O que você lembra sobre a história dos Estados Unidos no século XIX? Teste com o nosso simulado de História! São 10 questões para estudar!
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(FGV/2016)
Ao longo do século XIX, a chamada “Marcha para o Oeste” permitiu a expansão territorial dos Estados Unidos. Em relação a esse processo, assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Estados Unidos no século XIX para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(ACAFE SC/2015)
No século XIX ocorreu nos Estados Unidos da América a expansão para o Oeste, tendo como uma das consequências grande alargamento territorial.
Nesse contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Estados Unidos no século XIX para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(FUVEST SP/2014)
A ideia de ocupação do continente pelo povo americano teve também raízes populares, no senso comum e também em fundamentos religiosos. O sonho de estender o princípio da “união” até o Pacífico foi chamado de “Destino Manifesto”.
Nancy Priscilla S. Naro. A formação dos Estados Unidos.
São Paulo: Atual, 1986, p. 19.A concepção de “Destino Manifesto”, cunhada nos Estados
Unidos da década de 1840,
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Estados Unidos no século XIX para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UEA AM/2014)
A expressão Destino Manifesto foi empregada pela imprensa e pelo governo norte-americano, no século XIX, como uma justificativa para a expansão territorial dos Estados Unidos para o Oeste. Posteriormente, essa expressão transformou-se em
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Estados Unidos no século XIX para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(PUC RJ/2014)
Sobre o significado e os acontecimentos do período histórico representado na charge, é INCORRETO afirmar:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Estados Unidos no século XIX para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ESPM SP/2013)
Em 1903 Washington promoveu a Independência do Panamá em relação à Colômbia, onde anexaram a área em que se encontravam interrompidas as obras do canal transoceânico, que os Estados Unidos concluíram e inauguraram em 1914.
(Paulo Visentini. História do Mundo Contemporâneo:
da Pax Britânica do século XVIII ao choque das civilizações do século XXI)O texto deve ser relacionado com:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Estados Unidos no século XIX para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UNEB BA/2013)
O momento não poderia ser mais favorável para a América Latina. Com as crises que frequentemente afetam os mercados internacionais (principalmente em relação aos Estados Unidos e à Europa), o caminho vai ficando aos poucos livre para que nós e nossos vizinhos mais próximos, possamos aperfeiçoar nossas economias e nos tornarmos o equivalente às nossas contrapartes mais tradicionais. (TURBIAN, s/d, p.52).
TURBIAN, A. A celebração da América Latina. Geografia.
São Paulo: Escala Educacional, n. 44. Ensaio.A política externa norte-americana oscilou entre o isolacionismo político e a intervenção diplomática e/ou armada, nas questões mundiais, a exemplo
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Estados Unidos no século XIX para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNESP SP/2017)
Dado que o Presidente eleito Donald Trump articulou uma visão coerente dos assuntos externos, parece que os Estados Unidos devem rejeitar a maioria das políticas do período pós-1945. Para Trump, a OTAN é um mau negócio, a corrida nuclear é algo bom, o presidente russo Vladimir Putin é um colega admirável, os grandes negócios vantajosos apenas para nós, norte-americanos, devem substituir o livre-comércio.
Com seu estilo peculiar, Trump está forçando uma pergunta que, provavelmente, deveria ter sido levantada há 25 anos: os Estados Unidos devem ser uma potência global, que mantenha a ordem mundial – inclusive com o uso de armas, o que Theodore Roosevelt chamou, como todos sabem, de Big Stick?
Curiosamente, a morte da União Soviética e o fim da Guerra Fria não provocaram imediatamente esse debate. Na década de 1990, manter um papel de liderança global para os Estados Unidos parecia barato – afinal, outras nações pagaram pela Guerra do Golfo Pérsico de 1991. Nesse conflito e nas sucessivas intervenções norte-americanas na antiga Iugoslávia, os custos e as perdas foram baixos. Então, no início dos anos 2000, os americanos foram compreensivelmente absorvidos pelas consequências do 11 de setembro e pelas guerras e ataques terroristas que se seguiram. Agora, para melhor ou para pior, o debate está nas nossas mãos.
(Eliot Cohen. “Should the U.S. still carry a ‘big stick’?”.
http://www.latimes.com, 18.01.2017. Adaptado.)A chamada “política do Big Stick”, desenvolvida pelo presidente norte-americano Theodore Roosevelt, manifestou-se por meio
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Estados Unidos no século XIX para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UEFS BA/2014)
A política externa dos Estados Unidos, retratada na charge, conhecida como a “diplomacia do canhão” ou “big stick”, manifestou-se na América Latina, em diversas ocasiões, como na
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Estados Unidos no século XIX para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UDESC SC/2012)
Observe a imagem:
A imagem refere-se a um cartoon, de autoria de W.A. Rogers, de 1904, e faz referência à política do big stick (“grande porrete” numa tradução literal) do presidente norte-americano Theodore Roosevelt (governou os EUA entre 1901 e 1909). Assinale a alternativa correta, considerando as representações no cartoon e a política a qual ele se refere.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Estados Unidos no século XIX para acertar na hora da prova!