Exercícios sobre literatura de cordel no Brasil

Teste o seu desempenho e conhecimentos sobre a literatura de cordel no Brasil com um simulado de 10 questões. Bons estudos!

Revise a origem, autores e estilo da literatura de cordel no Brasil para responder ao simulado que preparamos com 10 questões sobre o assunto. O resultado sai na hora!

A Literatura de cordel no Brasil é um gênero literário popular normalmente feito em versos rimados, com estrofes de dez, oito ou seis versos, divididos em variáveis de seis, sete, oito ou dez sílabas poéticas.

Podem ser criados primeiramente de forma oral, onde se incluem improvisos, e depois impressos em folhetos ou panfletos, para serem pendurados ou encadernados com fios de barbante (“cordéis” em Portugal, e daí o nome).

Alguns cordéis são também ilustrados com xilogravuras, por artistas que ficariam famosos no ramo como José Francisco Borges.

A origem dessa literatura remonta à tradição oral da poesia, desde o Trovadorismo, na Idade Média do século XI, até o Renascimento, em meados do século XVI, onde se popularizaram os folhetos contendo relatos orais em versos.

Desse modo, os cordelistas representam os seus versos cantando, acompanhados de instrumentos (como a sanfona, viola ou o pandeiros) ou declamam os seus poemas de forma exaltada e irreverente, para atrair o público das praças e feiras públicas onde costumam se apresentar.

As páginas dos cordéis normalmente trazem poemas longos, mas também podem conter pequenas peças de teatro.

Inseridos pela tradição literária portuguesa, portanto, os cordéis foram se popularizar no Brasil a partir de fins do século XIX, com a impressão de folhetos com temas que resgatavam as tradições populares, as lendas, o folclore, a religiosidade, obras literárias e também eventos fictícios, históricos ou corriqueiros.

Também conhecidos como poetas de bancada ou de gabinete, os maiores expoentes do cordel brasileiro surgiram no Nordeste. Muito comuns em mercados, feiras e festas populares, os seus textos eram exibidos e oferecidos pelos próprios autores. Veja uma seleção de alguns nomes do cordel brasileiro:

  • Leandro Gomes de Barros (1865-1918)
  • João Martins de Athayde (1880-1959)
  • Patativa do Assaré (1909-2002)
  • Zé Limeira (1886 —1954)
  • Seu Lunga (1927 – 2014)
  • Maria das Neves Batista Pimentel (data desconhecida)

Videoaula sobre literatura de cordel no Brasil

A professora Camila Zuchetto Brambilla apresenta uma videoaula sobre a literatura de cordel no Brasil para que você possa fixar melhor esse conteúdo. Assista:

Simulado sobre literatura de cordel no Brasil

Pronto para resolver as questões? Boa sorte!

.

Compartilhe: