Exercícios sobre reações radioativas

Teste seus conhecimentos com um simulado de química sobre reações radioativas!

radioatividade é um fenômeno que envolve a atividade do núcleo dos átomos, sendo primordialmente um processo natural. Ela representa a capacidade que certos átomos apresentam de emitir radiações eletromagnéticas e partículas de seus núcleos instáveis, com a finalidade de adquirir estabilidade.

Com isso, a emissão de partículas faz com que o átomo radioativo de certo elemento químico se transforme em um átomo de outro elemento químico diferente.

Emissão de radioatividade

As partículas radioativas emitidas pelo núcleo dos diferentes átomos são classificadas em três tipos: α, β e ondas γ.

Cada uma dessas emissões tem características e propriedades distintas. Sendo assim, a descoberta dessas emissões e seus efeitos foi muito importante para a evolução tecnológica da humanidade. Isso porque suas propriedades permitiram que elas fossem usadas em várias áreas, como na medicina, na agricultura, na arqueologia, na indústria etc.

Dessa maneira, antes de estudarmos os usos da radioatividade, é importante que você relembre algumas das características dessas emissões.

Emissões alfa (α)

São formadas por partículas com cargas elétricas positivas, e constituídas por dois prótons e dois nêutrons. Já que possuem uma grande massa, sua velocidade média equivalente a 20.000km/s. Apesar disso, as partículas alfa têm um pequeno poder de penetração, bastando a pele ou uma folha de papel para detê-las.

Emissões beta (β)

São partículas com cargas negativas e massa desprezível. São muito velozes, apresentando 95% da velocidade da luz. Além disso, possuem poder de penetração cerca de 50 a 100 vezes mais penetrantes que as partículas alfa. São também muito mais penetrantes, precisando de um centímetro de alumínio ou 2 milímetros de chumbo para detê-las. Sendo assim, seu poder de penetração no corpo humano também é maior, podendo chegar a 2 centímetros.

Emissões gama (γ)

São ondas eletromagnéticas da mesma natureza da luz, sendo semelhantes aos raios X. Não apresentam carga elétrica e não possuem massa.

Por conta disso, essas emissões possuem uma velocidade igual à da luz, equivalente a 300.000km/s, e seu poder de penetração é muito alto. Podem ser detidas por 5 cm de chumbo. Causam danos muito sérios ao corpo humano, muitas vezes irreversíveis.

No vídeo apresentado pela professora Larissa Sousa Campos, você vai entender melhor as aplicações, poder de penetração e benefícios da radioatividade. Assista:

E então, recapitulou a matéria e já está pronto para responder ao simulado? Preparamos 10 questões para que você possa testar os seus conhecimentos. O gabarito sai na hora!

.

Compartilhe: