IDH do Brasil

O índice de desenvolvimento humano do Brasil encontra-se estagnado. Você sabe o que é IDH? Vamos aprender para ir bem na prova do Enem!

Nesta aula você vai fazer uma revisão sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Esse índice é utilizado para determinar numericamente a qualidade de vida de determinado país. O número do IDH é obtido através da relação de três variáveis: a Renda Nacional Bruta (RNB), grau de escolaridade e expectativa de vida da população. É a partir da média das três variáveis citadas a cima que se obtém o IDH de determinado país. O IDH varia de 0 a 1: quanto mais próximo de um, melhor e maior é o IDH de determinada localidade.

IDH do Brasil

Segundo dados do ano de 2018, o IDH do Brasil está em 0,759 e encontra-se estagnado desde 2017. Atualmente, o IDH brasileiro encontra-se na posição 79 IDH no ranking mundial. De 2010 até 2017, o Brasil subiu seis posições no ranking, antes ocupava a 73º posição. O índice brasileiro, que antes se elevava por conta da melhoria da expectativa da população e das taxas de alfabetização, encontra-se estagnado no momento político atual. Espera-se, inclusive, um decaimento nos próximos anos.

IDH do Brasil
Melhores números de IDH dos estados brasileiros.

O crescimento que o Brasil apresentou nos últimos anos em relação ao IDH não evidenciam, por exemplo, que o país ainda possui problemas sociais graves. Isso acaba se tornando um defeito do Índice de Desenvolvimento Humano, pois as variáveis utilizadas não são suficientes para identificar os problemas sociais de determinado país.

Considerando que os dados obtidos através do Índice de Desenvolvimento Humano não são completamente válidos por apresentarem uma representação vaga, não podemos julgar a qualidade de vida dos países inteiramente por meio deste dado. É necessária uma análise mais profunda das questões sociais de cada localidade para realmente afirmar se aquele é um local com uma boa qualidade de vida. A renda bruta não é, necessariamente, indicadora de qualidade de vida.

Continue estudando sobre IDH com esta videoaula:

Exercícios:

Questão 01 – (UFGD MS/2019)    

Leia o texto a seguir.

DESENVOLVIMENTO HUMANO E IDH

O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas, para que tenham capacidades e oportunidades e sejam aquilo que desejam ser. Diferentemente da perspectiva do crescimento econômico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades. A renda é importante, mas como um dos meios do desenvolvimento e não como seu fim. É uma mudança de perspectiva: com o desenvolvimento humano, o foco é transferido do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso em longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.

O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq, com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral e sintética que, apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, não abrange nem esgota todos os aspectos de desenvolvimento.

Disponível em: <http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0.html>.
Acesso em: 14 ago. 2018.

Com base no texto, é correto afirmar que

a) o IDH não revela as desigualdades de renda, indicador que destaca o Brasil como um dos mais desiguais do mundo.

b) o IDH se pauta em uma medida sintética de renda, educação e saúde e classifica os países nas seguintes categorias: desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos.

c) na construção do IDH os dados de violência são fundamentais para se compreender as diferenças entre os países, principalmente aqueles envolvidos em conflitos.

d) o IDH revela que o Brasil possui alto desenvolvimento humano, tal como outros países da América do Sul como Equador, Uruguai e Venezuela.

e) o IDH foi criado para contrapor a ideia de desenvolvimento calculada apenas pelo PIB per capita e não considera os fatores econômicos.

Questão 02 – (PUC SP/2019)    

O Brasil apresentou no último ano ligeira melhora em seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), mas não o suficiente para avançar no ranking mundial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (14) pela ONU, o IDH do Brasil evoluiu 0,001 em relação ao ano passado, mantendo o País na 79ª posição do ranking mundial pelo terceiro ano seguido. (…) Na América Latina, o Brasil ocupa o 5º lugar, perdendo para Chile, Argentina, Uruguai , Venezuela. O IDH brasileiro está acima da média regional da América Latina e Caribe, que é de 0,758.

Fonte: Último Segundo – iG @ https:-
//ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2018
-09-14/idh-brasil-onu-ranking.html

Utilizando o texto acima e seus conhecimentos, julgue as afirmativas abaixo.

I. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o IDH é a base para a elaboração do Relatório de Desenvolvimento Humano, que teve sua primeira publicação em 1990.

II. O IDH passou a ser utilizado em substituição ao PIB per capita, indicador que utiliza a riqueza gerada no país (PIB) dividida pela população absoluta. O IDH, por conter critérios exclusivamente sociais, permite uma análise ideal da qualidade de vida da população.

III. O IDH, atualmente se baseia em três critérios de análise: vida longa e saudável, acesso ao conhecimento e padrão de vida. Essas metodologias foram incorporadas em 2010, ano em que o Relatório de Desenvolvimento Humano completou 20 anos.

IV. Dentre os critérios utilizados pelo IDH, podemos destacar a expectativa de vida como item mais frágil para a realidade brasileira. Com uma expectativa de 67 anos em média, verificada nos últimos 3 anos, esse indicador é o principal responsável pela estagnação do Brasil no ranking apresentado pelo Relatório de Desenvolvimento Humano.

 Assinale a alternativa que apresente somente afirmações verdadeiras.

a) I, II e IV.

b) II, III e IV.

c) III e IV.

d) I e III.

Questão 03 – (USF SP/2019)

O Brasil ficou estagnado pelo terceiro ano consecutivo no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – permanece, desde 2015, na 79ª colocação entre 189 países analisados. O desempenho brasileiro atualmente é bem diferente do apresentado entre 2012 e 2014, período em que o país avançou seis colocações na classificação. Relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (PNUD), divulgado em setembro aponta que o Brasil alcançou a nota 0,759 – isso é apenas 0,001 a mais do que o obtido no ano anterior. A escala vai de zero a um. Quanto mais próximo de um, maior o desenvolvimento humano.

Disponível em: <http://odia.ig.com.br/brasil/2018/09/5574934
-idh-do-brasil-fica-estagnado-e-pais-mantem-79-posicao-no-
ranking-de- 189-paises.html>.

 Analisando-se a situação do Brasil nos últimos anos, pode-se constatar que o principal fator responsável pela estagnação do país e que afetou o indicador em destaque no texto foi a(o)

a) mortalidade infantil.

b) expectativa de vida.

c) tempo de estudo.

d) renda per capita.

e) taxa de fecundidade.

01 – Gab: D

02 – Gab: D

03 – Gab: D

Simulado:

.

Sobre o(a) autor(a):

Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22

Compartilhe: