Exercícios sobre características, ciclo de vida e reprodução das briofitas

As Briófitas são pequenos vegetais encontrados em grande número formando uma espécie de “tapete” sobre superfícies úmidas, como rochas e troncos. Teste o que você sabe sobre o assunto!

Dentro do Reino Plantae são encontrados os organismos fotossintetizantes que conhecemos como plantas. Portanto, nesse Reino encontramos desde organismos muito complexos e gigantescos, como as sequoias, até organismo simples e diminutos como os vegetais que estudaremos nessa aula: as Briófitas.

Todos os organismos do Reino Vegetal são seres eucariontes e pluricelulares. Além disso, suas células possuem paredes celulares de celulose e organelas membranosas que conhecemos como cloroplastos.

No interior dos cloroplastos encontramos o pigmento chamado de clorofila (tipos a e b), responsável pela captação da energia luminosa durante a fotossíntese.

Tradicionalmente, os vegetais conhecidos como Briófitas compunham um único filo dividido em três classes. Contudo, as briófitas foram recentemente divididas em três filos:

  • Filo Bryophyta: são conhecidos como musgos. Esses organismos, anteriormente, eram classificados dentro da classe Musci.
  • Filo Hepatophyta: os organismos desse grupo são conhecidos como hepáticas. Na classificação mais antiga, no entanto, as hepáticas estavam dentro da classe Hepaticae.
  • Filo Anthocerophyta: os seres vivos desse Filo são chamados de antóceros. Os antóceros eram antes classificados dentro da classe Anthocerotae.

Apesar de, como você viu acima, apenas os musgos fazerem parte do grupo das Briófitas, as características vistas nesta aula são pertinentes aos três Filos acima.

Videoaula sobre as briófitas

Assista agora uma síntese sobre o Reino Plantae, o Reino das Plantas, com a professora Juliana Evelyn dos Santos:

Simulado sobre as briófitas

Agora que você revisou o conteúdo, teste o que sabe sobre as briófitas com o nosso simulado. O resultado sai na hora!

.

Compartilhe: