A importância da leitura em Espanhol para a interpretação de textos

Chegamos ao 4º texto da série sobre interpretação de texto, e ele fala do caminho para chegar ao sucesso nos outros 3 temas: a importância da leitura.

O foco maior das provas de língua estrangeira do Enem é a interpretação de textos. Isso significa que o/a estudante deve dedicar bastante tempo à leitura em espanhol. Jornais em língua espanhola, como o El país da Espanha, ou o Clarín da Argentina são uma boa fonte de estudo. Além de trazerem ao estudante um forte componente social, político, econômico e cultural dos países hispânicos, são fonte quase certa para alguma questão do Enem.

leitura em espanhol
Figura 1: Leitura. Fonte: https://designcomcafe.com.br/leitura-de-imagem/

É recomendado que se busque a aproximação com a língua através da música, filmes e outros componentes gerais da cultura hispânica. Além disso, é fundamental a leitura de livros ou outros textos em espanhol para treinar as habilidades de leitura.

Sugerimos como fonte de notícias, o acesso aos principais jornais em língua espanhola. Além do El País e do Clarín citados acima, visite La Nación do Chile, El Universal do México, El Tiempo da Colômbia e o El País do Uruguai.

Além dos sites de notícias, procure outras fontes de leitura, com outros gêneros textuais. A Revista Ñ, que faz parte do jornal El Clarín, apresenta a parte de entretenimento e esportes. Outro gênero textual bastante comum em provas são as charges, ou, tiritas, em espanhol. Mafalda, Macanudos e Maitena são exemplos bastante conhecidos de charges em espanhol.

Os contos e as poesias também fazem sucesso na prova do Enem. Eduardo Galeano, Pablo Neruda e Gabriel García Márquez são figurinhas carimbadas em questões do Enem. Aventure-se nestes gêneros textuais!

A exploração da leitura em suas mais variadas formas vai ser de suma importância para o sucesso no Enem, pois vai ajudar na aquisição de vocabulário, na fixação de conteúdos gramaticais, na aproximação com a cultura hispânica e a ficar por dentro das notícias da atualidade. Focando na leitura, a interpretação de texto será realizada mais facilmente e com mais chances de acerto.

Para complementar seus estudos, veja esta videoaula sobre dicas de leitura em espanhol:

Para você ir treinando, tente resolver algumas questões do Enem que envolvem as sugestões que dei acima. Bons estudos!

Questão 01 – (ENEM MEC/2017)    

QUINO. Toda Mafalda. Buenos Aires: Ediciones de la Flor, 2004.

É comum fazer trocadilhos com ditos populares para recriar sentidos. Na reflexão do personagem Felipe, a expressão “tratar de encajarte” significa

a) encaixar em outro dia a tarefa de hoje.

b) delegar a outras pessoas os seus afazeres.

c) ser incapaz de concluir seus afazeres a tempo.

d) aceitar suas atribuições sem questioná-las.

e) adiar uma tarefa para realizá-la melhor.

 

Questão 02 – (ENEM MEC/2012)    

QUINO. Disponivel em: http://mafalda.dreamers.com. Acesso em: 27 fev. 2012.

A personagem Susanita, no último quadro, inventa o vocábulo mujerez, utilizando-se de um recurso de formação de palavra exitente na lingua espanhola. Na concepcao da personagem, o sentido do vocábulo mujerez remete à

a) falta de feminilidade das mulheres que não se dedicam às tarefas domésticas.

b) valorização das mulheres que realizam todas as tarefas domésticas.

c) inferioridade das mulheres que praticam as tarefas domésticas.

d) relevância social das mulheres que possuem empregados para realizar as tarefas domésticas.

e) independência das mulheres que não se prendem apenas às tarefas domésticas.

 

Questão 03 – (ENEM MEC/2013)    

Disponível em: www.maitena.com.ar. Acesso em: 19. ago. 2011.

A charge faz uma crítica

a) a uma sociedade em que tudo tem um preço.

b) ao individualismo da sociedade contemporânea.

c) ao preço elevado dos produtos comercializados.

d) à desvalorização que as pessoas sofrem no mundo atual.

e) ao valor exagerado que se dá às coisas nos dias de hoje.

 

01 – Gab: B

02 – Gab: B

03 – Gab: A

Sobre o(a) autor(a):

Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e Especialista em Estudos Linguísticos e Literários Aplicados ao Ensino da Língua Portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto