Conheça as rochas ígneas ou magmáticas, as sedimentares, e as rochas metamórficas no resumo de Geografia Enem. Veja também a origem do relevo terrestre.
As questões de Geografia física aparecem em menor quantidade no Enem, mas são presença confirmada na sua prova. Então, para não deixar passar nenhum conteúdo essencial para Ciências Humanas, leia este post sobre as rochas e as estruturas geológicas brasileiras.
Origem e classificação das rochas
Em função de suas gêneses (origem) e características minerais de texturas, as rochas se classificam em três grandes grupos: magmáticas ou ígneas, sedimentares e metamórficas.
Rochas magmáticas ou ígneas
As rochas magmáticas ou ígneas resultam da solidificação do magma e por isso são consideradas rochas primárias.
De acordo com o ambiente de formação e a natureza química dos minerais que as compõem, as rochas deste grupo podem ser classificadas em intrusivas (plutônicas) e efusivas (vulcânicas).
As rochas ígneas intrusivas têm como ambiente de formação o interior da litosfera. Correspondem às intrusões de massas magmáticas, que penetram através de fraturas e falhas, mas não chegam a atingir a superfície externa da Terra, consolidando-se no interior dela. Os principais exemplos desse tipo de rocha são os granitos e o diabásio.
As rochas ígneas efusivas (ou vulcânicas) consolidam-se na parte externa da superfície da terra, e por isso passam por um processo de resfriamento rápido. Entre os exemplos mais comuns estão o basalto e o riolito.
Rochas metamórficas
As rochas metamórficas são produtos da alteração por elevadas pressões e temperaturas exercidas pelo dinamismo da litosfera, agindo tanto sobre as sedimentares quanto sobre as ígneas.
Em função da origem do grau de metamorfismo algumas rochas são mais e outras menos resistentes. Os gnaisses e migmatitos têm um grau de médio ao desgaste erosivo, os quartizitos oferecem grande resistência, enquanto os micaxistos e os filitos apresentam resistência menor.
Rochas sedimentares
As rochas sedimentares (ou secundárias) são originárias de outras rochas e ocupam extensas áreas da superfície terrestre, compondo o grupo das clásticas ou detríticas.
São geradas por detritos ou partículas de material sólido da rocha e solo, transportados, depositados e litificados (transformado em rocha). Esses processos sempre ocorreram na superfície terrestre, e por isso existem rochas sedimentares de diferentes idades e de diversos ambientes de sedimentação.Ciclo das rochas
O relevo terrestre caracteriza-se por diferentes formas: elevações, áreas planas, côncavas ou convexas, áreas escarpadas, depressões, entre outras.
Essa heterogeneidade de formas resulta da ação de processos naturais entre a litosfera, a atmosfera, a hidrosfera e a biosfera nas diferentes estruturas geológicas e também pelos diferentes tipos de rocha, por meio das quais as rochas de maior dureza se mantêm expostas e as menos resistentes se desgastam, depositando-se em outras áreas após o transporte de sedimentos. Além disso, o relevo sofre mudanças provocadas pela ação humana na superfície terrestre.
De modo geral, as grandes estruturas geológicas que compõem os continentes são os escudos cristalinos, as bacias sedimentares, e os dobramentos modernos. No fundo oceânico, existem as cordilheiras e fossas abissais.
A partir de agora vamos ver juntos um pouco de cada uma das estruturas mais importantes.
Escudos cristalinos
Os escudos cristalinos são estruturas geológicas resultantes de dobramentos que surgiram no Pré-Cambriano (período da escala geológica), quando a Pangeia (momento geológico em que os continentes estavam todos juntos) estava em processo de formação.
Sendo muito antigos, os escudos passaram por prolongada e intensa ação de processos erosivos. Eles são constituídos por rochas ígneas ou magmáticas e por rochas metamórficas.
No Brasil, os escudos cristalinos representam cerca de 36% da estrutura geológica do nosso território.
Bacias Sedimentares
As bacias sedimentares são áreas de acumulação de sedimentos durante grandes intervalos de tempo.
No decorrer do tempo geológico, os processos de sedimentação podem ocorrer em ambientes marinhos, glacial, desértico, em áreas de derrame de lava vulcânica, portanto, com materiais e minerais diversificados.
As bacias sedimentares mais antigas se formaram ao longo do Paleozoico e do Mesozoico, pela deposição de sedimentos resultantes da erosão sofrida pelos maciços pré-cambrianos. Outras, mais recentes, apresentam formações geológicas datadas do Cenozoico, nos Períodos Paleogeno, Neogeno e Quaternário.
As rochas que compõe essas bacias, chamadas de sedimentares, podem conter recursos naturais de grande utilidade econômica, como carvão mineral, petróleo, entre outros.
Dobramentos Modernos
As áreas de dobramentos modernos estão associadas às margens convergentes das placas tectônicas. Geradas por eventos orogenéticos no Neógeno, deram origem às grandes cadeias montanhosas: a Cordilheira dos Andes, na América do Sul; os Alpes, na Europa; e o Himalaia, na Ásia.
Os domínios morfoestruturais ou as grandes unidades do relevo terrestre resultam dessas estruturas geológicas e da atuação das forças internas e externas que modelam a crosta terrestre em diferentes tempos.
Para compreender melhor sobre o assunto, indico que leiam em seguida sobre esses dois textos do Blog do Enem:
Para terminar, assista ao vídeo gravado pelo prof. Carrieri:
Exercícios:
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(FUVEST SP/2017)
A figura mostra corte transversal A-B em área serrana embasada por rochas metamórficas entre os municípios de Apiaí e Iporanga, no Vale do Ribeira, sul do estado de São Paulo.
As rochas representadas são de idade pré-cambriana e formam estruturas em um sistema de
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre rochas e estruturas geológicas para acertar na hora da prova!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNESP SP/2017)
A estratificação observada na imagem constitui uma feição comum em rochas de origem
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre rochas e estruturas geológicas para acertar na hora da prova!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UECE/2016)
Os solos são o produto da desagregação das rochas pelos processos físicos, químicos e biológicos, sendo constituídos, do ponto de vista pedológico, por matéria mineral, ar, água, matéria orgânica e atividade biológica. Os latossolos são solos
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre rochas e estruturas geológicas para acertar na hora da prova!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(Unievangélica GO/2016)
As rochas do planeta são classificadas em ígneas ou magmáticas, metamórficas e sedimentares. As rochas magmáticas divide-se em dois tipos: intrusivas e extrusivas. Isso dependerá de duas coisas básicas: 1) da constituição química do magma; 2) do processo de consolidação do magma.
Uma forma para se diferenciar esses dois tipos de rochas, intrusiva e extrusiva, se dá por meio
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre rochas e estruturas geológicas para acertar na hora da prova!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ACAFE SC/2017)
As estruturas geológicas e as formas de relevo influenciam as atividades humanas, sejam nas áreas rurais como nas urbanas.
Analise as afirmações a seguir.
I. O conhecimento das características do relevo é fundamental para o planejamento das atividades humanas, com destaque para os locais adequados à construção de moradias, formas de uso e ocupação do solo, traçado de rodovias, dentre outras.
ll. O relevo é resultante da ação conjunta de agentes internos ou endógenos, impulsionados por forças tectônicas e agentes externos ou exógenos, também chamados de modeladores do relevo.
lll. O intemperismo é uma fase dos agentes externos que provoca a desagregação (intemperismo químico) e a decomposição (intemperismo físico), sendo que na segunda o fator principal é a variação da temperatura.
lV. Em relação à estrutura geológica o Brasil não dispõe dos dobramentos modernos, mas apresenta as bacias sedimentares que cobrem a maior parte da superfície do país e os escudos ou maciços antigos.
Todas as alternativas corretas estão em:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre rochas e estruturas geológicas para acertar na hora da prova!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(FMABC/2015)
Quando se fala em estrutura geológica a referência é a distribuição geográfica (espacial) das rochas na superfície terrestre. Essa distribuição forma diferentes conjuntos como, por exemplo, os escudos cristalinos, constituídos por rochas cristalinas (ígneas ou magmáticas e metamórficas) antigas como os granitos e gnaisses. Tendo em vista esses conjuntos de estrutura geológica e sua associação com as formas de relevo no Brasil, é correto afirmar que
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre rochas e estruturas geológicas para acertar na hora da prova!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UNITAU SP/2015)
A estrutura geológica é extremamente importante para a formação dos recursos minerais, além de estabelecer grande influência na consolidação dos relevos e do solo. Na litosfera, quais tipos de rochas podem ser encontrados ou observados?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre rochas e estruturas geológicas para acertar na hora da prova!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UPE/2013)
Leia a definição a seguir e depois assinale a estrutura geológica correspondente.
É uma área deprimida estruturalmente, de forma ovalada e com grandes dimensões, situada no interior de uma região continental estável. Recebeu suprimentos sedimentares durante uma larga escala de tempo. Grande parte do Paraná e da Região do Meio Norte situa-se numa estrutura geológica desse tipo.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre rochas e estruturas geológicas para acertar na hora da prova!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UPE/2013)
O relevo terrestre é fortemente influenciado pela estrutura geológica. Por exemplo, o tipo de rocha e a sua disposição na parte superficial da litosfera exercem um papel destacado na definição das morfoestruturas, como pode ser observado na fotografia a seguir.
Pelas características morfológicas e estruturais, é CORRETO afirmar que esse compartimento de relevo é do tipo
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre rochas e estruturas geológicas para acertar na hora da prova!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(FM Petrópolis RJ/2017)
Uma forma do relevo brasileiro é mostrada na imagem abaixo.
A forma de relevo registrada na imagem apresenta como característica natural a
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre rochas e estruturas geológicas para acertar na hora da prova!
Sobre o(a) autor(a):
Priscila é formada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade