Índia x Paquistão: Região da Caxemira

O fim da Segunda Guerra Mundial desencadeou diversos outros conflitos territoriais, inclusive na região da Caxemira. Os conflitos geopolíticos são bastante frequentes nas provas do Enem!

Ao fim da Segunda Guerra Mundial a configuração territorial mundial sofreu grandes alterações. Muitas regiões que antes pertenciam a determinadas nações, agora pertencem a outras, o que claramente foi motivo para novos conflitos, principalmente nos continentes africano e asiático.

militares no conflito da caxemira
Figura 1: Militares armados na região da Caxemira. Fonte: https://br.sputniknews.com (REUTERS / DANISH ISMAIL)

Quando pensamos no fim de uma guerra, vem à nossa mente o fim dos conflitos, o que pode remeter a uma certa estabilidade. Porém, nunca houve estabilidade pós-guerra. A segunda guerra mundial, além de trazer grandes perdas e danos a diversas nações, foi a disparadora de muitos conflitos posteriores.

Ao fim da Segunda Guerra, as nações africanas e asiáticas que haviam sido colonizadas pelos países europeus, buscavam a luta pela sua independência, iniciando os processos de descolonização asiática e africana.

Com a Segunda Guerra, alguns novos territórios surgiram nestes continentes, fazendo com que, além dos conflitos pela independência, surgissem conflitos internos pela delimitação de novas fronteiras. Entre estes conflitos internos, podemos citar a disputa entre a Índia e o Paquistão pela região da Caxemira.

Entenda o conflito na Caxemira

A Caxemira está localizada entre os dois países, o que facilitou que ambas as nações se tornassem interessadas pela região. Até o ano de 1947, Índia e Paquistão eram uma só região, dominada pelo império inglês. Ao se tornarem independentes, e formarem dois Estados distintos, os conflitos se iniciaram devido às diferenças religiosas, culturais e políticas.

Como os dois países passaram a se apropriar da região da, o conflito na Caxemira iniciou-se devido às diferenças religiosas, instaurando-se uma guerra entre os povos hinduísta (religião indiana) e muçulmano (religião paquistanesa). No ano de 1947 houve a primeira guerra entre os dois povos, responsável por causar uma maior tensão na zona de conflito.

mapa do conflito na caxemira
Figura 2: Mapa da região de conflito.

Com o passar dos anos, os conflitos na Caxemira perduraram, sem resultar em nenhuma resolução para a situação. Além da guerra de 1947, em 1965 e em 1971 aconteceram outras duas grandes guerras. Outra situação agravante foi a influência da China sobre a região, que não agradou os dois povos e só trouxe maiores problemas.

No ano de 1972 houve a primeira negociação entre os dois países, chamada de Acordo de Simla, onde os prisioneiros paquistaneses, que estavam na Índia, foram libertos. As negociações apesar de surtirem pequenos efeitos, foram de certa forma ineficazes, levando em conta os ataques militares planejados de forma sigilosa.

Até a atualidade a situação do conflito na Caxemira não foi resolvida e continua bastante delicada. As ameaças de ataque nuclear, já que ambos os países envolvidos possuem esse tipo de armamento, tornaram-se constantes e os ataques militares ainda se mantém.

Para aprender mais sobre este conflito, indicamos a videoaula a seguir e a resolução dos exercícios!

 

Questões sobre o conflito na Caxemira

Questão 01 – (UEA AM/2013)    

Índia e Paquistão disputam a região da Caxemira desde 1947. Os intensos conflitos armados entre esses países os levaram a uma acirrada corrida armamentista que culminou com a sua entrada no grupo de países detentores de armas nucleares. As causas dos conflitos na região da Caxemira estão relacionadas

a) ao imperialismo francês, que colonizou a região e juntou povos com diferentes religiões e culturas.

b) à sua posição geográfica estratégica, localizada no sul da Índia, sendo a principal rota marítima das grandes embarcações.

c) às diferenças religiosas entre a Índia, de maioria hindu, e a região da Caxemira, de maioria muçulmana.

d) às rivalidades milenares entre povos paquistaneses, de origem báltica, e os indianos de origem muçulmana.

e) à presença de fartas reservas de petróleo, que torna a região estratégica para o desenvolvimento da Índia

Gab: C

Questão 02 – (Mackenzie SP/2004)    

Com relação à disputa pela Caxemira, entre Índia e Paquistão, que segue sem solução, considere as afirmações abaixo.

I. A origem desse conflito deve-se à implantação de fronteiras inteiramente artificiais, desenhadas pelos britânicos em sua fase imperialista do século XIX.

II. Facções fundamentalistas islâmicas, que são maioria no território indiano, desafiam os dirigentes paquistaneses, alinhados com os E.U.A. e as potências européias.

III.  Bangladesh, ex-Paquistão Oriental, apóia integralmente o Paquistão, já que a Índia busca também anexar essa região ao seu território, em virtude da unidade religiosa de ambos.

IV. O mundo teme a ofensiva da Índia na conquista da área em disputa, uma vez que o poderio bélico nuclear hindu é único na região e poderia destroçar as forças paquistanesas.

Então:

a) apenas I e II estão corretas.

b) apenas II e III estão corretas.

c) apenas II está correta.

d) apenas I está correta.

e) apenas II e IV estão corretas.

Gab: D

Questão 03 – (Mackenzie SP/2000)    

A região da Caxemira, localizada entre a Índia e o Paquistão, é uma área de conflito, que pode resultar num confronto armado entre os dois países, inclusive com a utilização de armas nucleares. Sobre este assunto, pode-se afirmar que:

a) a Caxemira, habitada por população majoritariamente muçulmana, pretende separar-se da Índia e constituir um estado independente ou incorporar-se ao Paquistão.

b) a maioria hinduísta não aceita a incorporação ao Paquistão e pretende formar um estado independente, associado à Índia.

c) por apresentar clima árido e solos muito pobres, a região necessita de ajuda tanto da Índia, como do Paquistão.

d) a maioria da população é cristã e sofre perseguições por parte dos muçulmanos do Paquistão e dos hinduístas da Índia.

e) com o fim do bloco soviético, a região deixou de contar com a ajuda econômica e militar da ex-URSS, despertando o interesse da Índia e do Paquistão.

Gab: A

Sobre o(a) autor(a):

Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22