Para garantir uma boa pontuação basta fazer uma proposta de intervenção na conclusão da redação Enem completa e bem estruturada. Veja como construir todas as etapas do seu texto já de olho no parágrafo final. Vem!
A grande diferença entre a dissertação do Enem para os textos dissertativos que são cobrados pelos outros vestibulares é a proposta de intervenção na conclusão da redação. No Enem, ela é tão importante que possui uma competência só para ela, garantindo 20% da tua nota final. Quer saber como garantir estes 200 pontos? Vamos aprender isso nesta aula!
A proposta de intervenção
Para começar, é importante entender que, diferente do que muita gente fala, você não precisa solucionar nenhum problema. A competência 5 avalia uma proposta de intervenção
. Ou seja, você precisa intervir para buscar diminuir o problema, mas dificilmente conseguiríamos resolver questões tão complexas em tão poucas linhas, certo?
Então, em primeiro lugar, pode se desfazer da “neura” de querer resolver tudo… Você só precisa tentar amenizar o problema, ok?Como escrever uma proposta de intervenção? Fonte: https://bit.ly/2DCkyKx
Dito isso, para uma boa avaliação na competência 5, é preciso que você apresente uma proposta completa, com os elementos que iremos apresentar no decorrer da aula, e não várias intervenções superficiais.
Lembre-se de que a sua nota da competência não tem relação com a quantidade de propostas apresentadas nem com a ordem em que os elementos aparecem no texto, mas com a qualidade e completude do que você propõe.
Como fazer a proposta de intervenção na conclusão da redação
Para começar, assista a uma aula de redação com a professora Daniela, do Curso Enem Gratuito! Nesta aula, a professora de redação ensina como fazer a proposta de intervenção.
O que deve conter a proposta de intervenção?
Para que uma proposta de intervenção seja considerada completa e, portanto, receber nota máxima, ela precisa conter quatro elementos constitutivos e mais um detalhamento. Veja no diagrama os elementos necessários:Elementos essenciais da proposta de intervenção
Agora, vamos ver qual a função de cada um desses elementos e como elaborá-los, além de reconhecê-los em uma proposta de intervenção completa:
1. AÇÃO
É o elemento que diz respeito à ação prática/executável necessária para intervir no problema apresentado no decorrer do texto.
DICA: deixe claro que o que você está apresentando é uma proposta, uma intervenção. Para isso, utilize expressões com caráter propositivo, como “é preciso”, “é necessário”, “tal agente deve/precisa”.
2. AGENTE
É o elemento que diz respeito a quem deve executar a ação interventiva que se propõe. Normalmente trata-se de órgãos do governo, como ministérios ou secretarias, ou agentes que atuam diretamente nas comunidades (igrejas, escolas, associações de bairro, conselhos comunitários…)
3. MODO/MEIO
É o elemento que diz respeito à maneira e/ou aos recursos pelos quais a ação interventiva é realizada. Este elemento é um dos mais importantes da proposta, pois mostra como ela é pode ser efetivada, ou seja, mostra que ela é possível.
Dica: para marcar bem que o elemento apresentado é um meio, utilize expressões que demonstrem modo, como “por meio de” ou mediante a”.
4. EFEITO
É o elemento que corresponde aos resultados pretendidos com ação interventiva proposta.
Dica: para marcar linguisticamente o seu efeito, utilize expressões que indiquem finalidade, como “para” e “a fim de”.
5. DETALHAMENTO
É o item que não pertence ao grupo dos elementos, mas acrescenta informações à ação interventiva, ao agente, ao modo/meio ou ao efeito. Para que a sua proposta esteja completa, é necessário apenas um detalhamento. Todavia, como este aspecto é que mais gera dúvidas nos candidatos, sugerimos que você opte por detalhar pelo menos dois itens da sua proposta de intervenção.
Dica: de maneira geral, o detalhamento trata-se de uma explicação ou exemplificação. Por isso, coloque-o entre vírgulas e crie apostos ou orações explicativas.
Como fazer o detalhamento na proposta de intervenção
Viu como não tem mistério? Você não precisa de várias, propostas, vários agentes ou várias ações. Para conseguir os 200 pontos e dar mais um passo rumo à nota 1000, basta estruturar uma proposta de intervenção na redação do Enem que contenha todos os elementos citados acima de forma bem apresentada e o mais detalhada possível.
Exemplos
Para finalizar e te ajudar a ter sucesso na elaboração da Proposta de Intervenção na Redação do Enem confira três exemplos de propostas completas para que você revise todos os elementos vistos nesta aula.