)
A dinâmica do crescimento populacional no mundo está sendo alterada nas últimas décadas, principalmente pelas conquistas técnicocientíficas. As grandes consequências dessas mudanças são a desaceleração do crescimento populacional e o aumento da expectativa de vida. Acompanhando tendência mundial, o crescimento demográfico brasileiro vem diminuindo nas últimas quatro décadas. Esse processo é decorrente principalmente da queda constante da taxa de fecundidade (que representa a quantidade de filhos que cada mulher tem na vida). (A DINÂMICA… 2015. p. 120-125).
ALMANAQUE ABRIL. São Paulo: Abril, ano 41, 2015. Adaptado.Com base na análise do texto e nos conhecimentos sobre a dinâmica do espaço populacional mundial e no Brasil, assinale V nas alternativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) Os avanços da medicina, as facilidades de acesso à educação e ao saneamento básico são fundamentais na redução do número de filhos por mulher, na queda da mortalidade infantil e no aumento da longevidade humana.
( ) O cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considera três indicadores: educação, longevidade e renda.
( ) A população mundial vem envelhecendo rapidamente, desde o início deste século, em particular nos países em desenvolvimento.
( ) A longevidade dos homens é maior que a das mulheres, sendo que tal situação já é observada na população infantil, quando já se apresenta maior a mortalidade entre bebês do sexo feminino.
( ) Os países europeus foram os primeiros a entrar no processo de transição demográfica e a presenciar o envelhecimento de sua população, com uma acentuada maioria feminina entre os idosos.A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
-
10. Pergunta
(Unicastelo SP/2014)
Analise a sequência de mapas que expressa a evolução do IDH dos municípios brasileiros (IDHM).
Com base nos conhecimentos sobre a dinâmica social e econômica das regiões brasileiras, pode-se concluir que os mapas destacam a evolução do IDHM tomando como referência