Como fazer a proposta de intervenção na conclusão da redação Enem

Para garantir uma boa pontuação basta fazer uma proposta de intervenção na conclusão da redação Enem completa e bem estruturada. Veja como construir todas as etapas do seu texto já de olho no parágrafo final. Vem!

A grande diferença entre a dissertação do Enem para os textos dissertativos que são cobrados pelos outros vestibulares é a proposta de intervenção na conclusão da redação. No Enem, ela é tão importante que possui uma competência só para ela, garantindo 20% da tua nota final. Quer saber como garantir estes 200 pontos? Vamos aprender isso nesta aula!

A Proposta de Intervenção

Para começar, é importante entender que, diferente do que muita gente fala, você não precisa solucionar nenhum problema. A competência 5 avalia uma proposta de intervenção. Ou seja, você precisa intervir para buscar diminuir o problema, mas dificilmente conseguiríamos resolver questões tão complexas em tão poucas linhas, certo?

Então, em primeiro lugar, pode se desfazer da “neura” de querer resolver tudo… Você só precisa tentar amenizar o problema, ok?Como escrever uma proposta de intervenção? Fonte: https://bit.ly/2DCkyKx

Dito isso, para uma boa avaliação na competência 5, é preciso que você apresente uma proposta completa, com os elementos que iremos apresentar no decorrer da aula, e não várias intervenções superficiais.

Veja o ABC da Conclusão da Redação

Acompanhe agora uma abordagem introdutória à elaboração da Conclusão da Redação. Confira os elementos principais que você vai precisar utilizar para criar uma Proposta de Intervenção perfeita.

Gostou desta abordagem inicial? A professora Daniela é mesmo um show. E têm mais aulas dela no canal do Curso Enem Gratuito. Depois confere lá. Agora, vamos seguir com os tópicos essenciais para conquistar uma boa nota na Redação do Enem. Confira o que vale pontos na Conclusão.

Lembre-se de que a sua nota da competência não tem relação com a quantidade de propostas apresentadas nem com a ordem em que os elementos aparecem no texto, mas com a qualidade e completude do que você propõe.

O que deve conter a proposta de intervenção?

Para que uma proposta de intervenção seja considerada completa e, portanto, receber nota máxima, ela precisa conter quatro elementos constitutivos e mais um detalhamento. Veja no diagrama os elementos necessários:conclusão da redação - intervençãoElementos essenciais da proposta de intervenção

Agora, vamos ver qual a função de cada um desses elementos e como elaborá-los, além de reconhecê-los em uma proposta de intervenção completa:

1. AÇÃO

É o elemento que diz respeito à ação prática/executável necessária para intervir no problema apresentado no decorrer do texto.

conclusão da redação - ação

DICA: deixe claro que o que você está apresentando é uma proposta, uma intervenção. Para isso, utilize expressões com caráter propositivo, como “é preciso”, “é necessário”, “tal agente deve/precisa”.

conclusão da redação - dicas

2. AGENTE

É o elemento que diz respeito a quem deve executar a ação interventiva que se propõe. Normalmente trata-se de órgãos do governo, como ministérios ou secretarias, ou agentes que atuam diretamente nas comunidades (igrejas, escolas, associações de bairro, conselhos comunitários…)

conclusão da redação - cuidados

3. MODO/MEIO

É o elemento que diz respeito à maneira e/ou aos recursos pelos quais a ação interventiva é realizada. Este elemento é um dos mais importantes da proposta, pois mostra como ela é pode ser efetivada, ou seja, mostra que ela é possível.

conclusão da redação - modo

Dica: para marcar bem que o elemento apresentado é um meio, utilize expressões que demonstrem modo, como “por meio de” ou mediante a”.

4. EFEITO

É o elemento que corresponde aos resultados pretendidos com ação interventiva proposta.

Dica: para marcar linguisticamente o seu efeito, utilize expressões que indiquem finalidade, como “para” e “a fim de”.

5. DETALHAMENTO

É o item que não pertence ao grupo dos elementos, mas acrescenta informações à ação interventiva, ao agente, ao modo/meio ou ao efeito. Para que a sua proposta esteja completa, é necessário apenas um detalhamento. Todavia, como este aspecto é que mais gera dúvidas nos candidatos, sugerimos que você opte por detalhar pelo menos dois itens da sua proposta de intervenção.

Como fazer a Proposta de Intervenção na Conclusão da Redação

Veja agora um resumo com a professora Daniela Garcia as dicas essenciais para você conseguir uma boa avaliação da Proposta de Intervenção. Em seguida veja três exemplos de Propostas bem elaboradas para você começar a se inspirar.

 

Veja três exemplos de Propostas de Intervenção

Dica: de maneira geral, o detalhamento trata-se de uma explicação ou exemplificação. Por isso, coloque-o entre vírgulas e crie apostos ou orações explicativas.

Para finalizar e te ajudar a ter sucesso na elaboração da Proposta de Intervenção na Redação do Enem confira três exemplos de propostas completas para que você revise todos os elementos vistos nesta aula.

conclusão da redação - 1

conclusão da redação - 2

conclusão da redação - 3

 

Última dica:

Viu como não tem mistério? Você não precisa de várias, propostas, vários agentes ou várias ações. Para conseguir os 200 pontos e dar mais um passo rumo à nota 1000, basta estruturar uma proposta de initervenção na redação do Enem que contenha todos os elementos citados acima de forma bem apresentada e o mais detalhada possível.

 

Como é feita a correção da Redação

Sobre o(a) autor(a):

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Daniela Cristina Garcia para o Curso Enem Gratuito. Daniela é formada em Letras (Língua portuguesa e literaturas) pela Universidade Federal de Santa Catarina e é mestre em Linguística (também pela UFSC). Dá aulas de Língua Portuguesa, com ênfase em redação, em escolas e cursos pré-vestibular de Florianópolis e possui experiência em correção de redação de vestibulares e exames.

Compartilhe: