As enzimas possibilitam e aceleram uma série de reações químicas essenciais ao metabolismo. Entenda o radical prostético ou coenzima, para entender como elas funcionam e gabaritar nas provas.
A maioria dos processos metabólicos que ocorrem nos seres vivos ocorrem através de reações químicas. Muitas dessas reações precisam de uma energia inicial muito alta (energia de ativação) para começarem a acontecer.
Isso quer dizer que, para ocorrerem, essas reações teriam que estar em um meio com temperaturas muito altas. Em um ser vivo, isso não seria possível.
Isso porque temperaturas muito altas iriam evaporar a água presente em nos organismos. Mas, principalmente pelo fato de que o excesso de calor desnatura proteínas, destruindo a maioria dos seres vivos. Para burlar esse problema, existem as enzimas, nossos catalizadores.
As enzimas diminuem a energia de ativação para que várias reações químicas ocorram. Vamos ver como as enzimas funcionam?
O que são as enzimas
As enzimas são componentes proteicos (composição básica de proteínas), geralmente encontrados associados a uma substância não proteica, chamada de radical prostético ou coenzima. Veja agora com a professora Cláudia de Souza Aguiar, do canal do Curso Enem Gratuito:
Costumamos dizer que as enzimas são substâncias que funcionam em um sistema “chave-fechadura”. Isso porque as enzimas possuem uma área chamada de centro ativo que tem formato capaz de se encaixar nos reagentes (substratos) onde elas agem.
O centro ativo é específico, ou seja, funciona apenas para o substrato para o qual a enzima foi produzida. Usando a comparação da chave-fechadura: a enzima seria a fechadura, o substrato a chave.
Como as enzimas funcionam
Ao se encaixarem em um substrato, as enzimas muitas vezes conseguem modificar a posição de alguns átomos, alterando a estrutura da molécula de substrato. Essa mudança estrutural faz com que as ligações químicas dessa substância se tornem mais fracas e, com isso, mais fáceis de serem quebradas.
É aí que está o “pulo do gato” das enzimas: elas facilitam a quebra das moléculas, diminuindo a energia necessária para que a reação química comece a ocorrer.
Facilmente é possível observar na imagem acima que com a ajuda de enzimas, a energia necessária para que a reação ocorra é bem menor.
É importante ressaltar que as enzimas não entram na composição de uma reação. Elas atuam ativando os processos e acelerando-os. Porém, após cumprirem sua função, são completamente restauradas, podendo ser novamente utilizadas em outras reações químicas.
Nomenclatura
O nome dado as enzimas, em geral, é composto juntando o nome do substrato com o sufixo “ase”. Por exemplo: na boca temos a enzima amilase. A amilase é uma enzima que participa da digestão do amido, ou amilo. Outro exemplo é a lactase que atua na digestão da lactose.
O nome de outras enzimas pode não seguir essas regras, pois já têm nomes mais antigos e consagrados. Dois exemplos são a tripsina e a pepsina, responsáveis pela digestão de proteínas.
Fatores que influenciam no funcionamento das enzimas
Como as enzimas são proteínas, a primeira coisa que elas precisam para funcionar é manter sua estrutura intacta. Isso porque elas têm os sítios ativos, que precisam se encaixar precisamente sobre os substratos para os quais elas foram feitas.
Dessa maneira, assim como as demais proteínas, elas não podem ser submetidas a circunstâncias que favoreçam a sua desnaturação. Veja algumas dessas circunstâncias:
Temperatura: provavelmente você se lembra que a estrutura de uma enzima pode se desfazer por causa do calor, certo? Um exemplo disso é quando alguém alisa o cabelo através de “chapinha”. Pois, esquentando os fios, a queratina desnatura (perde sua estrutura tridimensional) e o cabelo fica liso.
O mesmo acontece com as enzimas. Com temperaturas acima de 50ºC, as enzimas humanas começam a desnaturar e a velocidade das reações em que elas atuam começa a diminuir até pararem de acontecer. Porém, até 50ºC, as enzimas aumentam a velocidade das reações até seu ponto ótimo.
pH: O pH indica a acidez ou basicidade de uma substância ou um meio. O pH 7 é neutro. Abaixo de 7, ácido. Acima de 7 é básico. Cada enzima terá um pH específico para seu funcionamento. A pepsina, por exemplo, é produzida pelas células do estômago, onde há um pH muito ácido produzido pelo suco gástrico.
Dessa maneira, a pepsina tem seu pH ótimo em 3,0. Já a tripsina é produzida pelo pâncreas e lançada no duodeno. O pH do suco pancreático é básico, de modo a neutralizar o conteúdo vindo do estômago. Sendo assim, a tripsina tem seu pH ótimo próximo de 8,0.
Concentração de um substrato: a princípio, quanto maior for a quantidade de substrato, maior será a velocidade da reação. Porém, passado o ponto ótimo, a velocidade se estabiliza. Isso porque as enzimas são substâncias produzidas em pequenas quantidades e, sem enzimas livres, as reações das quais elas participam não são realizadas.
Inativação de enzimas
Além da desnaturação provocada por altas temperaturas ou pH diferente do ótimo, as enzimas podem ser inativadas na presença de algumas substâncias químicas no meio. Metais pesados (chumbo e mercúrio, por exemplo) ou outras substâncias tóxicas (como o arsênico), podem alterar as enzimas.
Nestes casos, estas substâncias reagem com as enzimas alterando sua forma e assim, seu funcionamento. Chamamos este tipo de desativação de enzimas de inibição enzimática não-competitiva.
Há também substâncias muito semelhantes aos substratos tradicionais de cada enzima que podem se ligar ao seu sítio ativo, impedindo que elas ajam sobre o substrato para o qual foram produzidas. Este tipo de inibição é chamada de competitiva, uma vez que o substrato e o “falso” substrato competem pelos sítios ativos das enzimas, diminuindo sua disponibilidade.
Intolerância à lactose
Você com certeza conhece alguém que tem intolerância à lactose, certo? Pesquisas mostram que cerca de 70% da população brasileira tem algum grau de intolerância à lactose. Mas, você sabe o que é esse quadro cada vez mais comum? E, o que essa intolerância tem a ver com as enzimas?
A intolerância à lactose é o nome dado a total ou parcial incapacidade de digerir a lactose, um dissacarídeo encontrado no leite e em seus derivados. Essa intolerância ocorre quando o organismo da pessoa não produz em quantidade suficiente a enzima lactase, que quebra a lactose em glicose e galactose (monossacarídeos que são absorvidos no intestino e carregados pelo sangue).
Como não é quebrada, a lactose chega ao intestino grosso intacta e vira um “prato cheio” para as bactérias que vivem ali. Essas bactérias se aproveitam deste nutriente e começam a fermentá-lo, fabricando ácido láctico e gases. Essas substâncias fazem com que haja maior retenção de água, diarreia, dores abdominais e gases.
Para aliviar os sintomas, a pessoa com baixa quantidade de enzimas lactase deve consumir menos alimentos à base de leite. Ou ainda, consumir alimentos que foram tratados previamente, eliminando a lactose. E, eventualmente, pode ingerir complementos de lactase vendidos nas farmácias.
Videoaula bônus: O que são as Proteínas
Para finalizar sua revisão, veja esta videoaula sobre as Proteínas, com a professora Juliana Evelyn Santos, do Curso Enem Gratuito.
Exercícios
Agora que você já sabe tudo sobre enzimas, que tal testar seus conhecimentos com os exercícios que selecionei para você?
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UFRGS/2018)
Nos seres vivos, as enzimas aumentam a velocidade das reações químicas.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes às enzimas.
( ) As enzimas têm todas o mesmo pH ótimo.
( ) A temperatura não afeta a formação do complexo enzima-substrato.
( ) A desnaturação, em temperaturas elevadas, acima da ótima, pode reduzir a atividade enzimática.
( ) A concentração do substrato afeta a taxa de reação de uma enzima.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UEG GO/2017)
As enzimas são, em sua grande maioria, proteínas com atividade catalítica e participam de diferentes reações metabólicas nos organismos. Durante a catálise, o substrato é convertido em um produto para que haja síntese de macromoléculas, decomposição de outras moléculas do organismo ou a liberação de energia para manutenção do metabolismo. Todavia, para que essas ações ocorram, diversos fatores são necessários, dentre eles a
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UFRR/2017)
Enzimas são conhecidas como catalisadores biológicos. Elas fazem com que as reações químicas sejam realizadas com muito mais rapidez por diminuírem a energia de ativação necessária para que a reação aconteça. A maioria das enzimas são
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UEFS BA/2017)
O gráfico mostra como variou a concentração de substâncias participantes de uma reação bioquímica de hidrólise enzimática ao longo do tempo.
As curvas do gráfico que representam a variação da concentração de substrato, de enzimas livres, de substrato ligado à enzima e de produto são, respectivamente,
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ENEM/2017)
Sabendo-se que as enzimas podem ter sua atividade regulada por diferentes condições de temperatura e pH, foi realizado um experimento para testar as condições ótimas para a atividade de uma determinada enzima. Os resultados estão apresentados no gráfico.
Em relação ao funcionamento da enzima, os resultados obtidos indicam que o(a)
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UECE/2016)
No processo de defesa contra as ROS (Espécies Reativas de Oxigênio), um inteligente mecanismo evolutivo em plantas inclui a biomolécula catalase ‒ CAT ‒ (Willekens et al., 1997; Bowler et al., 1992). Estudos sobre o processo de envelhecimento nos seres vivos apontam a catalase exercendo papel protetor contra danos oxidativos (Aragão, 2007). A biomolécula referida na informação é um(a)
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UECE/2015)
A pedra fundamental para a relação funcional entre genes e enzimas foi assentada em 1902 por William Bateson. O estudo do metabolismo da fenilalanina está inserido nesse contexto científico e pessoas que apresentam a fenilcetonúria, ou PKU (de phenyl ketonura) são aquelas acompanhadas de grave retardamento mental e físico. Pessoas com genótipo PP não conseguem produzir a enzima fenilalanina-hidroxilase, o que resulta no acúmulo de fenilalanina no sangue e, por conseguinte, o quadro clínico citado (BURNS; BOTTINO, 1991). Ao ser diagnosticado um bebê com PKU, o procedimento correto a ser feito é
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(PUC MG/2015)
A lactase é uma enzima ligada à superfície apical de enterócitos (borda em escova) do intestino delgado, com maior expressão em crianças tendendo a declinar na vida adulta. Porém, algumas pessoas ditas lactase persistente mantêm a capacidade de digerir elevadas concentrações de lactose. Em pessoas cuja atividade declina para 5% a 10% do nível original, ditas com restrição à lactose, o consumo de 200 a 800 ml de leite provoca desconforto intestinal, flatulência, dor abdominal e diarreia. Existem contudo algumas pessoas que não produzem lactase, sendo consideradas intolerantes à lactose. A prevalência do fenótipo com restrição à lactose varia em diferentes partes do mundo: 1% da população sueca, 6% da britânica, 98% da tailandesa e 95% da chinesa.
A esse respeito foram feitas as seguintes afirmações:
I. Os problemas intestinais decorrentes da intolerância à lactose são, em parte, provocados pela fermentação de açúcares e formação de ácidos e gás por bactérias intestinais.
II. O nível de expressão da lactase pode ser influenciado por outros fatores que não apenas o genótipo apresentado pelos indivíduos.
III. As diferentes prevalências de restrição à lactose em diferentes populações podem ter sido selecionadas por diferentes hábitos alimentares de adultos em relação ao consumo de leite.
A afirmativa está CORRETA em:
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(FMJ SP/2014)
Fundamentais para regular o metabolismo celular, as enzimas são sintetizadas a partir da ação dos genes. É correto afirmar que as enzimas
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UNIFOR CE/2014)
Durante a realização de um experimento científico, um jovem pesquisador conseguiu purificar cinco substâncias diferentes, cujas características foram assim descritas:
Substância A: Polímero de aminoácidos com atividade catalítica.
Substância B: Polissacarídeo caracterizado por ser o principal componente estrutural das plantas, especialmente de madeira e plantas fibrosas.
Substância C: Lipídios formados pela ligação de 3 moléculas de ácidos graxos com o glicerol, que possui função biológica de reserva energética.
Substância D: Polissacarídeos que ocorrem em animais, sendo uma forma de armazenamento de energia.
Substância E: Polímero de nucleotídeos compostos por ribose e encontrado no citoplasma celular.
As substâncias A, B, C, D e E são respectivamente:
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Sobre o(a) autor(a):
Juliana Evelyn dos Santos é bióloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e cursa o Doutorado em Educação na mesma instituição. Ministra aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007 e é coordenadora pedagógica do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito.
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