Filosofia pré-socrática – Exercícios

Confira como estão seus conhecimentos sobre filosofia pré-socrática com nossa lista de exercícios! São 10 questões para treinar para o Enem e vestibulares!

Os filósofos pré-socráticos estão entre os conteúdos que caem nas questões de humanas do Enem e de vestibulares. Por isso, trouxemos um resumo e uma lista de exercícios sobre filosofia pré-socrática.

Resumo sobre filosofia pré-socrática

Os pré-socráticos foram os primeiros a desenvolverem o que chamaríamos de filosofia grega. Eles se preocuparam em explicar o mundo de maneira racional. Isso significa que eles argumentavam sobre a natureza das coisas sem se basearem em mitos ou elementos sobrenaturais.

Por buscarem entender a organização racional do universo, de maneira diferente do pensamento mítico, os pré-socráticos realizavam o estudo do cosmos. Isso porque eles se utilizavam de princípios e leis que o regem o próprio universo para explicar tudo ao seu redor.

Da mesma maneira, a filosofia pré-socrática tentava encontrar uma relação de causalidade entre os fenômenos da natureza, isto é, buscavam explicar o porquê de as coisas acontecerem. Além disso, buscava um princípio ou elemento primordial a partir do qual explicariam os fenômenos naturais. Esse princípio era chamado de Arché.

Escolas pré-socráticas

Podemos classificar a filosofia pré-socrática em diferentes escolas a partir do foco e de seu local de desenvolvimento. As principais são a Jônica, a Pitagórica, a Eleática e a Atomista.

  • Escola Jônica: fundada por Tales de Mileto, essa escola desenvolveu-se na Jônia. Seus adeptos acreditavam que uma substância única deu origem a tudo o que há no cosmos.
  • Escola Pitagórica: desenvolveu-se no atual sul da Itália e seu principal filósofo foi Pitágoras de Samos. Ele afirmava que os números são as essências das coisas e suas investigações da física e matemática eram misturadas com misticismo.
  • Escola Eleática: seu nome é derivado da cidade de Eleia e seus principais pensadores foram Parmênides, Zenão e Melisso. Ao contrário das outras escolas, não procuravam uma explicação da realidade baseada na natureza. Suas preocupações eram mais abstratas e apresentaram o primeiro sopro de uma lógica e de uma metafísica.
  • Escola Atomista: o filósofo de maior destaque desta escola foi Demócrito. Ele propôs que todo objeto físico é composto por átomos e vácuo que se organizavam em diferentes formas. Inclusive, foi Demócrito que utilizou o termo “átomo” pela primeira vez.

Videoaula

Para complementar sua revisão, assista à videoaula do nosso canal e, em seguida, resolva os exercícios sobre filosofia pré-socrática:

Exercícios sobre filosofia pré-socrática

.

Compartilhe: