Exercícios sobre o início do Modernismo no Brasil

Responda 10 questões para testar o que você sabe sobre o início do Modernismo no Brasil. O gabarito é instantâneo. Boa sorte!

Revise os principais pontos do início do Modernismo no Brasil, incluindo a Semana de Arte Moderna e os artistas e intelectuais envolvidos nesse evento. Trata-se de um dos conteúdos mais recorrentes nas provas de Linguagens do Enem.

Nesta aula de Literatura para o Enem você vai fazer uma revisão do conteúdo sobre o início do Modernismo no Brasil. Para tanto, além do panorama artístico da época, vamos revisar também o seu contexto histórico. Sendo a Semana de Arte Moderna o marco inicial do Modernismo brasileiro, esse evento será um dos principais assuntos abordados ao longo do texto.

O Brasil passava por profundas modificações sociais, políticas e econômicas no início do século XX. Entretanto, no terreno artístico não caminhava com a mesma velocidade.

É certo que o Simbolismo e as obras do Pré-Modernismo conferiram à literatura nacional novas perspectivas e roupagens. Todavia, o conservadorismo ainda caracterizava as artes brasileira. Assim, os pintores ligados ao século passado e o Parnasianismo de Olavo Bilac e seus contemporâneos ainda eram muito admirados. Nesse sentido, pode-se dizer que a arte brasileira era conservadora e indiferente às rupturas que a Europa e os Estados Unidos imprimiam à arte no início do século XX.

Por outro lado, havia um número significativo de jovens artistas brasileiros em contato com as mudanças que ocorriam na arte estrangeira, as chamadas vanguardas europeias. Paralelamente a isso, eram influenciados pelo nacionalismo, já presente na nossa arte desde o final do século anterior (com os temas mais associados ao Romantismo).

A primeira exposição de arte não acadêmica realizada no Brasil foi feita por um estrangeiro, Lasar Segall, em 1913, nas cidades de São Paulo e Campinas. Entretanto, apesar do pioneirismo de Segall, suas mostras não causaram grande repercussão, provavelmente por ter sido muito prematura para a arte brasileira.

Em 1922, possivelmente através de uma sugestão de Di Cavalcanti, a Semana de Arte Moderna seria realizada. Trata-se do ponto de início do Modernismo brasileiro e de um evento cujos desdobramentos mudariam as artes brasileiras desse momento em diante.

Reunindo diversas atividades, como leituras de poemas, espetáculos de dança e de teatro e exposição de artes plásticas, o evento iria sacudir a São Paulo dos anos 1920. Ao mesmo tempo que conferiu uma nova dimensão às artes brasileiras, a Semana de Arte Moderna também polemizou e escandalizou. Adeptos das tradições acadêmicas e do conservadorismo manifestaram sua repulsa, indignação e aversão ao evento. Teceram críticas ácidas e nada amistosas às atividades artísticas desenvolvidas na Semana.

Mesmo não tendo a repercussão que posteriormente foi atribuída a ela, o evento foi bastante significativo por reunir artistas talentosos e com sede de renovações. Logo após sua realização, importantes artistas que dela participaram partiam para a Europa, enquanto outros nomes fundamentais dessa fase de nosso Modernismo chegavam do referido continente.

Videoaula sobre a Semana de Arte Moderna

Para entender melhor a Semana de Arte Moderna no contexto do início do Modernismo, assista à videoaula a seguir, com o professor Anderson Rolo!

Simulado sobre o início do Modernismo no Brasil

Agora que você refrescou a memória, vamos para o simulado!

.

Compartilhe: