If clauses: o que são, regras e exemplos

Aprenda a utilizar as if clauses nesta aula da série “Inglês para o Enem”! Confira a aula em texto e vários exemplos no vídeo da professora Anis.

As if clauses são orações que indicam uma condição e uma consequência. São frases que tratam de situações hipotéticas, que podem ter acontecido ou não. Na sexta aula da série “Inglês para o Enem” você vai aprender a identificar 3 tipos diferentes de if clauses.

As if clauses

Em inglês, utilizamos if clauses quando queremos estabelecer uma relação de condição entre diferentes frases que possuem dependência entre si. Portanto, essas orações podem aparecer em diferentes tempos verbais.

Presente

A estrutura de if clauses no presente é utilizada quando uma condição do presente gera consequências no presente ou no futuro. Por exemplo:

“If I study a lot, I do well on tests” (Se eu estudar bastante, vou bem nas provas).

Também poderíamos dizer:

“If I study a lot, I will do well on tests” (Se eu estudar bastante, irei bem nas provas).

Note que, com a vírgula, a frase está dividida em duas partes. A primeira (“If I study a lot”) indica a condição, e a segunda (“I do well on tests”) é a consequência. Também poderíamos inverter a ordem da frase, com a consequência antes da condição:

“I do well on tests If I study a lot” (Eu vou bem nas provas se estudar bastante).

Passado

A segunda situação ocorre quando uma condição no passado poderia ocasionar determinada consequência. Nesses casos, para expressar a consequência, utilizamos o verbo auxiliar would seguido de um verbo no infinitivo. Por exemplo:

“If I didn’t study, I would fail the test” (Se eu não estudasse, eu falharia no teste).

Passado perfeito

Por fim, no último tipo de if clauses, estamos falando de um passado distante, que no inglês é o past perfect. Portanto, é uma condição que ocorreu num passado distante e que teria ocasionado determinada consequência. Para expressar a consequência, utilizamos a construção would have seguida de um verbo no infinitivo. Por exemplo:

“If I had studied, I would have learned” (Se eu tivesse estudado, teria aprendido).

Vídeo sobre if clauses

Para entender melhor e ver mais exemplos de if clauses, confira o vídeo da profe Anis:

Sobre o(a) autor(a):

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestranda em História na mesma universidade. Também é redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.

Compartilhe: