As classes de palavras em inglês e sua importância na interpretação

Um dos assuntos referentes à gramática mais frequentes no Enem e nos vestibulares é a classificação das palavras em sua classe gramatical. Aprenda a reconhecê-las nesta revisão do Curso Enem Gratuito!

Vamos estudar as classes de palavras com esta aula de inglês para o Enem!

“They are building a tower.”
(Eles estão construindo uma torre.)

Na frase acima, imagine que precisamos classificar a palavra “building”. Olhando o contexto, entendemos que um grupo está fazendo algo, no caso estão construindo uma torre. Temos presença do pronome (they), de um verbo auxiliar (are) e a ação que o sujeito faz (building). Como esta palavra é a ação realizada pelo grupo, podemos classificá-la como verbo.

Veja que ao analisarmos a frase acima, acabamos classificando algumas palavras do inglês! Note que seguimos vários passos para descobrirmos as classes das palavras. Sendo assim, para interpretar um texto e mandar bem nas questões do Enem e dos vestibulares, você não pode se afobar e olhar diretamente pra palavra e tentar classificá-la, é preciso compreender o contexto.

Classificar as palavras pode te ajudar a entender uma frase e facilitar a sua tradução. Você sabe reconhecer as classes de palavras no inglês? Não? Então veja esta aula para gabaritar as questões de inglês no Enem e nos vestibulares. Vem com a gente!

Classificando as palavras em inglês – primeiro passo para interpretar um texto

Para encontrarmos a classe de uma palavra presente em uma frase, primeiro precisamos entender a ideia que a frase está passando. A partir disso, vamos decifrando alguns elementos, até chegar na palavra que queremos, e em como ela influencia as outras palavras ao seu redor.

Muitas palavras podem ser usadas em diferentes assuntos, e por consequência, possuírem diferentes classificações gramaticais, dependendo do contexto. Olhe outro exemplo com a palavra building:

“That is a huge building”
(Aquele é um gigantesco prédio.)

Agora, no contexto da frase acima, “building” não é mais uma ação. Neste caso “building” é algo sobre o que estamos falando. “Building” aqui é um substantivo, que significa prédio. Assim é possível notar que precisamos sempre levar em consideração o contexto. Uma mesma palavra pode ser usada de diversas maneiras no inglês.

O que fizemos acima é uma análise morfológica. Com ela vemos as classes gramaticais que são utilizadas na frase. Também existe a análise sintática, onde vemos a função de cada palavra numa oração, por exemplo quando queremos identificar o sujeito e objeto de uma oração.

Principais classes de palavras do inglês

Substantivos ou Nouns: As palavras mais fáceis de serem identificadas em uma frase são os substantivos, que em inglês chamamos de nouns. Nouns servem para dar nome a algo, seja um animal, uma coisa, um lugar, até nomes próprios.

Aprofunde seus estudos nos substantivos contáveis e incontáveis!

Pronomes: Os pronomes servem para substituir um nome. Ao invés de repetir algum substantivo ao longo de um texto, podemos usar um pronome. Existem diversos tipos de pronomes, mas de modo geral, todos têm a mesma função de um substantivo em uma oração e são normalmente utilizados para evitar a repetição. Os mais comuns e fáceis de se reconhecer são os Pronomes do Sujeito, que são “I, You, He, She, It, We, You e They”. São chamados em inglês de pronouns.

Adjetivos: são palavras que modificam, descrevem ou dão características para substantivos. Em inglês os chamamos de adjectives. É importante notar que adjetivos modificam APENAS nomes, sejam eles substantivos ou pronomes. Eles podem indicar diversas coisas, inclusive posse. Observe:
“This is my car” (este é o meu carro.)

Veja que o pronome indica que o carro não é um carro qualquer, é o “meu” carro.

Não confunda os adjetivos com os advérbios (adverbs). Os dois possuem funções semelhantes. Mas, enquanto os adjetivos modificam substantivos, advérbios modificam verbos, adjetivos e outros advérbios. Os advérbios podem, então, dar diversas características diferentes, como frequência, intensidade, modo e lugar.

Muitas vezes os advérbios possuem a terminação –ly na palavra (podemos traduzir como o sufixo –mente no português), como em “quietly” (quietamente) e “incredibly” (incrivelmente), mas não é obrigatório.

Verbos: Os verbos, ou verbs, podem indicar ou uma ação, ou um estado. Para encontrar o verbo em uma frase, basta procurar a ação realizada pelo sujeito, ou então que palavra indica a condição do sujeito. Veja:

The player kicked the ball.
(O jogador chutou a bola.)

I am happy.
(Eu estou feliz.)

Preposições: As preposições servem para indicar a relação entre substantivos ou pronomes e outras palavras em uma oração. Prepositions normalmente aparecem logo antes de pronomes e substantivos e podem indicar diversas coisas:

– Podem indicar a posição/local de algo/alguém. Veja o exemplo:
The ball is under the bed
(A bola está embaixo da cama.)

– Podem indicar o tempo em que algo acontece. Veja na frase a seguir:
I woke up at 6am.
(Eu acordei as 6 da manhã.)

– Podem ainda indicar a maneira como algo é feito:
I went to school by bus
(Eu fui para a escola de ônibus)

Existem muitas outras classes gramaticais que são exploradas nas aulas do Curso Enem Gratuito, mas estas são as principais e as mais cobradas em vestibulares! Só para finalizar, vamos dar uma olhada nesse último caso para botar em um holofote a importância do contexto:

Pense na palavra “child”. Significa criança, certo? Seria então um substantivo? Nem sempre. Veja os exemplos:

The child is happy.
(A criança está feliz.)

This is child labour.
(Isto é trabalho infantil.)

“Child”, como você pode observar nos exemplos, pode ser tanto um substantivo (primeira frase) quanto um adjetivo (segunda frase).

E aí? Conseguiu aprender mais sobre a importância da classificação das palavras na interpretação de um texto?

Para reforçar ainda mais o conteúdo, veja a seguinte videoaula:

Exercícios:

1. (UDESC 2018)

classes de palavras - exercício

Mark the right alternative according to the use of the words in the text.

a) outside= noun; hurry=verb; bathroom=adjective

b) outside= preposition; hurry= adverb; bathroom= noun

c) outside= adverb; hurry=interjection; bathroom= substantive

d) outside= preposition; hurry= noun; bathroom= adjective

e) outside= conjunction; hurry= verb; bathroom= adverb

2. Que classes gramaticais não aparecem na seguinte frase?

The class studied hard for the test.

a) Nouns and Adverbs

b) Verbs and Adverbs

c) Pronouns and Adjectives

d) Prepositions and Verbs

e) Nouns and Pronouns

3. (Unesp 2013)

classes de palavras - anúncio

Nos anúncios, as palavras use, you, need, electricity e wisely são exemplos, respectivamente, de

a) substantivo, pronome, verbo, substantivo e advérbio.

b) verbo, pronome, verbo, substantivo e advérbio.

c) substantivo, adjetivo, verbo, substantivo e adjetivo.

d) verbo, pronome, verbo, adjetivo e adjetivo.

e) substantivo, pronome, substantivo, adjetivo e advérbio.

Gabarito:

1- a
2- c
3- b