Estratégias para fazer interpretação de texto em Inglês

Fique de olho nestas dicas que vão te ajudar a ler textos em inglês e interpretá-los! Nós vamos te ajudar a gabaritar inglês no Enem!

Você já deve saber que as questões de Inglês do Enem sempre trazem um texto para você ler e interpretar, certo? A ideia é saber se você tem um conhecimento mínimo da língua que te dê ferramentas para desenvolver uma leitura eficaz e uma ótima interpretação de texto em inglês. Aprenda com este post técnicas de leitura para gabaritar as questões de Inglês do Enem!

Leitura eficaz é a palavra-chave! Portanto, para se dar bem no Enem, é essencial que você consiga “se virar” para ler pequenos textos. Este post te dará dicas de como fazer isso, mesmo que você não seja um expert em inglês. Vamos revisar?

Dicas preciosas de interpretação de texto em inglês

Há, basicamente, duas estratégias de leitura de textos em inglês: o skimming (fica skimming mesmo no Português, pois é o nome da técnica do Inglês Instrumental) e o scanning.

Publicidade

leitura eficazPara entender essas técnicas, é importante começarmos a nos testar, usando-as nas leituras de todo o texto em Inglês que aparecer na nossa frente.

Nossa tendência natural é buscar entender palavrinha por palavrinha, mas as técnicas nos mostram que não é necessário, podendo até nos atrapalhar.

Skimming e scanning

Skimming envolve a leitura rápida para obter a ideia principal de um texto. A leitura de frases temáticas (geralmente a primeira frase de um parágrafo) pode ser uma maneira eficaz de entender a idéia principal do texto. No skimming é assim: achou uma palavra desconhecida no texto? Ignore e volte a fazer a leitura pelas palavras que você conhece.

Já o scanning envolve a procura de números, símbolos e palavras longas num texto. Esta é uma maneira útil de localizar respostas nos exames de leitura. Você pode usar a estratégia chamada de scanning extraindo do texto, palavras ou números a partir da pergunta.

A técnica scanning é uma leitura mais detalhada e tem o objetivo de fazer o leitor ter mais informações sobre o texto, ou seja, informações específicas. Alguns autores afirmam que a técnica de scanning pode ser complementar a técnica de skimming.

Com estas dicas e instruções de introdução a estas técnicas, minha intenção é fazer com que você, leitor, preste atenção aos textos e descubra como essas estratégias são de extrema importância na leitura dos textos em inglês. Você vai perceber que fazer um skimming do texto antes de começar a procurar pelas informações que você, leitor, realmente precisa, vai facilitar sua leitura e entendimento.

Além disso, quando você precisa realmente encontrar somente uma  informação específica no texto, por que perder tempo? Aplique a estratégia scanning e resolva seu problema! Fácil? Sim! Mas, você precisa praticar para entender.

Então, pratique sua interpretação de texto em inglês comigo:

CHARLIE CHAPLIN

Charlie Chaplin was one of the famous stars in the history of the cinema. He was certainly the most famous comic actor of the cinema. His first films were in the age of silent movies. He wrote and directed nearly all of his films and composed the music of all his sound pictures.

Charles Spencer Chaplin was born in 1889 in London. His family was poor and he had a hard childhood. In 1890 he left Britain for the USA, in 1914 he made his first film. In his films he created the character of a little man who always faced life with courage.
Chaplin was married four times, he had four kids. In 1952 he left the USA with his family and lived in Switzerland until his death.

  • Vamos usar primeiramente o skimming:

Sobre quem o texto fala?

Quem foi Charles Chaplin?

  • Agora o scanning (Vamos buscar as informações para as perguntas mais detalhadas):
  1. Who was Charlie Chaplin? ( Quem foi Charles Chaplin?)
  2. What kind of actor was he? ( Que tipo de ator ele era?)
  3. Did he write and direct all his films?(Ele escreveu e dirigiu todos os filmes dele?)
  4. Who composed the music of all his sound pictures? ( Quem compôs a musica de suas produções sonoras?)
  5. When was he born? (Quando ele nasceu?)
  6. Where was he born?( Onde ele nasceu?)
  7. Was Charlie Chaplin’s family rich? (A familia de Charles Chaplin era rica?)
  8. What was his childhood like?( Como foi a infância dele?)
  9. Did he leave England for the USA in 1914?(Ele se mudou da Inglaterra para os Estados Unidos em 1914?)
  10. How many times was he married?(Quantas vezes ele se casou?)
  11. Did he have three kids?(Ele teve três filhos?)
  12. When did he leave the USA?(Quando ele deixou os Estados Unidos?)
  13. Where did he die?( Onde ele morreu?)

E aí, conseguiu responder pelo menos algumas perguntas? Sim, não é? Então! Mesmo que você não tenha entendido todas as palavras do texto, com estas técnicas você já conseguiria saber as informações principais e acertaria a maior parte das questões sobre o texto se elas fossem feitas no “estilo Enem”.  Agora, para você verificar se realmente acertou algumas das perguntas utilizadas nas técnicas, veja a tradução completa do texto:

“Charlie Chaplin foi uma das famosas estrelas na história do cinema. Ele era certamente o ator cômico mais famoso do cinema. Seus primeiros filmes eram na era dos filmes mudos. Ele escreveu e dirigiu quase todos os filmes dele e compôs a música de todas as suas imagens sonoras.

Charles Spencer Chaplin nasceu em 1889 em Londres. Sua família era pobre e ele teve uma infância difícil. Em 1890, ele deixou a Grã-Bretanha para os EUA, em 1914 ele fez seu primeiro filme. Em seus filmes, ele criou o personagem de um homem pequeno que sempre enfrentava a vida com coragem.

Chaplin casou quatro vezes e teve quatro filhos. Em 1952, ele se mudou dos  EUA com sua família e foi morar  na Suíça até sua morte.”

Esclareceu?

É isso aí! Espero que você tenha descoberto as diferenças entre scanning e skimming e consiga utilizá-las para a eficácia nas interpretações de texto.

Videoaula sobre skimming e scanning

Questões de Inglês envolvendo interpretação de texto

.

Sobre o(a) autor(a):

Helena Maria Hoeschl Gonçalves é bacharel em Letras Inglês e Português pala UNISUL e em Administração pela ESAG-UDESC. Atua em vários colégios de Santa Catarina, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Compartilhe: