Aulão Enem de História, com e-book e simulado grátis

Resumo dos temas que mais caem: 1 Grécia Antiga; 2 – Renascimento; 3 – Revolução Industrial; 4 – Guerras Mundiais; 5 – Escravidão no Brasil; 6 – O Ciclo da Mineração; 7 – Brasil Colonial; 8 – Brasil Império; 9 – A República Oligárquica; 10 – Ditadura Militar e Nova República.

Hora de se ligar na reta final e revisar as dez questões que mais caem de História na prova de Ciências Humanas. Todo ano caem temas que são da estrutura da disciplina, e que sempre estão presentes. Veja aqui no Aulão Enem de História.

A professora Ana Cristina Peron, e o professor Felipe Oliveira, do canal do Curso Enem Gratuito, prepararam para você as sínteses com o resumo dos principais tópicos. A didática que eles utilizam ajuda você a manter o foco no que é mais importante dentro de cada assunto.

Além dos vídeos do Aulão Enem de História, com a Ana Cristina e com o Felipe, você tem ainda os seguintes materiais complementares: o e-book gratuito, para baixar e ler quantas vezes quiser; o simulado com as questões do Aulão; e os mapas mentais do Enem.

Publicidade

Aulão Enem de História

Confira agora com os professores do Curso Enem Gratuito. Você pode assistir direto, ou ir passando e parando em cada tema, e conferir no e-book o texto correspondente.  Estude do seu jeito, no seu ritmo.

  1. Baixe agora o E-book de História
  2. Resolva o Simulado do Aulão Enem de História
  3. Baixe os Mapas Mentais do Enem

 

Veja o que tem no e-book pra você

Confira um pequeno exemplo de como o e-book foi preparado para você fazer uma revisão rápida e mandar bem nas questões do Enem.

Os Períodos da Grécia Antiga

Sobre a história da Grécia Antiga é importante lembrar que ela se divide em cinco períodos: 1 – Pré-Homérico; 2 – Homérico; 3 – Arcaico; 4 – Clássico; 5 – Helenístico.

1 – Pré-PRÉ-HOMÉRICO (SÉC. XX – XII A.C.):

Corresponde ao das civilizações Cretense e Micênica e é nele que são inspiradas muitas das conhecidas histórias da Grécia Antiga, como a Guerra de Tróia e a lenda do Minotauro.

Após uma violenta invasão dos Dórios, a civilização creto-micênica entra em declínio, o que leva a uma dispersão dos Aqueus para as ilhas do mar Egeu e da Ásia Menor.

2 – HOMÉRICO (SÉC. XII – VIII A.C.):

Após essa dispersão, surge então o período Homérico, marcado por uma nova unidade familiar e patriarcal: os genos. Nesses grupos era praticada a agricultura de subsistência.

Com o passar do tempo a população foi crescendo e a propriedade rural passou a se concentrar na mão dos eupátridas (os bem nascidos), levando então a uma segunda diáspora grega. É no período Homérico que surgem as principais obras de referência da cultura grega: A Ilíada e a Odisseia, de Homero, e a Teogonia, de Hesíodo.

3 – ARCAICO (SÉC. VIII – V A.C.):

O Período Arcaico é marcado pelo surgimento das: 1) Cidades-Estado (as pólis); 2) pela cunhagem de moedas; 3) pelo surgimento da democracia ateniense.

É importante lembrar que a democracia (governo do povo) era direta e, inicialmente, restrita aos eupátridas. Confira no Aulão Enem de História, na primeira aula com a professora Ana Cristina Peron, quem eram os “eupátridas”.

4 – CLÁSSICO (SÉC. V – IV A.C.)

Só no Período Clássico, com reformas de governantes como Sólon, Clístenes e Péricles que mais grupos ganharam direito à cidadania, ou seja, participar das tomadas de decisões da pólis. Para ser cidadão era necessário:

  • 1) ser homem;
  • 2) ser livre;
  • 3) filho de pai e mãe ateniense;
  • 4) ter mais de 18 anos.

É no período clássico também que ocorrem as Guerras Médicas, contra os persas, e aGuerra do Peloponeso, entre atenienses e espartanos.

5 – HELENÍSTICO (SÉC. IV – III A.C.).

Por fim, no Período Helenístico a Grécia é dominada pelos Macedônios liderados por Felipe II e seu filho Alexandre. Alexandre estende o império Macedônio até a Índia e devido as suas conquistas ficou conhecido como “o Grande” ou “Magno”.

Baixe o E-book de História, para você alcançar o melhor rendimento na sua revisão do Aulão Enem de História.

Aulão Enem de História

Compartilhe: