Exercícios sobre a classificação, características e exemplos de anfíbios

Existem quase 6.000 espécies de anfíbios ao redor do planeta, sendo que cerca de 600 vivem no Brasil. Faça um simulado e descubra como anda o seu conhecimento sobre esse conteúdo!

Os anfíbios compõem uma classe de animais do Filo dos Artrópodes. Seus representantes mais conhecidos são os sapos, rãs e pererecas. Todavia, há outros grupos de anfíbios menos conhecidos, mas bastante interessantes, como as salamandras e as cecílias.

Em suma, esses animais são considerados os primeiros vertebrados a colonizar o ambiente terrestre. Apesar disso, algumas características do seu ciclo vital obriga boa parte das espécies desse grupo a dependerem fortemente do ambiente aquático. Um exemplo disso é quando estão em fase larval aquática com pele muito fina e permeável.

Como citado acima, essa característica de pele fina, inclusive, é o que dá nome ao grupo. Pois a palavra anfíbio vem do grego e significa vida (bio) dupla (amphi), já que cada parte de seu ciclo de vida é desenvolvida em ambientes completamente diferentes.

Como parte do ciclo de vida da maioria das espécies de anfíbios se dá na água, grande parte da diversidade desses animais está relacionada a ecossistemas úmidos. Especialmente nos ecossistemas das regiões tropicais, onde há uma grande quantidade de fontes de água doce.

Portanto, os anfíbios irão ocupar diferentes nichos ecológicos ao longo do seu ciclo vital, nesses ambientes. Por exemplo, os girinos são em geral animais herbívoros, pois se alimentam de algas e plantas que se desenvolvem na água. Já os adultos podem permanecer na água ou próximo dela, atuando como predadores e alimentando-se de invertebrados e até mesmo de pequenos vertebrados.

Além disso, há espécies que podem ser arborícolas ou habitarem a serapilheira, ou seja, esses animais usam a água acumulada em bromélias para a postura de ovos e desenvolvimento. Também existem espécies de anfíbios que costumam se enterrar em solo úmido.

Existem quase 6.000 espécies de anfíbios ao redor do planeta, sendo que cerca de 600 vivem no Brasil. Apesar de serem animais bastante variados, com formatos e cores muito diversos, em geral têm tamanho pequeno, não ultrapassando poucos centímetros.

Por isso, são comumente, animais tetrápodes. Ou seja, quando adultos possuem quatro patas, com exceção do grupo das cecílias. Essas patas podem ter adaptações ao deslocamento aos saltos, como é caso dos sapos, ou ainda podem ser adaptadas ao caminhar e à natação, como é o caso das salamandras.

Em relação à sua temperatura corpórea, os anfíbios, assim como os peixes e répteis, são considerados animais heterotérmicos (ou pecilotérmicos). Ou seja, eles não possuem mecanismos para regular a sua temperatura corpórea, tendo geralmente a temperatura do ambiente.

Videoaula sobre seres vivos

Simulado sobre os anfíbios

Conseguiu revisar o conteúdo? Então, teste o que você aprendeu com o nosso simulado sobre os anfíbios. O gabarito sai na hora. Boa sorte!

.

Compartilhe: