Resistência Elétrica

O que é Resistência elétrica? Como se calcula? O que é um condutor ôhmico? O que é o Efeito Joule? O que é condutância?

Nessa aula você irá compreender tudo sobre Resistência elétrica e seu famoso Efeito Joule. Irá também relembrar do inverso dela, a condutância. Fique com a gente e estude e mande bem nos vestibulares e no Enem!

O que é Resistência Elétrica?

A Resistência elétrica é a capacidade de um corpo resistir a passagem de elétrons e consequentemente à passagem da corrente elétrica.

O movimento dos elétrons ocorre de forma desordenada nos condutores, por isso eles acabam colidindo entre si e com os demais átomos existentes que formam o condutor. Quanto maior for o número de colisões, maior será a dificuldade que a corrente elétrica terá de atravessar o condutor.

Essa dificuldade é o que caracteriza a Resistência elétrica.

Quando um condutor apresentar resistência constante, dizemos que ele é um condutor ôhmico.

Tal resistência pode ser calculada pela primeira lei de Ohm que diz:

Em condutores ôhmicos a intensidade da corrente elétrica é diretamente proporcional a tensão ou ddd (diferença de potencial elétrico) aplicada em seus extremos. Matematicamente escrevemos:

fórmula resistência = U/i

Sendo:

R a Resistência elétrica, medida em ohm cujo símbolo é a letra grega ômega (W)

U a tensão observada ou a ddp, medida em volt,

I a intensidade da corrente elétrica, medida em Ampere.

Essa lei de Ohm é uma homenagem ao físico alemão Georg Simon Ohm.

Representação simbólica da resistência em um fio

Da mesma forma que Resistência elétrica é a capacidade de um condutor se opor a passagem de corrente, a condutância (G) representa a facilidade que essa corrente tem ao passar por um condutor. Ela é o inverso da Resistência elétrica.

Matematicamente escrevemos:

Sendo

G a condutância elétrica, medida em Ohm-1-1)

O que é Efeito Joule?

Nos chuveiros elétricos, ferros de passar roupas e outros aquecedores elétricos, ocorre a transformação da energia elétrica em energia térmica. Esse efeito é denominado Efeito Joule, e é entendido considerando os vários choques dos elétrons livres contra eles mesmos e contra os átomos do condutor.

Então, o Efeito Joule é algo comum que ocorre quando algum aparelho elétrico é ligado.

Vamos ver dois exemplos de cálculo.

a) Um resistor tem resistência igual a 5Ω, sob ddp de 60V. Determine qual o valor da intensidade da corrente elétrica que a atravessa o condutor.

Dados:

R = 5Ω

U = 60V

Resolução aplicando a primeira lei de Ohm, temos:

fórmula resistência = U/i

50 = 60/i

i = 60/50

i = 1,2 A

b) Determine a intensidade da corrente que flui por um resistor de 1KΩ quando ele é submetido a uma ddp de 200V

Dados:

R = 1KΩ = 1000Ω

U = 200V

Resolução aplicando a primeira lei de Ohm, temos:

fórmula resistência = U/i

1000 = 200/i

i = 200/1000

i = 0,2A

Ficou alguma dúvida? Se sim, você pode sana-la assistindo a aula de Resistência Elétrica e Efeito Joule:

Questões sobre Efeito Joule

Questão 01 – (UNITAU SP/2018)

Uma fonte de tensão de 100 volts alimenta um circuito, cuja resistência é de 20 ohms. É CORRETO afirmar que a potência, em watts, dissipada por esse circuito na forma de calor para o ambiente que o circula, é de

a) 50

b) 5000

c) 250

d) 500

e) 2500

Gab: D

Questão 02 – (UNIPÊ PB/2018)

O corpo humano começa a perceber a passagem de corrente elétrica a partir de 1,0mA.

Considerando-se uma parte do corpo em que a corrente que a atravessa tem intensidade de 1,5mA e a Resistência elétrica média é igual a 1,4KΩ, é correto afirmar que a energia dissipada em 1,2min, em mJ, é igual a

01)   209,0

02)   215,5

03)   226,8

04)   232,4

05)   236,7

Gab: 03

Questão 03 – (FATEC SP/2017)

Em uma disciplina de circuitos elétricos da FATEC, o Professor de Física pede aos alunos que determinem o valor da resistência elétrica de um dispositivo com comportamento inicial ôhmico, ou seja, que obedece à primeira lei de Ohm. Para isso, os alunos utilizam um multímetro ideal de precisão e submetem o dispositivo a uma variação na diferença de potencial elétrico anotando os respectivos valores das correntes elétricas observadas. Dessa forma, eles decidem construir um gráfico contendo a curva característica do dispositivo resistivo, apresentada na figura.

exercício efeito joule

Com os dados obtidos pelos alunos, e considerando apenas o trecho com comportamento ôhmico, podemos afirmar que o valor encontrado para a resistência elétrica foi, em kΩ , de

a) 3,0

b) 1,5

c) 0,8

d) 0,3

e) 0,1

Gab: A

Sobre o(a) autor(a):

Rodinei Pachani é mestre em Geofísica pela USP-SP, com licenciatura plena em matemática, possui pós-graduação em Gerência Financeira e especialização em Estatística Aplicada. Possui experiência de mais de 28 anos em sala de aula, tendo trabalhado com ensino médio, cursinhos e Faculdades. É autor do livro “Ciência ao alcance de todos” e possui um canal no YouTube onde realiza experimentos, explica conteúdos e resolve exercícios de física.

Compartilhe: