Hora de ver as dicas básicas de Introdução aos Logaritmos. Confira as Definições e Propriedades, e aprenda a resolver as questões que mais caem no Enem
O estudo dos logaritmos é um pesadelo para a maioria dos alunos, mas hoje a gente te mostra que não é tão complicado assim! Inclusive, entender esse assunto pode ser seu trunfo. A dica é começar pela Introdução aos Logaritmos.
Introdução aos logaritmos:
Para início de conversa, podemos afirmar que um logaritmo é o inverso de uma exponencial. Confira com o professor Sérgio Sarkis um resumo bem rápido para você começar a dominar os Logaritmos:
Muito boa esta aula do professor Sarkis com a Introdução aos Logaritmos. Têm mais resumos de matemática com ele no canal do Curso Enem Gratuito.
Calcular logaritmo é uma operação matemática como qualquer outra. Porém, como não é sempre que nos deparamos com ela, seu cálculo se torna estranho aos nossos olhos. Por isso, vem com a gente que você vai ver que não é tão difícil assim!
Antes de continuar com a introdução aos logaritmos, é importante dominar bastante as equações exponenciais. Temos uma aula sobre esse tem aqui no canal, corre lá! Quando falamos que dois ao quadrado vale quatro, estamos trabalhando com uma operação matemática chamada potência. Qual o valor que você daria ao expoente para que dois elevado a ele desse seis? É para saber resultados como esse que existem os logaritmos.
Quando você diz que “dois elevado a x é igual a seis”, você está dizendo que “log na base dois de seis vale x”. O professor explica melhor na lousa. A operação de logaritmo e a de exponencial são uma a inversa da outra.
Então, se ficou difícil pra você até agora, a dica do professor Sarkis é você voltar uma casa e ver agora o resumo sobre as Equações Exponenciais:
E agora, melhorou para você compreender? Vamos, então, avançar um pouco mais. Mas, se precisar veja de novo antes de continuar.
O que é um Logaritmo
Veja agora as consequências das Definições e Propriedades dos Logaritmos.
Gostou das aulas do professor Sérgio Sarkis? Ele é um campeão no Ensino da Matemática.
Simulado Enem: Introdução aos Logaritmos
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UFRGS/2017)
Se log5 x = 2 e log10 y = 4, então é
:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre função logarítmica para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNCISAL/2019)
A Escala Richter, utilizada para medir a magnitude dos terremotos, foi proposta em 1935 pelo sismólogo Charles Francis Richter, que pretendia, inicialmente, empregá-la apenas para medir abalos que ocorressem no sul da Califórnia. A equação proposta por Richter pode ser formulada de várias formas, conforme as variáveis que se adotem para compor a equação. No caso da energia mecânica liberada por um terremoto – E –, em kWh, a magnitude do terremoto – M – é expressa por
, em que E0 = 7 x 10–3 kWh.
Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br.
Acesso em: 3 nov. 2018 (adaptado).Sabendo-se que, em 2014, um terremoto de magnitude 8 foi registrado no litoral do Alasca, qual é o valor da energia mecânica liberada nesse terremoto?
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre função logarítmica para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(IFBA/2019)
A classificação do som como forte ou fraco está relacionada ao nível de intensidade sonora, medida em watt/m2. A menor intensidade sonora audível ou limiar de audibilidade possui intensidade I0 = 10–12W/m2. A relação entre as intensidades sonoras permite calcular o nível sonoro do ambiente que é dado em decibéis. Em virtude dos valores das intensidades serem muito pequenos ou muito grandes, utiliza-se as noções de logaritmos na seguinte fórmula capaz de calcular níveis sonoros:
onde:
NS = Nível sonoro
I = Intensidade de som considerada
I0 = Limiar de audibilidade
Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/
medindo-intensidade-dos-sons>. Acessado em 08 de agosto de 2018.Com base no texto acima, podemos afirmar que o nível sonoro em uma avenida de tráfego intenso com intensidade de som I = 108, em W/m2, é igual a:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre função logarítmica para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UNIFOR CE/2018)
Desde tempos imemoriais, o homem vem buscando formas de medir e quantificar fenômenos naturais. Nesse processo, desenvolveu ferramentas físicas e abstratas para auxiliá-lo. Uma dessas ferramentas desenvolvidas foi o logaritmo na base 10, representado aqui por log. A medida da magnitude R de um terremoto, medido pela escala Richter, é
, onde a é a amplitude (em micrômetros) do movimento vertical do solo, que é informado em um sismógrafo; T é o período do abalo sísmico em segundo; e B é a amplitude do abalo sísmico, com distância crescente partindo do centro do terremoto. Em 16 de setembro de 2015, um terremoto de magnitude 8,3 atingiu o Chile, próximo a região de Valparaíso, deixando várias vítimas. Em 08 de setembro de 2017, um terremoto de magnitude 5,3 atingiu a região norte do Japão.
Sabendo que os dois terremotos acima tiveram a mesma amplitude B e período T, podemos afirmar que o terremoto no Chile foi
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre função logarítmica para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(FGV /2018)
As funções logarítmicas f, g, h, p são dadas por f(x) = 10 + log x, g(x) = 10log x, h(x) = log(10x) e p(x) = log(x + 10). Observe os gráficos a seguir:
Os gráficos I, II, III e IV correspondem, respectivamente, às funções
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre função logarítmica para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UEG GO/2018)
Considerando-se as funções f(x) = 2x e g(x) = log2 x, constata-se que
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre função logarítmica para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UFRGS/2018)
Leia o texto abaixo, sobre terremotos.
Magnitude é uma medida quantitativa do tamanho do terremoto. Ela está relacionada com a energia sísmica liberada no foco e também com a amplitude das ondas registradas pelos sismógrafos. Para cobrir todos os tamanhos de terremotos, desde os microtremores de magnitudes negativas até os grandes terremotos com magnitudes superiores a 8.0, foi idealizada uma escala logarítmica, sem limites. No entanto, a própria natureza impõe um limite superior a esta escala, já que ela está condicionada ao próprio limite de resistência das rochas da crosta terrestre. Magnitude e energia podem ser relacionadas pela fórmula descrita por Gutenberg e Richter em 1935:
log(E) = 11,8 + 1,5M onde: E = energia liberada em Erg ; M = magnitude do terremoto.
Disponível em: <http://www.iag.usp.br/
siae98/terremoto/terremotos.htm>.
Acesso em: 20 set. 2017.Sabendo que o terremoto que atingiu o México em setembro de 2017 teve magnitude 8,2, assinale a alternativa que representa a melhor aproximação para a energia liberada por esse terremoto, em Erg.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre função logarítmica para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(Universidade Iguaçu RJ/2018)
A população em uma cultura bacteriana, que era inicialmente de 160 bactérias, dobra a cada 3 horas.
Usando log2 52,3 se preciso, é correto descrever o tempo aproximado T (em horas) até que a população chegue a n bactérias pela função
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre função logarítmica para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(ENEM/2018)
Em março de 2011, um terremoto de 9,0 graus de magnitude na escala Richter atingiu o Japão matando milhares de pessoas e causando grande destruição. Em janeiro daquele ano, um terremoto de 7,0 graus na escala Richter atingiu a cidade de Santiago Del Estero, na Argentina. A magnitude de um terremoto, medida pela escala Richter, é
, em que A é a amplitude do movimento vertical do solo, informado em um sismógrafo, A0 é uma amplitude de referência e log representa o logaritmo na base 10.
Disponível em: http://earthquake.usgs.gov.
Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).A razão entre as amplitudes dos movimentos verticais dos terremotos do Japão e da Argentina é
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre função logarítmica para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UFPR/2017)
Suponha que a quantidade Q de um determinado medicamento no organismo t horas após sua administração possa ser calculada pela fórmula:
sendo Q medido em miligramas. A expressão que fornece o tempo t em função da quantidade de medicamento Q é:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre função logarítmica para acertar na hora da prova!
.
Mandou bem e acertou todas as questões do Simulado sobre as Funções Logarítmicas? Parabéns!
Mas, se você não conseguiu acertar pelo menos sete dos dez exercícios, é hora de revisar mais um pouco. Confira aqui mais um resumo gratuito de Logatítmos.
ni