Medidas de Comprimento

Quer aprender diferentes formas de fazer conversões de medidas de comprimento? Acompanhe este post e aprenda tudo que você precisa saber para tirar de letra qualquer prova de Enem ou Vestibular.

Uma situação bastante recorrente em conversas cotidianas é a questão do “perto ou longe”. Por exemplo, se você falar que Florianópolis é perto de Porto Alegre vai parecer estranho. Mas, se acrescentar outra cidade e disser que Florianópolis é mais perto de Porto Alegre do que São Paulo, vai fazer todo sentido, não é mesmo? As noções de distâncias entre um ponto e outro também são chamadas de medidas de comprimento.

Muitas vezes, para fins de cálculo ou até mesmo para melhor estimar uma distância que você vai percorrer é preciso fazer conversões. Estas conversões de medidas podem ser feitas de diversas formas, e é isso que vamos ver agora. Vamos juntos?

Unidades de medidas de comprimento

Existem diferentes unidades de medidas relacionadas ao comprimento. Se quisermos nos referir à distância entre cidades, utilizamos o quilômetro. Se quisermos verificar o comprimento de uma mesa, utilizamos o centímetro. Já se quisermos medir o tamanho de uma quadra de tênis, usamos o metro.

É importante levar em consideração que o metro é a unidade fundamental das medidas de comprimento. Mas o que isso significa? Significa que no Sistema Internacional ela é a unidade principal, podemos dizer assim, na hora da conversão.

O decâmetro, o hectômetro e o quilômetro são os múltiplos do metro, pois para converter uma unidade em metros para cada um deles basta multiplicar por 10. Já o decímetro, centímetro e milímetro, são submúltiplos. Vamos ver a seguir como ocorre essa multiplicação.

Conversão de medidas

Para converter uma unidade de medida em outra unidade, primeiro precisamos entender que elas seguem uma ordem. Os múltiplos do metro são os que correspondem a grandes distâncias. Já os submúltiplos correspondem a pequenas distâncias . Veja a tabela:

unidades de medidas de comprimento
Figura 1: transformação de km para mm.

 

A conversão de uma unidade de medida para outra pode ser lida de duas maneiras. Primeiro podemos memorizar a tabela acima e na hora da conversão utilizar a multiplicação ou a divisão por 10 como ferramenta.

Preste atenção no exemplo:

Exemplo 1:

a) Converter 2 km para m: perceba que a unidade quilômetro se encontra à esquerda da tabela. Para chegar à unidade metro, multiplicamos 3 vezes por 10.

2 km x 10 = 20 hm

20 hm x 10 = 200 dam

200 dam x 10 = 2000 metros

Logo, 2 Km é igual a 2000 metros

b) Converter 40 dm para dam: para converter 40 decímetros, uma unidade que está à esquerda (submúltiplo) para decâmetros, uma unidade que está à direita (múltiplo), devemos dividir por 10.

40 dm dividido por 10 = 4 m

4 m dividido por 10 = 0,4 dam

Logo, 40 decímetros corresponde a 0,4 decâmetros.

Convertendo medidas de comprimento de área e volume

Você deve ter reparado que até agora estamos trabalhando com unidades de comprimento de uma distância de um ponto a outro, certo? Nós também podemos efetuar essas conversões para medidas de área e volume. Mas preste atenção! Como se tratam de medidas bi e tridimensionais, a conversão não é feita multiplicando por 10, mas sim pelo expoente correspondente ao da medida calculada.

Tabela conversão de medidas de área

Para converter medidas de área, por exemplo, utilizamos como medida fundamental o metro quadrado. Por ser elevado ao expoente 2, todas as conversões são feitas multiplicando ou dividindo por 10 ao quadrado. Veja na tabela:

 

unidades de medidas de comprimento
Figura 2: transformação de km² a mm²

 

Exemplo 2:

Um quarteirão em um bairro da cidade de São Paulo mede 0,6 hm2. Calcule qual a medida do quarteirão em metros quadrados.

0,6 hm 2 x 102 =  60 dam2

60 dam2 x 102 = 6000 m2

Tabela conversão de medidas de volume

Quando precisarmos converter medidas de volume, utilizamos como medida fundamental o metro cúbico. Por ser elevado ao expoente 3, todas as conversões são feitas multiplicando ou dividindo por 10 ao cubo. Veja na tabela:

unidades de medidas de comprimento
Figura 3: transformação de km³ a mm³

 

Exemplo 3:

Uma lata de refrigerante comporta 550 cmde líquido. Qual a quantidade de líquido expressa em dm3?

550 cm3 dividido por 103 = 0,55 dm

 

Quer complementar seus aprendizados de hoje? Dá uma olhadinha no canal da professora Ângela, aposto que os vídeos dela vão te dar outra perspectiva

Exercícios

Questão 01)

A London Eye é uma enorme roda-gigante na capital inglesa. Por ser um dos monumentos construídos para celebrar a entrada do terceiro milênio, ela também é conhecida como Roda do Milênio. Um turista brasileiro, em visita à Inglaterra, perguntou a um londrino o diâmetro (destacado na imagem) da Roda do Milênio e ele respondeu que ele tem 443 pés.

unidades de medidas de comprimento
Figura 4: London Eye. Disponível em: www.mapadelondres.org. Acesso em: 14 maio 2015 (adaptado).

 

Não habituado com a unidade pé, e querendo satisfazer sua curiosidade, esse turista consultou um manual de unidades de medidas e constatou que 1 pé equivale a 12 polegadas, e que 1 polegada equivale a 2,54 cm. Após alguns cálculos de conversão, o turista ficou surpreendido com o resultado obtido em metros.

Qual a medida que mais se aproxima do diâmetro da Roda do Milênio, em metros?

a) 53

b) 94

c) 113

d) 135

e) 145

Gab: D

Sobre o(a) autor(a):

Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Andréia Zanchetti para o Blog do Enem. Andréia é formada em Matemática pelo IFRS e possui mestrado pela FURG.