Exercícios sobre a teoria das placas tectônicas

Você conhece a teoria das placas tectônicas? Avalie o seu desempenho nesta matéria com um simulado de 10 questões!

A teoria das placas tectônicas foi fundamental para a explicação da separação dos continentes e também para justificar eventos que ocorrem até hoje no planeta Terra.

Muitos eventos ocorreram até chegarmos ao estágio atual da formação dos continentes. A teoria das placas tectônicas é a responsável por explicar a movimentação da crosta terrestre e suas fragmentações, além de comprovar de fato a teoria da deriva continental.

Teoria da deriva continental

A teoria da deriva continental, postulada por Alfred Wegener em 1912, dizia que um dia os continentes foram apenas uma grande massa continental chamada “Pangea”. Segundo Wegener, com o passar dos anos, esta grande massa foi se fragmentando até chegarmos ao estágio atual da formação e distribuição dos continentes.

Esta teoria, apesar de se basear em algumas evidências de estudos empíricos, passou a ser completamente aceita pelo meio científico somente após a Segunda Guerra mundial. Com o avanço das técnicas de mapeamento e o aperfeiçoamento das tecnologias utilizadas para este tipo de estudo, foi possível perceber que a crosta terrestre possui fragmentações, dividindo-se em placas.

As placas tectônicas

As placas tectônicas encontram-se divididas em 14 placas principais e outras 38 menores. É importante lembrar que o tamanho das placas não define a frequência e a intensidade das atividades tectônicas.

Muitas áreas de encontro de placas menores possuem grande atividade tectônica. Como exemplo das placas principais, temos a Placa Sul-Americana, a Placa Africana e a Placa Euro-Asiática. Como exemplo das placas menores temos a Placa das Marianas.

No conteúdo escolar, as placas tectônicas mais estudadas são: Placa Sul-Americana, Placa de Nazca, Placa do Pacífico e Placa Euro-Asiática. 

Mas como as placas tectônicas conseguem se movimentar? A movimentação das placas tectônicas se dá por conta das correntes de convecção do magma. Essas correntes permitem que o calor do núcleo da Terra chegue até as camadas mais externas, gerando sua movimentação.

Videoaula sobre a teoria das placas tectônicas

O movimento das Placas Tectônicas pode ocorrer de formas diferentes, acarretando em efeitos também diferentes para a superfície terrestre. Veja agora com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, sobre as placas tectônicas:

Simulado sobre a teoria das placas tectônicas

Agora que você revisou este conteúdo, é hora de testar o que aprendeu com um simulado! O gabarito sai na hora. Boa sorte!

.

Compartilhe: