O Círculo Trigonométrico: simulado de Matemática

O Círculo Trigonométrico é um recurso importante para você resolver questões básicas da matemática do Enem e dos vestibulares. Veja resumo com simulado e gabarito.

O Círculo Trigonométrico ajuda você a resolver questões básicas de matemática no Exame Nacional do Ensino Médio.

A origem de toda a trigonometria nasce ainda na Grécia Antiga, com o estudo das relações trigonométricas no Triângulo Retângulo. É a base de tudo.

Veja um resumo inicial do professor Sérgio Sarkis com os cálculos trigonométricos originais. Assim fica mais fácil para você compreender depois o Círculo Trigonométrico:

Os triângulos retângulos são polígonos de três lados e três vértices onde encontramos dois ângulos agudos e um ângulo reto (formando um ângulo de 90º).

Para facilitar a sua revisão, confira a descrição do resumo do professor Sarkis para você localizar o ponto certo de voltar à vídeo-aula:

00:00 a 00:35 – Apresentação do professor e vinheta de abertura.

00:36 a 2:39 – Esse triângulo se chama retângulo porque tem um ângulo reto (90º). O lado que estiver diante do ângulo reto será a hipotenusa. E os lados que formam o ângulo reto são chamados de catetos.

2:40 a 3:53 – Nesse exemplo, o professor traça uma reta que corresponde à altura relativa à hipotenusa. Confira a demonstração na lousa, na qual o prof também explica o que são projeções.

3:54 a 5:19 – Quando resolvemos problemas sobre triângulo retângulo, há dois tipos de fórmulas com as quais podemos trabalhar: a) relações trigonométricas (seno, cosseno, tangente), que veremos em outra aula. Você vai usá-las quando tiver as medidas dos ângulos internos // b) relações métricas serão usadas quando você trabalhar exclusivamente com lados e medidas de segmentos (não vai ter ângulo).

5:20 a 6:19 – De todas as relações métricas que existem, o Teorema de Pitágoras é o mais recorrentes nos vestibulares. Ele diz que o quadrado da hipotenusa deve ser igual à soma do quadrado dos catetos: hip² = cat² + cat². Além desse teorema, podemos destacar outras relações métricas que se você souber vão facilitar muito a resolução do exercício.

6:20 a 9:22 – Existe uma relação que diz que o produto dos catetos é sempre igual ao produto da hipotenusa pela altura: cat.cat = hip.alt. Outra relação: todo cateto ao quadrado é igual ao produto da sua projeção pela hipotenusa: cat² = proj.hip. Outra relação: o quadrado da altura é igual ao produto das suas projeções: alt² = proj.proj.

9:23 a 16:51 – Resolução de exercício.

Resumo sobre O Círculo Trigonométrico

Confira na aula gratuita os fundamentos que você precisa dominar sobre o Círculo Trigonométrico.

Gostou deste resumo? É do Canal Me Salva.

Simulado Círculo Trigonométrico

Responda as dez questões e teste o seu nível para mandar bem na prova de verdade.

.

Compartilhe: