Você sabe como funciona o GPS? Vem com a gente revisar esse assunto de geografia que pode aparecer no Enem e nos vestibulares!
Criado para facilitar a localização e para o planejamento de estratégias de guerra, o GPS foi revolucionário na questão da localização na superfície terrestre. Vamos descobrir mais sobre este sistema!
O que é GPS
Atualmente, o GPS é fundamental quando falamos de localização na superfície terrestre. Presente em diversos dispositivos, inclusive em aplicativos de celulares, este sistema facilitou e muito os métodos utilizados para localização dos pontos do globo. O GPS nos possibilitou a criação de mapas de grande qualidade e precisão utilizados para diversas finalidades.
Sigla de Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global, o GPS nos auxilia com informações sobre a localização dos pontos na superfície terrestre captadas por meio de satélites. O sistema pode, por exemplo, informar a localização precisa de qualquer indivíduo.
Antes da criação do GPS, os instrumentos utilizados para localização na superfície terrestre já foram dos mais diversos, incluindo o astrolábio, utilizado nas grandes navegações e a bússola. Estes instrumentos foram utilizados para confecção de mapas que entregavam uma incrível precisão, porém não tão exatos como os gerados através do GPS.
História do GPS
A história do GPS começa a dar pequenos passos em 1957, com o lançamento do satélite Sputnik I pela União Soviética, primeiro satélite artificial da história. O lançamento do Sputnik propiciou os primeiros estudos de localização com uso de satélites.
A partir de muitas pesquisas, ficou comprovado que este satélite emitia ondas sobre a superfície terrestre que poderiam ser combinadas com o sistema de coordenadas geográficas para fins de localização.
Mesmo com todos os estudos soviéticos sobre a utilização de satélites para fins de localização, quem de fato colocou em prática este tipo de sistema foi os Estados Unidos. O projeto teve o intuito de sair a frente da União Soviética, tendo em vista que este era o período de disputas estratégicas entre os dois países, conhecido como guerra Fria.
O projeto criado pelos estados Unidos, foi intitulado de NAVSTAR e desenvolvido três anos depois, em 1960 pelo Departamento de Defesa do país. Este projeto, que tinha como finalidade utilizar o GPS no planejamento estratégico das guerras promovidas pelo exército dos Estados Unidos.
Após seu aperfeiçoamento na década de 90, devido ao seu sucesso, as informações geradas pelo GPS foram disponibilizadas para o uso civil. Deste modo, passou a operar através de dispositivos receptores dos dados cruzados pelos satélites artificiais em conjunto com o sistema de coordenadas geográficas.
O total de satélites colocados em órbita foi de 24 com mais 4sobressalentes, caso algum tivesse seu funcionamento interrompido por algum problema. Estes satélites foram lançados a uma altitude de 19.000 km e a ideia de utilizar esta quantidade era cobrir toda a superfície terrestre. Dessa forma, o GPS poderia ser utilizado em todas as partes do globo.
Diferentes tipos de GPS
Vale ressaltar que o GPS é um sistema operado pelos Estados Unidos. Desta forma, as ferramentas que utilizam dados mais simples conseguem obter as informações em tempo real, como por exemplos os aplicativos de localização de telefones celular.
Já dispositivos que necessitam de maior precisão, não conseguem utilizar estes dados sem uma pré autorização, por conta das medidas restritivas de segurança. Outros países possuem sistemas de localização que possuem a mesma função, porém são nomeados de outras formas.
Além das funções básicas de localização, o GPS pode ser utilizado, por exemplo, para o georreferenciamento dos mais diversos tipos de áreas, como na agricultura e também para obter percursos e rotas.
Videoaula sobre GPS
Para fixar o conteúdo e aprender mais, veja a aula de GPS do prof. Carrieri:
Exercícios
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UFPR/2018)
Alguns aplicativos instalados em dispositivos móveis permitem que mapas digitais e imagens de satélite sejam utilizados para encontrar caminhos, locais de interesse, desvios e alertas de acidentes, de fiscalização ou até mesmo de trânsito intenso. A informação georreferenciada é cada vez mais comum também em apps que oferecem produtos, serviços e relacionamentos sociais. […] Atualmente encontram-se em funcionamento os sistemas de navegação por satélite norte-americano (GPS) e russo (GLONASS), e estão parcialmente implantados os projetos de navegação por satélite europeu (GALILEO), chinês (COMPASS ou BeiDou-2) e, mais recentemente, o japonês (MICHIBIKI).
A respeito da tecnologia de navegação por satélite, considere as seguintes afirmativas:
1- É a mais importante fonte de dados de navegação terrestre, pois fornece tanto a posição geográfica quanto a atualização da base de dados geográficos dos aparelhos celulares (arruamento, pontos de interesse, direções de vias, entre outros).
2- A informação enviada pelos satélites até o aparelho receptor (smartphone ou tablet, por exemplo) se propaga por ondas eletromagnéticas e independe da existência de rede de internet.
3- A existência de várias constelações artificiais de sistemas de posicionamento por satélites tende a tornar o sistema impreciso, devido às interferências entre os sinais emitidos pelos diferentes satélites.
Assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UEFS BA/2018)
Uma empresa anunciou que a partir de 2018 celulares deverão ter um GPS (Sistema de Posicionamento Global) com precisão de até 30 centímetros. Essa situação vai ser benéfica principalmente para quando estamos sendo guiados em ruas que ficam lado a lado, caso de grandes avenidas em que existe uma pista local, uma expressa e uma central. Os GPS atuais raramente acertam em qual das três você está.
(https://tecnologia.uol.
com.br, 08.10.2017.
Adaptado.)O funcionamento do GPS é possível devido ao emprego de
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UFRGS/2016)
Considere as afirmações abaixo, sobre o Sistema de Posicionamento e Navegação Global, mais conhecido pela sigla em inglês GPS.
I. O sistema é composto por três segmentos: espacial (os satélites em torno da Terra); controle terrestre (estações de monitoramento e recepção na superfície) e usuários (através de aparelhos receptores exclusivos ou incorporados em outros).
II. O desenvolvimento do sistema de telefonia móvel (celular) foi o grande impulsionador para a criação de GPSs, uma vez que, sem smartphones, esses sistemas provavelmente não existiriam ou teriam aplicação extremamente limitada.
III. Os satélites de GPS possuem órbita fixa e sua disposição permite ao aparelho, na mão do usuário, captar informação de, pelo menos, quatro deles, permitindo assim o cálculo das coordenadas geográficas.
Quais estão corretas?
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(ACAFE SC/2015)
A orientação e a localização no espaço geográfico são aspectos importantes não só para a Geografia, mas também para outras atividades humanas.
Sobre estes aspectos, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ENEM/2015)
O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia ensina indígenas, quilombolas e outros grupos tradicionais a empregar o GPS e técnicas modernas de georreferenciamento para produzir mapas artesanais, mas bastante precisos, de suas próprias terras.
LOPES, R.J. O novo mapa da floresta. Folha de S. Paulo, 7 maio 2011 (adaptado).
A existência de um projeto como o apresentado no texto indica a importância da cartografia como elemento promotor da
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UDESC SC/2014)
Analise as proposições em relação à localização e à orientação na superfície terrestre.
I. Pode-se orientar pela Lua, porque ela surge sempre no Oeste e põe-se no Leste.
II. As estrelas não são pontos confiáveis para a orientação, com exceção do Cruzeiro do Sul, que não realiza movimento.
III. O GPS é dotado de um receptor de pelos menos três satélites para definir a sua posição o que o torna mais preciso que uma bússola.
IV. Latitude é a distância medida em graus do Meridiano de Greenwich a um lugar qualquer da superfície terrestre.
V. Os pontos subcolaterais ficam entre os cardeais e os colaterais.
Assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UERJ/2012)
Parece improvável, mas é verdade: o Polo Norte Magnético está se movendo mais depressa do que em qualquer outra época da história da humanidade, ameaçando mudar de meios de transporte a rotas tradicionais de migração de animais.
O ritmo atual de distanciamento do norte magnético da Ilha de Ellesmere, no Canadá, em direção à Rússia, está fazendo as bússolas errarem em cerca de um grau a cada cinco anos.
Adaptado de O Globo, 08/03/2011
O fenômeno natural descrito acima não afeta os aparelhos de GPS – em português, Sistema de Posicionamento Global.
Isso se explica pelo fato de esses aparelhos funcionarem tecnicamente com base na:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UFAM/2010)
A novela da Rede Globo “Caminho das Índias”, mostrou na cena do dia 23 de maio, a seguinte situação: “Após ganhar alguns presentes e flores de Ramiro, Melissa fica muito desconfiada da atitude ‘bondosa’ e pega o carro dele para ver no GPS os lugares que o marido foi – assim, descobre que o presidente da Cadore estacionou o carro em frente ao prédio de Gaby tarde da noite”.
http://www.tudoagora.com.br/noticia/19231/Novelas-da-Globo-Caminho-das-Indias-
Melissa-descobre-traicao-de-Ramiro-eagride-Gaby.html – Acesso em: 1 set. 2009Sobre o GPS, leia as assertivas abaixo e assinale somente as que estão corretas:
I. O GPS é considerado, atualmente, a mais moderna e precisa ferramenta de determinação da posição de um ponto da superfície terrestre. É um termo em inglês que significa Global Positioning System.
II. O GPS permite apenas o monitoramento de deslocamentos realizados em pequenas distâncias de um ponto para outro, em linha reta.
III. O GPS é um instrumento de orientação utilizado apenas em automóveis importados.
IV. O GPS representa uma tecnologia desenvolvida inicialmente para fins bélicos. Foi durante a Guerra do Golfo que sua aplicação obteve sucesso.
V. GPS é um sistema que se baseia na utilização de mapas e cartas milimetricamente representadas em um gráfico de escalas pequenas.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(FMJ SP/2008)
REDE BRASILEIRA DE MONITORAMENTO CONTÍNUO (RBMC)
Considerando-se as várias formas da aplicabilidade do sistema de GPS (Sistema de Posicionamento Global) e a sua situação na RBMC, pode-se afirmar que
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(IFGO/2011)
Sobre mapas e cartas geográficos seus elementos e classificações, assinale o que for incorreto:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
Sobre o(a) autor(a):
Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22