Filosofia pré-socrática – Exercícios

Confira como estão seus conhecimentos sobre filosofia pré-socrática com nossa lista de exercícios! São 10 questões para treinar para o Enem e vestibulares!

Os filósofos pré-socráticos estão entre os conteúdos que caem nas questões de humanas do Enem e de vestibulares. Por isso, trouxemos um resumo e uma lista de exercícios sobre filosofia pré-socrática.

Resumo sobre filosofia pré-socrática

Os pré-socráticos foram os primeiros a desenvolverem o que chamaríamos de filosofia grega. Eles se preocuparam em explicar o mundo de maneira racional. Isso significa que eles argumentavam sobre a natureza das coisas sem se basearem em mitos ou elementos sobrenaturais.

Por buscarem entender a organização racional do universo, de maneira diferente do pensamento mítico, os pré-socráticos realizavam o estudo do cosmos. Isso porque eles se utilizavam de princípios e leis que o regem o próprio universo para explicar tudo ao seu redor.

Da mesma maneira, a filosofia pré-socrática tentava encontrar uma relação de causalidade entre os fenômenos da natureza, isto é, buscavam explicar o porquê de as coisas acontecerem. Além disso, buscava um princípio ou elemento primordial a partir do qual explicariam os fenômenos naturais. Esse princípio era chamado de Arché.

Escolas pré-socráticas

Podemos classificar a filosofia pré-socrática em diferentes escolas a partir do foco e de seu local de desenvolvimento. As principais são a Jônica, a Pitagórica, a Eleática e a Atomista.

  • Escola Jônica: fundada por Tales de Mileto, essa escola desenvolveu-se na Jônia. Seus adeptos acreditavam que uma substância única deu origem a tudo o que há no cosmos.
  • Escola Pitagórica: desenvolveu-se no atual sul da Itália e seu principal filósofo foi Pitágoras de Samos. Ele afirmava que os números são as essências das coisas e suas investigações da física e matemática eram misturadas com misticismo.
  • Escola Eleática: seu nome é derivado da cidade de Eleia e seus principais pensadores foram Parmênides, Zenão e Melisso. Ao contrário das outras escolas, não procuravam uma explicação da realidade baseada na natureza. Suas preocupações eram mais abstratas e apresentaram o primeiro sopro de uma lógica e de uma metafísica.
  • Escola Atomista: o filósofo de maior destaque desta escola foi Demócrito. Ele propôs que todo objeto físico é composto por átomos e vácuo que se organizavam em diferentes formas. Inclusive, foi Demócrito que utilizou o termo “átomo” pela primeira vez.

Videoaula

Para complementar sua revisão, assista à videoaula do nosso canal e, em seguida, resolva os exercícios sobre filosofia pré-socrática:

Exercícios sobre filosofia pré-socrática

  1. (UEG GO/2021) 

    A filosofia desenvolve-se na Grécia antiga. Com Pitágoras de Samos (séc. V a.C) passa a ser reconhecida como “amizade, amor pelo conhecimento”. A filosofia provocou uma profunda mudança na forma de pensar os diversos aspectos da vida. Assim, com a sua emergência:

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  2. (UFU MG/2017) 

    Leia o fragmento de autoria de Heráclito.

    Deus é dia e noite, inverno e verão, guerra e paz, abundância e fome. Mas toma formas variadas assim como o fogo, quando misturado com essências, toma o nome segundo o perfume de cada uma delas.

    BORNHEIM, G. (Org.). Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Cultrix, 1998, p. 40.

    Conforme o exposto, “Deus”, no pensamento de Heráclito, significa:

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  3. (ENEM MEC/2017) 

    A representação de Demócrito é semelhante à de Anaxágoras, na medida em que um infinitamente múltiplo é a origem; mas nele a determinação dos princípios fundamentais aparece de maneira tal que contém aquilo que para o que foi formado não é, absolutamente, o aspecto simples para si. Por exemplo, partículas de carne e de ouro seriam princípios que, através de sua concentração, formam aquilo que aparece como figura.

    HEGEL, G. W. F. Crítica moderna. In: SOUZA, J. C. (Org.).Os pré-socráticos: vida e obra. São Paulo: Nova Cultural, 2000 (adaptado).

    O texto faz uma apresentação crítica acerca do pensamento de Demócrito, segundo o qual o “princípio constitutivo das coisas” estava representado pelo(a)

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  4. (UFU MG/2016) 

    Em seu poema, Parmênides argumenta em favor do que parecem ser três “vias” ou “caminhos” de investigação. Deles, considerou apenas um absolutamente verdadeiro; outro, totalmente falso, e um terceiro, verossímil.

    Sobre a filosofia de Parmênides, assinale a alternativa INCORRETA.

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  5. (ENEM MEC/2016) 

    TEXTO I

    Fragmento B91: Não se pode banhar duas vezes no mesmo rio, nem substância mortal alcançar duas vezes a mesma condição; mas pela intensidade e rapidez da mudança, dispersa e de novo reúne.

    HERÁCLITO. Fragmentos (Sobre a natureza). São Paulo: Abril Cultural, 1996 (adaptado).

    TEXTO II

    Fragmento B8: São muitos os sinais de que o ser é ingênito e indestrutível, pois é compacto, inabalável e sem fim; não foi nem será, pois é agora um todo homogêneo, uno, contínuo. Como poderia o que é perecer? Como poderia gerar-se?

    PARMÊNIDES. Da natureza. São Paulo: Loyola, 2002 (adaptado).

    Os fragmentos do pensamento pré-socrático expõem uma oposição que se insere no campo das

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  6. (ENEM MEC/2020) 

    Aquilo que é quente necessita de umidade para viver, e o que é morto seca, e todos os germes são úmidos, e todo alimento é cheio de suco; ora, é natural que cada coisa se nutra daquilo de que provém.

    SIMPLÍCIO. In: BORNHEIM, G. A. Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Cultrix, 1993.

    O fragmento atribuído ao filósofo Tales de Mileto é característico do pensamento pré-socrático ao apresentar uma

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  7. (UFU MG/2018) 

    “Pois pensar e ser é o mesmo”

    Parmênides, Poema, fragmento 3, extraído de: Os filósofos pré-socráticos. Tradução de Gerd Bornheim. São Paulo: Cultrix, 1993.

    A proposição acima é parte do poema de Parmênides, o fragmento 3. Considerando-se o que se sabe sobre esse filósofo, que viveu por volta do século VI a.C., assinale a afirmativa correta.

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  8. (ENEM MEC/2018) 

    Demócrito julga que a natureza das coisas eternas são pequenas substâncias infinitas, em grande número. E julga que as substâncias são tão pequenas que fogem às nossas percepções. E lhes são inerentes formas de toda espécie, figuras de toda espécie e diferenças em grandeza. Destas, então, engendram-se e combinam-se todos os volumes visíveis e perceptíveis.

    SIMPLÍCIO. Do Céu (DK 68 a 37). In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996 (adaptado).

    A Demócrito atribui-se a origem do conceito de

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  9. (UFU MG/2018) 

    Considere o seguinte texto do filósofo Heráclito (século VI a.C.).

    “Para as almas, morrer é transformar-se em água; para a água, morrer é transformar-se em terra. Da terra, contudo, forma-se a água e da água, a alma”

    Heráclito. Fragmentos, extraído de: MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000. Tradução do autor.

    Em relação ao excerto acima, podemos afirmar que ele ilustra

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  10. (UPE/2018) 

    Observe o texto a seguir sobre a gênese do pensamento filosófico:

    Entre o fim do VII século e o começo do VI a.C., o problema cosmológico é o primeiro a destacar-se claramente como objeto de pesquisa sistemática diferente do impreciso complexo de problemas que já ocupavam a mente dos gregos ainda antes do surgir de uma reflexão filosófica verdadeira e própria.

    (MONDOLFO, Rodolfo. O Pensamento Antigo, São Paulo: Mestre Jou, 1966, p. 31.)

    O texto retrata, com clareza, o problema cosmológico, objeto de estudo da filosofia

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