Exercícios de Transformação Gasosa – Lista de Física

Treine para o Enem e vestibulares com a lista de exercícios de Transformação Gasosa. O gabarito na hora para você conferir seu desempenho!

Exercícios de transformação gasosa podem aparecer na sua prova do Enem ou de vestibulares. Dessa forma, é muito importante que você treine e chegue preparado nos exames! Mas, antes de começar as questões, que tal dar uma revisada no conteúdo primeiro?

Resumo sobre Transformação Gasosa

A transformação gasosa nada mais é do que modificar as variáveis macroscópicas de um gás, como a Pressão, o Volume e a Temperatura. Por exemplo, ao usar um embolo para pressionar um gás em um recipiente, o Volume deste irá diminuir e ocorrerá mais choques das partículas do gás nas paredes. Consequentemente, a sua Pressão irá aumentar. Além disso, neste caso específico, por conta do aumento da pressão, a temperatura também aumentará.

Contudo, existem transformações gasosas onde uma variável permanece estável. Podemos utilizar como exemplo o mesmo gás dentro de um recipiente com um embolo. Mas, desta vez, não iremos alterar em nada a movimentação desse. Em contrapartida, forneceremos calor ao sistema, aumentando o nível de agitação das partículas. Nesse sentido, a temperatura irá aumentar e consequentemente a pressão também. Porém, o volume do gás permanecerá o mesmo, certo?

São nessas transformações gasosas, onde uma variável permanece estável, que temos 3 tipos bem famosos de fenômenos:

  • Transformação Isobárica
  • Transformação Isotérmica
  • Transformação Isovolumétrica

Antes de resolver os exercícios de transformação gasosa, que tal entender o que cada uma dessa expressão significa?

Transformação Isobárica

A transformação isobárica refere-se à transformação gasosa onde não há variação da Pressão. Em uma transformação isobárica, o volume do gás varia em função da temperatura, e essa variação é diretamente proporcional. Ou seja, se a temperatura aumenta, o volume também aumenta, e vice-versa.

Transformação Isotérmica

Como o nome mesmo já diz, a transformação isotérmica é aquela onde não há variação da Temperatura. Assim, em uma transformação isotérmica observa-se que quanto maior o volume ocupado pelo gás, menor será a pressão do gás sobre o recipiente. E quanto menor o volume ocupado pelo gás, maior será a pressão sobre o recipiente. Ou seja, são variáveis inversamente proporcionais.

Transformação Isovolumétrica

Por fim, temos a transformação isovolumétrica, aquela onde não há variação de Volume. Um dos principais exemplos, e que o Enem adora cobrar, é sobre o funcionamento da panela de pressão. Portanto, tenha em mente que na panela de pressão, mantemos o volume constante. Além disso, aumentamos a temperatura, consequentemente aumentando a pressão em seu interior. Dessa forma, os alimentos são cozidos mais rapidamente.

Vídeo sobre Transformação Gasosa

Antes de resolver os exercícios de transformação gasosa, confira nossa aula especial sobre o tema com o prof. Secco:

Lista de exercícios de Transformação Gasosa

.

Compartilhe: