Aprenda a expressar a noção de tempo em inglês e a ligar orações entre si utilizando os advérbios de tempo e conjunções em inglês.
Palavras ou termos como tomorrow, yesterday, recently, dentre tantas outras, são advérbios de tempo. Contudo, apesar de estarem inseridos neste mesmo conjunto de palavras, elas possuem significados diferentes e usos específicos. Isto pode acabar causando confusão para quem não está familiarizado com o inglês. Outra categoria de palavras são as conjunções, cuja função é a de ligar orações entre si, mantendo o sentido da frase. Elas também são como conhecidas linking words (palavras de ligação) ou words of connection (palavras de conexão). Veremos a seguir as principais características dos advérbios de tempo e conjunções em inglês e como usá-los de maneira correta.
Advérbios de tempo em inglês
Os adverbs of time, ou advérbios de tempo, são utilizados para termos a noção de quando uma ação aconteceu, está acontecendo ou acontecerá. Eles podem ser advérbios definidos, indefinidos e de tempo de duração.
Advérbios de tempo definidos
Os advérbios definidos são aqueles em que o tempo da ação foi estabelecida. Por exemplo, os advérbios yesterday (ontem), tomorrow (amanhã), last month (mês passado) e in September (em setembro).
Os advérbios definidos poderão aparecer no início ou no final da frase. Veja os exemplos abaixo:
- I will finish my paper today. (Eu vou terminar meu trabalho hoje.)
- Our delivery will arrive tomorrow. (Nossa entrega chegará amanhã.)
- Last week I went to the dentist. (Na semana passada eu fui ao dentista.)
Advérbios de tempo indefinidos
Os advérbios de tempo indefinidos são aqueles onde não se sabe ao certo quando a ação aconteceu ou acontecerá. Por exemplo, then (depois), soon (em breve), recently (recentemente) e already (já).
Eles poderão aparecer no início, no meio ou no final da frase. Por exemplo:
- Recently I have been working a lot. (Recentemente eu tenho trabalhado muito).
- I have already finished my paper. (Eu já terminei o meu trabalho).
- I did not see him yet. (Eu não o vi ainda).
Advérbios de tempo de duração
Por fim, os advérbios de tempo de duração são os que estão nos informando um intervalo de tempo. Por exemplo, for five years (por cinco anos), during the winter (durante o inverno), from Friday to Sunday (de sexta a domingo).
Os advérbios de tempo de duração normalmente aparecem no final da frase. Observe:
- I have been working as a teacher for two years. (Eu trabalho como professor há dois anos).
- The coffee shop stays open from Monday to Friday. (A cafeteria fica aberta de segunda a sexta-feira).
- I work as a waiter during the summer. (Eu trabalho como garçom durante o verão).
Aprenda mais sobre os advérbios de tempo com o vídeo abaixo
Conjunções em inglês
As conjunções, ou conjunctions, nada mais são do que palavras que tem como objetivo unir ideias e frases a fim de manter o nexo entre uma oração. Existem diversas conjunções em inglês, mas as mais frequentemente utilizadas são: but (mas), if (se), so (então), although (apesar de), because (porque), however (no entanto) e yet (mas).
Mas em que caso utilizamos cada uma delas? Abaixo utilizaremos alguns exemplos de como utilizar as conjunções if, so, although e because para uma melhor compreensão:
- She decided to walk to her work, although her friend offered her a ride. (Ela decidiu andar até o trabalho, apesar de que sua amiga ofereceu uma carona.)
Aqui podemos perceber que a conjunção “although” faz uma ressalva sem invalidar o argumento principal da oração.
- We will go camping because we love nature. (Nós vamos acampar porque amamos a natureza.)
O because é um termo muito conhecido da língua inglesa que traz uma ideia de explicação sobre algo, como vemos no exemplo acima.
- If I had money, I would travel the world. (Se eu tivesse dinheiro, eu viajaria o mundo.)
Notamos que aqui o if tem sentido de condição, ou seja, para que algo aconteça há um pré-requisito.
- She knew she was late to the party, so she took a cab instead of walking. (Ela sabia que estava atrasada para a festa, então pegou um táxi ao invés de ir andando.)
Observe que por ser uma conjunção conclusiva, so é utilizado para concluir uma ideia.
But, however e yet
Agora que você já viu exemplos de como são usadas as conjunções, passamos para três delas frequentemente utilizadas na língua inglesa: but, however e yet. Essas palavras significam “mas”, “porém”, “no entanto”, e são utilizadas para indicar algum tipo de obstáculo ou ideias opostas.
Geralmente, quando se quer expressar uma linguagem mais formal, opta-se pela utilização do however. Enquanto isso, o but é mais informal.
É importante notar que, aqui, o termo yet ainda não é um advérbio e não é utilizado no final da frase para denotar “ainda” ou “até agora”, como vimos acima no parágrafo sobre advérbios de tempo.
Como conjunção, ele é utilizado no meio da frase como “mas”, conectando duas orações. A imagem abaixo, retirada da prova do Enem do ano de 2019, ilustra bem como utilizar os termos but e yet:
Como exposto acima, o but e o yet cumpriram seus papeis de conjunções a fim de conectar duas orações, passando uma ideia de contraponto. Poderíamos, também, substituir tranquilamente o but e o yet por however sem alterar o sentido das frases, porém dando a elas um tom mais formal.
Dessa forma, vimos como advérbios de tempo e conjunções em inglês são fundamentais para a compreensão de uma oração como um todo. Tendo várias funções como a de apresentar uma ideia de oposição, acréscimo, explicação, dentre outras, as conjunções tem papel fundamental para estruturar e organizar as frases.
Enquanto os advérbios de tempo indicam quando a ação aconteceu, facilitando a nossa compreensão do que está no passado, no presente e no futuro.
Aprenda mais sobre o uso de conjunções em inglês com o vídeo abaixo
Questões sobre o uso de advérbios de tempo e conjunções em inglês
Questão 01 – (ENEM/2019)
Classifying
Philip and Annie wear glasses
and so do Jim and Sue,
but Jim and Sue have freckles,
and Tracey and Sammy too.
Philip and Jim are in boy’s group
but Philip is tall like Sam
whilst Jim is small like Tracey and Sue
and Clare and Bill and Fran.
Sue is in Guides and football
whilst Helen fits in most things —
except she’s a girl and quite tall.
Jenny is curly and blonde and short
whilst Sally is curly but dark;
Jenny likes netball, writing and maths
but Sally likes no kind of work.
Philip and Sam are both jolly,
Fran’s best for a quiet chat:
now I
have freckles, like joking, am tall, curly, dark,
in Guides, football
and play penny whistles and the piano…
how do I fit into all that?
NICHOLS, J. In: COLLIE, J.; LADOUSSE, G. Paths into Poetry.
England: Oxford University Press, 1993.
No poema Classifying, a escritora inglesa Judith Nichols compara várias pessoas com o objetivo de
a) enumerar a diversidade de características físicas.
b) classificar as preferências de diferentes pessoas.
c) ilustrar a relação entre tipo físico e estilo de vida.
d) destacar as singularidades de cada ser humano.
e) denunciar a intolerância às diferenças físicas.
Questão 02 – (UNIFOR CE/2015)
Conectivos são conjunções que ligam as orações, estabelecem a conexão entre as orações nos períodos compostos e também as preposições, que ligam um vocábulo a outro. Leia as sentenças e após analisar seus conectivos, marque a opção correta:
- Use CCTV and record onto vídeo tapes. This is not very expensive but people forget to change the tapes.
- I recommend you use large electronic security tags since they are visible deterrent to most thieves.
- Our device is to use large electronic security tags as they are a visible deterrent to most thieves.
- Although these cameras are a visible deterrent to thieves, the image may not be clear.
a) Todas as sentenças têm o mesmo significado.
b) Todas as sentenças têm significados diferentes.
c) Os conectivos das sentenças 2 e 3 ligam uma recomendação à uma razão.
d) Os conectivos das sentenças 1, 2 e 3 ligam uma recomendação à uma razão.
e) Os conectivos das sentenças 1 e 3 ligam uma vantagem à uma desvantagem.
Questão 03 – (IBMEC RJ/2011-adaptada)
Global Thinking in the 21st Century
“At the end of the 20th century, the world changed in important ways. Until recently nations acted independently. Each did its business and tried to solve its problems alone. But now, the economy is worldwide and communications technologies have connected people all over the globe. Many problems are global too, and can no longer be solved by individual nations.
Environmental destruction is one of these problems. As the world’s population has grown and technology has developed, the environment has suffered. Some nations have begun to try to stop the pollution and the environmental destruction. But the environment is global – the atmosphere, the oceans, and many forms of life are all connected. Thus, the solutions require global thinking.
The problem of ocean pollution is a good example. Since all the oceans of the world are connected. Pollution does not stay where it begins. It spreads out from every river and every harbor and affects bodies of water everywhere.
For centuries, people have used the oceans as a dumping place. Many cities take tons of garbage out to sea and dump it there. Five million plastic containers are thrown into the world’s oceans every day! Aside from plastics, many other dangerous substances are dumped in oceans.
Some people believe that oceans are so large that chemicals and waste will disappear. However, many things, such as chemicals and plastics, stay in the water and create problems.”
The role of connectives/linking words for reading comprehension is extremely relevant. Mastering their meaning is one of the basic requirements to an overall understanding of the text. In which of the alternatives below the meaning of the connective is INCORRECT?
a) “Thus, the solutions require global thinking.” – Consequence
b) “Aside from plastics, many other dangerous substances are dumped in oceans.” – Addition
c) “As the world’s population has grown and technology has developed, …” – Cause
d) However, many things, such as chemicals and plastics, stay in the water and create problems.” – Contrast
e) “Since all the oceans of the world are connected. Pollution does not stay where it begins.” – time
GABARITO
1 D
2 C
3 E