Inequação produto é toda inequação onde exista um produto de termos, ou seja, uma multiplicação.
Nesta aula você vai aprender a resolver inequação produto e inequação quociente através de resoluções de exemplos e exercícios do Enem ou vestibular.
Essas resoluções envolvem alguns conceitos que você já aprendeu anteriormente, como função do 1°grau e seu estudo de sinal, a regra de sinais da multiplicação e divisão e a montagem de quadro de sinais para análise de intervalos. Você já está se descabelando?
Então pare! Ao longo dessa aula, vamos aprender um pouco mais sobre a linguagem matemática e o que é inequação produto e inequação quociente. Vamos lá?
O que é uma Inequação Produto?
Uma Inequação produto é uma Inequação representada pelo produto de dois fatores na forma: f(x) . g(x) > 0, por exemplo.
Nosso exemplo para a resolução da inequação produto acima é a seguinte:
(x – 1).(x+4) > 0
Essa inequação é uma inequação produto.
Linguagem matemática
Antes de continuarmos com a resolução da inequação produto, vamos revisar alguns conceitos:
- Produto: palavra que define o resultado de uma multiplicação.
- Fatores: são os números que estão sendo multiplicados.
- Multiplicação: operação que representamos pelo símbolo X (vezes) . Esse símbolo foi substituído pelo ponto em função da padronização científica.
Resolvendo a inequação
Agora que você já relembrou esses conceitos, estamos preparados(as) para continuar a resolução de nosso exemplo:
(x – 1). (x+4) > 0
1º passo: Separamos os termos da inequação produto em duas funções e cada uma delas é uma função Afim ou 1º grau:
f(x). g(x) > 0
(x – 1) . (x + 4) > 0
Comparando as duas expressões acima, podemos dizer que:
f(x) = x – 1 e g(x) = x + 4
2º passo: É necessário que se faça o estudo do sinal de cada função.
Vamos começar por f(x):
f(x) = x – 1
f(x) = ax + b Forma geral da função de 1º grau ou Afim.
Relembrando:
a: coeficiente linear que dá o crescimento da reta da função.
a > 0: é uma função crescente.
a < 0: é uma função decrescente.
Então f(x) é uma função crescente pois a = 1.
Raiz da função
Para a continuidade do estudo do sinal dessa função é necessário que a gente calcule a raiz da função.
A raiz da função é o mesmo que o valor de x quando f(x) = 0.
f(x) = x – 1
x – 1 = 0
x = 1
Esse valor nos dá o ponto onde a reta da função corta o eixo x.
Agora podemos representar graficamente f(x) com o estudo de seu sinal:
Com a representação gráfica da função f(x) apresentada acima, concluímos o estudo de sinais do primeiro fator da Inequação produto.
Função g(x)
Apesar de termos construído o gráfico da inequação, não terminou ainda a procura de nossa resolução. Vamos fazer o mesmo estudo só que da função g(x):
g(x) = x + 4
Essa função é crescente porque a = 1, valor positivo.
A raiz dessa função é:
g(x) = x + 4
x + 4 = 0
x = – 4
Com essas informações vamos construir a análise de sinal gráfica:
Determinando a solução da Inequação produto:
Agora que temos a análise de sinal das duas funções f(x) e g (x), temos que construir o quadro de sinais:
O quadro de sinais consiste em colocar cada função em um eixo e após usar a regra de sinais da multiplicação. Lembra dela?
- Fatores com sinais iguais temos um produto positivo
- Fatores com sinais diferentes temos um produto negativo.
Veja como é fácil montar e analisar o quadro de sinais.
- Colocamos o estudo do sinal de cada função, aquela representação gráfica que fizemos acima, uma sobre a outra.
- Abaixo delas desenhamos um eixo que representará a solução.
- Analisamos os sinais pela regra de sinais da multiplicação: menos com mais é igual menos, mais com mais é igual a mais e menos com menos é igual a mais.
- Temos que definir também que tipo de intervalo será. Esse intervalo será aberto ou fechado dependendo da condição de desigualdade dada pela inequação produto. Nesse sentido teremos intervalos abertos pois a inequação é maior que zero, isto é, sua solução deverá ser positiva.
Quadro de sinais
Pela regra de sinais da multiplicação podemos identificar que a solução positiva para a inequação produto:
- Todos os valores menores que – 4.
- E todos os valores maiores que 1.
Note que entre os valores – 4 e 1, o sinal é negativo e indica que números que pertencem a esse intervalo não satisfazem a condição.
E assim a solução de nossa Inequação produto é:
Ou podemos colocar a solução em forma de intervalos:
Como resolver uma Inequação Quociente?
Resolvemos uma Inequação Quociente da mesma forma que uma Inequação Produto.
Usaremos uma questão de vestibular da PUC (2016) para ilustrar essa resolução. Vamos a ela:
(PUC, RJ, 2016) Considere a inequação
. Qual é o conjunto solução da inequação?
Resolução da inequação:
Para resolvermos essa inequação, precisamos separar os termos do quociente em duas funções lineares:
A palavra quociente se refere ao resultado da divisão entre dois termos que são chamados de dividendo (o termo que vai ser dividido) e divisor (termo que divide).
f(x) = x + 1 e g(x) = – x – 5.
f(x) é crescente pois seu coeficiente a = 1.
Precisamos determinar a raiz de cada função, já que ambas são lineares.
f(x) = 0
x + 1 = 0
x = – 1
E o estudo de sinal de f(x) :
.
E agora vamos analisar g(x):
g(x) é decrescente porque a = – 1.
A raiz da função é:
g(x) = 0
– x – 5 = 0
portanto x = – 5
E, o estudo do sinal de g(x) é:
Pronto! Agora, basta montarmos o quadro de sinais conforme aprendemos na resolução da inequação produto:
A inequação quer solução com sinal menor ou igual a zero e por isso o intervalo é aberto em – 5, pois esse valor anula o divisor.
Sabemos que o conceito de divisão não admite divisor igual a zero.
Sendo assim, sabemos que a função f(x) admite qualquer solução real. Dessa maneira, o intervalo é fechado.
Consequentemente, a alternativa correta é a B.
Nesta aula você aprendeu a resolver uma inequação produto e uma inequação quociente. Mostramos que podemos resolver facilmente essas inequações se você souber a regra de sinais da função e montar o quadro de sinais.
Videoaula
Agora é hora de praticar. Resolva os exercícios propostos e tenha um ótimo estudo!
Exercícios de inequação
1) (Wania, 2020) Qual a solução que satisfaz a desigualdade: (2x – 1) . (-x + 3) > 0?
A) ( -1, 0]
B) (-1/2, 3)
C) (-∞, 3]
D) (1/2, 3)
E) [-3, 1]
3) A única alternativa Correta que é solução da desigualdade abaixo é:
A) 0
B) (-∞, ½) U (-2,∞)
C) (-∞, -1) U (-2,∞)
D) (-2,∞)
E)[-3, 1]
Gabarito:
1 – A, 2 – D, 3 – D.
Referências bibliográficas:
Centro de Mídias do governo de Amazonas. Aula sobre funções. Disponível em <https://centrodemidias.am.gov.br/storage/lessons_content/19M1MAT004.2.pdf> Acesso 25/06/2020.
Centro de Mídias do Governo do Amazonas. Zero da Função Afim. Disponível em https://centrodemidias.am.gov.br/aulas/zero-de-uma-funcao-afim. Acesso em 26/06/2020.
Centro de Mídias do Governo do Amazonas. Estudo do sinal da função Afim. Disponível em < https://centrodemidias.am.gov.br/aulas/estudo-do-sinal-da-funcao-afim>. Acesso em 26/06/2020.