Leitura e Interpretação de Mapas caem direto nas provas do Enem. E você só consegue resolver e acertar se dominar o que são as Escalas Cartográficas. Veja agora:
As escalas cartográficas são fundamentais para a produção de mapas e também aparecem frequentemente nas provas do Enem. Veja aqui o que são e como funcionam as escalas cartográficas.
A escala de um mapa consiste na relação entre a dimensão das informações apresentadas em um mapa, comparadas com o tamanho real do objeto representado através da cartografia. Com a cartografia temos um grande auxílio para a Geografia, que necessita da representação do espaço para seus estudos.
Escalas Cartográficas
Vem com a gente revisar as escalas cartográficas para mandar bem em geografia no Enem e nos vestibulares!Figura 1: Mapa antigo representando a cartografia e sua evolução.
Como os mapas são produzidos de forma reduzida quando comparados com o objeto real, a escala é responsável por indicar à pessoa que está utilizando determinado mapa, uma noção do tamanho real do que está ali apresentado.
O que é uma escala cartográfica:
Simplificando, a escala é a relação entre o tamanho do que está representado em um mapa e o tamanho real do objeto. Deste modo, temos a representação da escala na forma de uma fração, como por exemplo: 1:50000.
Mas o que isso significa? Bom, no exemplo de escala 1:50000, temos então uma representação cartográfica onde 1 centímetro do mapa equivale a 50.000 centímetros na realidade.
Resumo sobre as Escalas Cartográficas
Confira agora com o professor Raphael Carrieri, um campeão de Geografia na Internet, uma introdução bem bacana sobre as escalas cartográficas:
Viu só que resumo mais show? E têm mais aulas com o Carrieri no canal do Curso Enem Gratuito pra você.
Os três tipos de Escalas
Existem três tipos de escala, sendo eles: escala natural, escala reduzida e escala ampliada. A escala natural, é representada numericamente como 1:1 ou 1/1 e é utilizada quando o tamanho real do objeto representado no mapa, é o mesmo que o da representação.
A escala reduzida é utilizada quando a representação não possui uma dimensão equivalente à realidade, sendo utilizada geralmente em mapa de territórios, regiões ou plantas de imóveis. A escala citada anteriormente aqui, 1:50000 é um exemplo de escala reduzida.
Por fim, a escala ampliada é utilizada quando a representação gráfica é maior que a realidade. Geralmente é utilizada para espaços com dimensões reduzidas. Em um caso como este a escala apareceria com a seguinte apresentação:
Ex.: 300:1 ou 60:1.
Além de possuir estes três tipos diferentes, a escala pode ser representada de forma numérica ou gráfica, como você pode observar na imagem a seguir.
A escala de um mapa é inversamente proporcional. Isso quer dizer que: quanto maior o denominador da fração, menor será a área apresentada no mapa, ou seja, este mapa será de menor escala, apresentando menos detalhes.
Quanto menor o denominador, a escala será maior e apresentará mais detalhes, como podemos analisar na imagem a seguir:
A Rosa dos Ventos
Complete agora a sua revisão com mais uma aula-show do professor carrieri. Ele vai exsplicar pra você oque são os quatro pontos cardeais: Note; Sul; Leste; e Oeste. Confira:
Agora, para você entender melhor como resolver exercícios envolvendo escalas, resolvemos alguns passo-a-passo para você aprender. Vamos ver?
1 – (UFRGS/2017) Em um mapa do Brasil, cuja escala é 1: 25.000.000, a distância em linha reta, entre Porto Alegre (RS) e Palmas (TO), é de 9 cm.
A partir dessa informação, assinale a alternativa que indica a distância real, em quilômetros, em linha reta, entre Porto Alegre e Palmas.
a) 225.
b) 900.
c) 2.250.
d) 9.000.
e) 22.500.
Acompanhe a resolução: Como já vimos aqui nesta aula, a escala representa quanto 1 centímetro do mapa, representa na realidade. Neste caso 1 centímetro do mapa do Brasil utilizado, representa 25.000.000 de centímetros da realidade.
Como a distância entre Porto Alegre (RS) e Palmas (TO) é de 9 centímetros no mapa, para descobrir a distância real, precisamos multiplicar 9 centímetros por 25.000.000 centímetros.
Realizamos este cálculo para chegar ao resultado, pois 1 centímetro do mapa corresponde a 25.000.000 centímetros da realidade e a distância traçada no mapa corresponde a 9 centímetros.
Realizando o cálculo, temos o resultado de 225.000.000 centímetros, então esta é a distância real entre Porto Alegre (RS) e Palmas (TO). Como o enunciado pede a resposta em quilômetros, utilizamos a escala de conversão de medidas para transformar este valor em quilômetros. Por fim, chegamos ao resultado de 2.250 quilômetros, alternativa de letra C.
Para revisar e aprofundar este conteúdo que mescla a Geografia com a Matemática, deixamos os vídeos do nosso canal que tratam sobre as escalas cartográficas e os exercícios a seguir!
Agora, que tal testar seus conhecimentos em escalas cartográficas?
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNIRG TO/2019)
O processo de representação de aspectos da superfície terrestre ou de parte dela por meio de mapa, carta ou planta requer o uso da escala cartográfica. Esta, consiste na razão entre as dimensões lineares do objeto ou fenômeno representado e suas correspondentes no terreno. No entanto, a partir da escala aplicada a medidas lineares, pode-se estabelecer relações para medidas de superfície, bem como de volume. Acerca da escala cartográfica, seu significado, bem como de outros desdobramentos, marque a alternativa correta:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(PUC GO/2019)
A atual tecnologia a bordo dos aparelhos receptores de sinal GPS (Sistema de Posicionamento Global) proporciona grande facilidade no deslocamento, mesmo em regiões desconhecidas. Buscando facilitar seu deslocamento em uma cidade, um motorista consultou o aparelho de GPS, que indicou o trajeto a ser seguido por meio de segmentos de reta medindo 11, 15, 9, 8 e 13 centímetros. Sabendo-se que o maior segmento a ser percorrido no trajeto sugerido corresponde à distância de 3750 metros, assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, à distância total e à escala cartográfica utilizada:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UEG GO/2019)
Num mapa em que a escala numérica corresponde é de 1:45.000, 10 cm no mapa correspondem, na realidade, a:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UNIRG TO/2018)
Distâncias e áreas na superfície terrestre podem ser facilmente representadas em dimensões reduzidas por meio de cartas e mapas. Considerando-se que um determinado retângulo possui as dimensões de 20 cm x 30 cm em um mapa na escala 1:100.000, pode-se afirmar que, na realidade, o mesmo retângulo possui, respectivamente dimensões e área de:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ACAFE SC/2018)
Para representar a superfície terrestre de maneira reduzida em um mapa, calcula-se essa superfície através de uma escala cartográfica.
Esta proporção pode ser representada através de uma escala numérica. Suponha um mapa em uma escala 1:500.000 e assinale a alternativa correta em que a distância no mapa representa a superfície real.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(PUC GO/2018)
um metro de grito
(máquinas líquidas)Leiam-se índices,
mil olhos de lince,
entre meus filmes,
leonardos da vinci.
Abri-vos, arcas, arquivos,
súmulas de equívocos,
fechados,
para que servem os livros?Livros de vidro,
discos, issos, aquilos,
coisas que eu vendo a metro,
eles me compram aos quilos.
Líquidas lâminas,
linhas paralelas,
quanto me dão
por minhas ideias?
(LEMINSKI , Paulo. Toda poesia.
12. reimpr. São Paulo: Compan-
hia das Letras, 2013. p. 191.)No texto o autor afirma “coisas que eu vendo a metro, / eles me compram aos quilos”. O termo metro é considerado uma das unidades de medida linear mais popular. Acerca das unidades de medida, na representação cartográfica, admite-se um erro de até 0,2 mm no mapa, o que corresponde ao risco ou traço feito pela ponta de uma agulha. Considerando-se a escala 1:20.000, marque a alternativa que, corretamente, indica a quanto essa medida equivalerá na realidade:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UNIRG TO/2018)
Uma equipe de engenheiros cartógrafos e geógrafos foi incumbida do trabalho de mapeamento da cobertura e uso do solo do estado do Tocantins. Para tanto, os profissionais decidiram pelo uso de imagens de satélite com resolução espacial, ou tamanho do pixel, de 30 metros. Considerando-se que a área mínima mapeável, no mapa, corresponde a 0,2 milímetros, pode-se afirmar que o referido mapeamento será compatível com a escala:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UECE/2017)
Suponha que, devido a uma condição técnica, um mapa de geodiversidade do semiárido cearense, elaborado na escala de 1:100.000, com 90 cm de comprimento e 60 cm de largura, necessite ser reduzido quatro vezes da sua escala original. Após essa redução, a escala, o comprimento e a largura do mapa serão, respectivamente,
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UFRGS/2017)
Em um mapa do Brasil, cuja escala é 1: 25.000.000, a distância em linha reta, entre Porto Alegre (RS) e Palmas (TO), é de 9 cm.
A partir dessa informação, assinale a alternativa que indica a distância real, em quilômetros, em linha reta, entre Porto Alegre e Palmas.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UEG GO/2017)
A escala se define como
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22