Eucariontes, procariontes, unicelulares, pluricelulares… Esses termos te dão arrepios? Não se preocupe! Esta aula de Biologia Enem vai te ajudar a relembrar as principais características utilizadas na classificação dos seres vivos!
A biologia é famosa por usar vários nomes considerados muito difíceis pelos estudantes. Aeróbios, anaeróbios, procariontes, eucariontes… todos estes são termos que costumam causar estranhamento em quem não está habituado à linguagem científica e a classificação dos seres vivos.
Porém, por mais difícil que possa parecer para você, não tem como escapar. Conhecer o significado de cada um desses termos que utilizamos para caracterizar e classificar os seres vivos é “básico” para você conseguir se dar bem nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!
A classificação dos seres vivos
Para estudar a enorme biodiversidade da Terra, os cientistas possuem uma série de termos utilizados a fim de ordenar o conhecimento sobre os seres vivos e permitir a comparação entre eles, auxiliando no entendimento do seu funcionamento e do seu parentesco evolutivo.
Para fazer esta classificação, usamos termos que levam em consideração o tipo de célula, a quantidade de células, o tipo de respiração e também o tipo de nutrição dos seres vivos. Veja os termos mais usados na biologia.
Classificação quanto ao tipo de célula
Na classificação dos seres vivos quanto ao tipo de célula, temos a divisão em seres vivos procariontes e eucariontes. Agora, vamos entender melhor cada um desses grupos.
Seres vivos procariontes
São procariontes os seres vivos cujas células não possuem carioteca (membrana nuclear) envolvendo seu material genético (DNA). Nesse caso, o DNA encontra-se “misturado” ao citoplasma, em uma região chamada de nucleoide. Porém, apesar de ser a mais famosas de suas características, a ausência de núcleo organizado não é a única diferença dessas células para as demais.
As células procariontes também não possuem organelas celulares membranosas, ou seja, não há compartimentos internos delimitados por membrana e especializados em determinadas funções.
Todas os processos metabólicos ocorrem juntos no citoplasma. Apesar de não apresentarem organelas membranosas, as células procariontes possuem ribossomos. Os ribossomos são organelas responsáveis pela produção de proteínas e são constituídos de RNA ribossômico. Os únicos seres vivos que possuem células procariontes são os indivíduos do Reino Monera (como as bactérias e as cianobactérias).
Seres vivos eucariontes
São seres vivos eucariontes aqueles que possuem células cujo material genético é delimitado por uma membrana nuclear chamada de carioteca. Sendo assim, dizemos que os eucariontes são os seres vivos com núcleo organizado. O núcleo nestas células é um centro de comando que vai organizar todas as funções celulares.
Isto ocorre porque o DNA é uma molécula que contém os genes, as “receitas”, para a produção de inúmeras substâncias importantes para o metabolismo celular.
Além disso, as células eucariontes possuem membranas internas que delimitam espaços para a realização de diferentes funções, chamadas de organelas membranosas (como as mitocôndrias e o complexo golgiense).
Esta organização e setorização de funções permite que as células eucariontes sejam mais complexas e maiores que as células procariontes. Todas as células, exceto as dos moneras, são eucariontes.
Classificação quanto à quantidade de células
Na classificação dos seres vivos quanto à quantidade de células, temos os grupos dos seres unicelulares e dos pluricelulares.
Seres vivos unicelulares
Os seres vivos unicelulares são aqueles cujo organismo é constituído de apenas uma célula. São exemplos de seres vivos unicelulares todos os indivíduos do Reino Monera, todos os protozoários, algumas algas e alguns fungos.
Seres vivos pluricelulares
São pluricelulares os seres vivos constituídos de muitas células, podendo ou não haver a organização dessas células em tecidos. São exemplos de pluricelulares todos os animais, todas as plantas, alguns fungos e algumas algas.
Classificação quanto ao tipo de respiração
Na classificação dos seres vivos quanto ao tipo de respiração, a divisão se dá em seres vivos aeróbios e anaeróbios.
Seres vivos aeróbios
São chamados de aeróbios aqueles seres vivos que utilizam gás oxigênio no processo de produção de energia, onde moléculas energéticas (obtidas pela alimentação ou processos autotróficos) são quebradas em um conjunto de processos que chamamos de respiração celular.
Os animais vertebrados, assim como as plantas, são exemplos de organismos aeróbios.
Seres vivos anaeróbios
São organismo que não utilizam oxigênio na quebra de nutrientes para a obtenção de energia. Esses seres podem ser de dois tipos:
Anaeróbios facultativos
São seres vivos que na ausência de O2 fazem processos de quebra de nutrientes sem a presença Do gás, como a fermentação. Porém, quando o gás oxigênio está disponível, realizam respiração aeróbia, uma vez que rende mais energia. Os fungos utilizados na fermentação de pães são exemplos de anaeróbios facultativos.
Seres anaeróbios obrigatórios ou estritos
São os seres vivos anaeróbios que morrem na presença do gás oxigênio. Estes seres vivos realizam apenas fermentação. São exemplos de anaeróbios obrigatórios as bactérias causadoras do tétano.
Classificação dos seres vivos quanto ao tipo de nutrição
Na classificação dos seres vivos quanto ao tipo de nutrição, temos os seres autótrofos e os seres heterótrofos.
Seres autótrofos
Os seres autótrofos são aqueles que podem produzir moléculas energéticas através de processos metabólicos realizados por suas estruturas celulares, onde energia presente no ambiente é capturada e transformada.
A nutrição autotrófica é realizada por cianobactérias, algumas bactérias, algas e plantas. Existem alguns tipos de processos autotróficos, os mais conhecidos são a fotossíntese e a quimiossíntese.
Na fotossíntese (realizada por plantas, algas e cianobactérias) os seres vivos capturam a energia luminosa proveniente do sol (absorvida pela clorofila ou outros pigmentos) e produzem glicose unindo gás carbônico, água e sais minerais retirados do ambiente pelo organismo.
Já na quimiossíntese (realizada por algumas bactérias), os seres vivos utilizam outras fontes de energia presentes no ambiente, como a que encontramos contida em moléculas mais simples que são quebradas para que essa energia seja liberada.
Seres vivos heterótrofos
Os seres heterótrofos são aqueles que não conseguem produzir “seu próprio alimento” através de processos realizados por sua maquinaria celular. Por tal motivo, precisam ingerir ou absorver outros seres vivos ou seres em decomposição para conseguirem obter a energia e os nutrientes de que necessitam para manter seu metabolismo.
A nutrição heterotrófica é realizada por várias bactérias, protozoários, fungos e animais.
Resumo sobre a classificação dos seres vivos
Agora, assista ao vídeo a seguir, em que a professora Juliana faz um resumo sobre a classificação dos seres vivos.
Exercícios sobre a classificação dos seres vivos
Para finalizar, resolva os exercícios selecionados pela equipe do Curso Enem Gratuito sobre esse assunto.
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UDESC SC/2018)
“Escherichia coli é comum na flora bacteriana do intestino de humanos e de outros animais, mas que em grandes quantidades pode causar problemas como infecção intestinal e infecção urinária, acontecendo principalmente se o indivíduo consumir água ou alimentos contaminados”.
Fonte: KAPER JB, NATARO JP, MOBLEY HLT.
Pathogenic Escherichia coli. Nat. Rev. Microbiol., 2: 123-140, 2004
A respeito das bactérias, assinale a alternativa incorreta.
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
A resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UDESC SC/2018)
“Os fungos – sejam eles cogumelos ou não – são formados de um emaranhado de pequenos filamentos conhecidos como micélio. O solo está cheio desta rede de micélios, que ajuda a ‘conectar’ diferentes plantas no mesmo solo. Muitos cientistas estudam a forma como as plantas usam essa rede de micélios para trocar nutrientes e até mesmo para ‘se comunicar’.”
Fonte BBC: http://www.bbc.com/portuguese/
noticias/2014/11/141128_vert_earth_internet_natural_dg.
Assinale a alternativa correta em relação à informação acima.
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
A resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(Uni-FaceF SP/2017)
Lactobacilos são bactérias muito utilizadas na produção de coalhadas, iogurtes e certos queijos. Um lactobacilo é classificado como um organismo
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
A resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UEPG PR – Adaptada/2017)
Analisando-se as características e peculiaridades dos procariontes e eucariontes, assinale o que for correto.
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
A resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(Mackenzie SP/2016)
As cianobactérias foram, no passado, consideradas como algas, sendo denominadas algas azuis em razão da coloração azulada que muitas possuem. Hoje sabemos que elas têm parentesco muito distante das algas, porque
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
A resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNIRG TO/2016)
A comparação da organização estrutural entre as células dos organismos procarióticos e eucarióticos revela que
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
A resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UFAM/2015)
A figura a seguir ilustra duas células diferentes. Observe-as com atenção e analise as afirmações:
I. A célula (α) é uma célula vegetal, porque apresenta, diferentemente da célula (β), parede celular, cloroplastos e ribossomos.
II. A célula (α) é uma célula procariótica, enquanto a célula (β) é uma célula eucariótica.
III. A célula (α) é uma célula heterotrófica, enquanto a célula (β) é uma célula autotrófica.
Assinale a alternativa correta:
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
A resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(FPS PE/2015)
Correlacione os reinos dos seres vivos mencionados entre parênteses com suas respectivas características.
( ) Procariontes, unicelulares, coloniais ou não, autótrofos.
( ) Eucariontes, unicelulares, coloniais ou não, vários métodos nutricionais fotossíntese, absorção e ingestão.
( ) Eucariontes, heterótrofos, geralmente multinucleado, nutrição por absorção.
( ) Eucariontes, multicelulares e fotossintetizantes.
( ) Eucariontes, multicelulares, heterótrofos, nutrição por ingestão.
A sequência correta de cima para baixo, é:
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
A resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UCS RS/2016)
Os fungos são seres uni ou pluricelulares, eucarióticos e heterotróficos. Desempenham um papel importante como decompositores nas cadeias tróficas, permitindo que os elementos químicos constituintes da matéria orgânica morta possam ser reaproveitados por outros seres vivos. Considere a tabela a seguir com as características dos principais grupos de fungos.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente os espaços I, II e III da tabela apresentada.
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
A resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(FUVEST SP/2017)
Recentemente, pesquisadores descobriram, no Brasil, uma larva de mosca que se alimenta das presas capturadas por uma planta carnívora chamada drósera. Essa planta, além do nitrogênio do solo, aproveita o nitrogênio proveniente das presas para a síntese proteica; já a síntese de carboidratos ocorre como nas demais plantas. As larvas da mosca, por sua vez, alimentam-se dessas mesmas presas para obtenção da energia necessária a seus processos vitais.
Com base nessas informações, é correto afirmar que a drósera
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
A resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Juliana Evelyn dos Santos é bióloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e cursa o Doutorado em Educação na mesma instituição. Ministra aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007 e é coordenadora pedagógica do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito.
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade