Exercícios sobre membrana plasmática e envoltórios celulares

Preparamos um simulado para você descobrir se está afiado em citologia. Responda 10 questões sobre a membrana celular e confira na hora o gabarito!

A membrana plasmática é a estrutura que delimita a célula. Além dela, há também outros envoltórios celulares que ajuda a proteger as células. Vem com a gente revisar a estrutura da membrana plasmática e suas funções para depois resolver o simulado e testar o que você aprendeu!

O Enem e os vestibulares vão querer saber se você conhece outras funções dela, se entende sua estrutura e se conhece outros envoltórios celulares. Sendo assim, revise este conteúdo de biologia para mandar bem no Enem e nos vestibulares!

A membrana plasmática é uma estrutura muito fininha que mede cerca de 8nm (não esqueça que 1nm = 0,000001 mm). Por conta disso, essa estrutura só pode ser visualizada detalhadamente por microscópio eletrônico.

A membrana celular é composta de uma bicamada de fosfolipídios, proteínas e carboidratos. Nas células de animais, além desses componentes, também encontramos colesterol permeando a membrana e dando elasticidade a ela.

Os fosfolipídios são os principais componentes da membrana. Sua estrutura e composição química permitem, ao mesmo tempo, delimitar a célula e tolerar sua permanência em um meio aquoso. Os fosfolipídios possuem duas partes: uma parte apolar, composta de lipídio, e uma parte polar, composta por um fosfato ligado a uma colina (substância nitrogenada).

Esses componentes estão dispostos em duas camadas, que chamamos de bicamada de fosfolipídios. Esse arranjo faz com que as partes apolares dos fosfolipídios estejam voltados para dentro da bicamada (fazendo o papel de isolante) e suas partes hidrofílicas e polares estejam voltadas para o interior e o exterior das células, onde encontramos grande quantidade de água.

Permeando os fosfolipídios, há proteínas, exercendo diferentes papeis. As proteínas integrais atravessam completamente a membrana, interligando o meio interno e o meio externo da célula. Em geral, as proteínas integrais têm a função de transporta substâncias através das membranas, já que muitas são grandes demais para passar entre os fosfolipídios.

Há também as proteínas periféricas. Estas, geralmente, possuem a função de se ligarem a substâncias extracelulares, identificando-as e desencadeando alguma atividade na célula.

Por fim, os carboidratos (ou glicídios) estão presentes na face externa das membranas das nossas células. Eles podem se encontrar ligados aos fosfolipídios ou às proteínas. Nas células animais, esses glicídios formam a glicocálix.

Introdução à membrana plasmática

Veja agora com a professora Juliana Evelyn Santos um resumo com o essencial da parede celular para você gabaritar na prova.

Simulado sobre membrana plasmática e envoltórios celulares

.

Compartilhe: