Água: principal componente inorgânico dos seres vivos

A água é um solvente universal. Por isso, ela desempenha inúmeras funções nos organismos dos seres vivos. Revise nesta aula de Biologia suas principais características e mande bem no Enem e nos vestibulares!

Você sabe as características da água? Não? Então vamos começar com um contexto. Você já percebeu que os astrônomos sempre estão buscando água em outros planetas? Isso porque todas as formas de vida que conhecemos na Terra têm água na sua composição e precisam de água em seu desenvolvimento.

Sendo assim, na tentativa de encontrar formas de vida extraterrestres, os cientistas tentam encontrar algo em comum entre todas as formas de vida terrestres: a água! Mas, você sabe por que a água é tão importante para a vida? Sabe quais as funções dela em nosso organismo? Não? Então acompanhe essa aula de Biologia para o Enem e entenda porque a água é o principal componente inorgânico dos seres vivos!

Composição química e características da água

Como você já deve ter ouvido incontáveis vezes, a água é um solvente universal. Já deve ter ouvido também outras tantas vezes que a água é composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, compondo a famosa fórmula H2O.

O que você talvez não saiba é que, apesar de ser uma substância neutra, com o mesmo número de cargas positivas e negativas, a distribuição dessas cargas na molécula é desigual. Sendo assim, o arranjo molecular da água faz com que a molécula de água seja considerada uma substância polar.

Por conta dessas características da água, ela é um excelente solvente para várias substâncias, como moléculas iônicas (sais minerais, por exemplo) e outras substâncias polares (como os ácidos e as bases). Por isso dizemos que a água é um solvente universal, pois ela é capaz de dissolver uma enorme variedade de substâncias.

Composição dos organismos

A quantidade de água em um ser vivo depende da sua espécie e também da fase da vida em que ele se encontra (de seu estado metabólico).

aula de caracteristicas da aguaNós humanos, por exemplo, temos cerca de 65% do nosso organismo formado de água. Uma água viva tem 98% de seu corpo constituído de água, fazendo justiça ao seu nome. Já as sementes, que teoricamente estão “dormentes”, têm cerca de 10% de água.

Em geral, organismos vivos ou tecidos com alto metabolismo contêm muita água em seus corpos. Essa capacidade metabólica, além de variar entre os seres vivos, também varia ao longo da vida de um mesmo ser vivo.

Por exemplo, um humano bebê tem cerca de 80% de água em seu corpo. Já em idosos, cujas células perdem consideravelmente a capacidade de reterem água, a porcentagem de água no corpo cai para próximo de 50%.

Principais funções da água

Transportadora de substâncias: Por conta das características da água, ela é capaz de dissolver uma enorme variedade de substâncias, sendo um meio de transporte para esses compostos. Em nosso organismo, por exemplo, a água é o principal componente do plasma sanguíneo que transporta células, gases, anticorpos e nutrientes.

Transferidora de calor e controle térmico: A água tem um grande calor específico. Isso quer dizer que ela precisa absorver ou perder muito calor para mudar de temperatura. Essas características da água faz com que ela seja uma excelente transportadora de calor.

Em nosso corpo, por exemplo, uma das maneiras de refrigerarmos o organismo é eliminando água em nosso suor, levando o calor para fora para que ele possa ser dissipado. Além disso, como é necessário muito calor para que a água mude a sua temperatura, a grande quantidade de água em nossos corpos faz com que nossa temperatura não varie muito com as variações de temperatura do ambiente.

Lubrificante: Assim como em uma máquina, a lubrificação nos seres vivos é importante para facilitar movimentos e evitar desgaste entre estruturas. A água, misturada a alguns solutos, é o principal lubrificante presente nos organismos. Em nosso corpo, por exemplo, temos a água compondo o líquido sinovial, presente nas articulações.

Proteção contra impactos: A água também pode amortecer choques mecânicos. Sua densidade apresenta resistência e ao mesmo tempo, sua interação molecular, permite fluidez para deslocamento em seu meio. Podemos citar nos mamíferos, por exemplo, o líquido amniótico que protege os embriões durante seu desenvolvimento intrauterino.

Meio para reações químicas: Muitas reações químicas em nosso organismo acontecem em meio aquoso. Além disso, muitas substâncias são quebradas através da ação da água. A estas reações damos o nome de hidrólises.

Agora, para finalizar sua revisão, teste seus conhecimentos sobre características da água:

Questão 01 – (IFPE/2017)    

A água tem uma importância fundamental na vida dos organismos vivos. Cerca de 70% da massa de nosso corpo é constituída por água. Essa substância participa de inúmeras reações químicas nos seres vivos onde as células produzem substâncias necessárias à vida. O consumo diário de água é imprescindível para o funcionamento adequado de nosso corpo. Com relação à água e a sua importância, podemos afirmar que

a) são chamados compostos hidrofóbicos aqueles capazes de serem dissolvidos em água.

b) à medida que avançamos em idade, a porcentagem de água em nosso corpo aumenta.

c) a água tem o importante papel de auxiliar na manutenção da temperatura corporal.

d) os músculos e os ossos apresentam, em sua composição a mesma porcentagem de água.

e) as ligações de hidrogênio entre as moléculas de água não afetam suas propriedades.

Gab: C

Questão 02 – (FPS PE/2017)    

A água é a substância mais abundante em um ser vivo e desempenha importantes funções para o funcionamento dos organismos vivos. Sobre essa substância essencial à vida, analise as proposições abaixo.

1)     A água participa das reações químicas enzimáticas.

2)     Substâncias que não têm afinidade pela água são denominadas hidrofílicas.

3)     A água é uma molécula polarizada.

4)     A água atua como moderador de temperatura.

5)     Na água (em estado líquido e sólido), as moléculas estão unidas entre si por ligações covalentes.

Estão corretas:

a) 1, 2 e 5, apenas.

b) 2, 4 e 5, apenas.

c) 1, 3 e 4, apenas.

d) 2, 3 e 5, apenas.

e) 1, 2, 3, 4 e 5.

Gab: C

Questão 03 – (UECE/2017)    

A água é uma substância que possui funções importantes e essenciais para a sobrevivência dos organismos vivos. Uma função da água nas células vivas é

a) metabolizar lipídeos e proteínas provenientes da alimentação nos organismos.

b) catalisar reações enzimáticas no meio interno ou externo às células dos seres vivos.

c) proteger algumas estruturas do corpo, como, por exemplo, as meninges.

d) dissolver moléculas orgânicas como carboidratos, lipídeos, proteínas, sendo por esse motivo denominada solvente universal.

Gab: C

Sobre o(a) autor(a):

Juliana é bióloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e cursa o Mestrado em Educação na mesma instituição. Ministra aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007 e é coordenadora pedagógica do Blog do Enem.