Vamos nos debruçar sobre os mistérios dos movimentos em 1D (MRU e MRUV) e 2D (MCU e MCUV). Vale a pena saber de cor esses temas, pois sempre tem uma questão ou outra em qualquer vestibular e é bastante recorrente no Enem.
Movimento Retilíneo Uniforme – MRU
O movimento retilíneo uniforme – MRU é aquele no qual um corpo percorre distâncias iguais em tempos iguais em uma trajetória reta.
Assim, a medida que o tempo passa o móvel varia sua posição e, portanto, nos permitindo escrever a posição como uma função horária.onde é a posição do móvel, é a posição inicial do móvel, é a velocidade do móvel e é o tempo transcorrido.
Introdução ao Movimento Uniforme
Veja com o professor de física Antônio Martins, o Tonho do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas práticas para aprender de uma vez por todas o Movimento Retilíneo Unoforme.
A Velocidade, em metros por segundo:
No SI (Sistema Internacional de Medidas), a unidade de medida da posição é o metro e o tempo é dado em segundos. Assim, a velocidade é dada em metros por segundo.
OBS.: Toda vez que uma quantidade física estiver sobre colchetes, significa que estamos interessados em conhecer sua unidade de medida.
Dica: Muitas vezes trabalhamos com termos usados corriqueiramente sem nos atentarmos para seu significado.
Em física, velocidade nada mais é do que a taxa de variação da posição em relação ao tempo. Em outras palavras, se o tempo variar, a posição do objeto varia.
Nessas condições, podemos utilizar a seguinte equação para representar a velocidade:onde o símbolo significa variação, x
Entenda o que é a Velocidade
Dica importante:
Toda vez que encontrarmos o símbolo Δ acompanhado de uma variável física, podemos interpretá-lo como uma variação desta variável. Como exemplo, podemos citar Δx, ΔT e Δt como sendo, respectivamente a variação da posição, variação da temperatura e variação do tempo.
Além disso, matematicamente essa variação é representada pela variável final menos a variável inicial.
Por exemplo, no caso de ΔT que representa a variação da temperatura, teríamos matematicamente a seguinte expressão ΔT = T – T0 onde T é a temperatura final e T0 é a temperatura inicial.
Se um objeto possui uma velocidade positiva, dizemos que este móvel se desloca no sentido positivo da trajetória e, portanto o movimento recebe o nome de movimento progressivo. Caso a velocidade seja negativa, o móvel se desloca no sentido negativo da trajetória e o movimento recebe o nome de movimento retrógrado.
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado – MRUV
O movimento retilíneo uniformemente variado – MRUV é aquele no qual um corpo se desloca ao longo de uma trajetória retilínea, porém, a taxa com que sua velocidade varia é constante. Isso nos leva a definir a aceleração, que nada mais é do que a taxa de variação da velocidade em relação ao tempo.
Matematicamente, podemos representar a aceleração da seguinte maneira:onde é a velocidade do corpo, é a velocidade inicial e é a aceleração. No SI, a aceleração é dada em metros por segundo ao quadrado.
No MRUV, temos duas quantidades físicas que variam em função do tempo: a posição e a velocidade. Deste modo, podemos escrever equações horárias para ambas:onde é a posição, é a posição inicial, v é a velocidade, v0 é a velocidade inicial, a é a aceleração e t é o tempo.
Em determinadas situações (aquelas onde o tempo não é importante ou não está envolvido) podemos utilizar a equação de Torricelli:
Se o móvel aumenta sua velocidade à medida que o tempo vai passando, então o movimento é dito acelerado. Se a velocidade diminui com o passar do tempo o movimento é dito retardado.
Resumo de MRU
Revise o Movimento Retilíneo Uniforme no resumo do professor Antônio Martins, o Tonho, do canal do Curso Enem Gratuito:
Movimento Circular
Então pessoal, os movimento descritos até agora ocorrem em apenas uma dimensão, ou seja, são movimentos que estão confinados a uma reta.
O movimento ao longo de um círculo, movimento circular, é um exemplo de movimento bidimensional, pois à medida que um objeto vai descrevendo uma trajetória circular, tanto sua variável x, quanto sua variável y variam.
Duas novas quantidades físicas surgem quando analisamos movimentos circulares: a frequência e o período Imagine que um menino amarre uma pedra num barbante e realize movimentos circulares girando o barbante por cima de sua cabeça.
O número de vezes que a pedra realiza uma volta completa durante um determinado tempo é chamado de frequência. Já o tempo necessário para realizar uma volta completa é chamado de período. No SI a frequência é dada em Hz e o período é dado em segundos.
Assim, no exemplo do menino com a pedra e o barbante, se ao longo de um segundo a pedra efetuar 5 voltas completas, temos que sua frequência é de 5 Hz. Em contrapartida, o tempo necessário para realizar uma volta completa foi de 2 s e esse é o período.
ercebe-se que essas quantidades estão relacionadas e são inversamente proporcionais. Portanto, podemos escrever que:
Ao invés de percorrer uma reta, percorremos ângulos no movimento circular, e da mesma maneira como definimos MRU e MRUV podemos distinguir dois movimentos angulares movimento circular uniforme e o movimento circular uniformemente variado que serão abordados logo em seguida.
Ainda nos remetendo ao movimento retilíneo, tínhamos definido a posição, a velocidade e a aceleração. Para o movimento circular podemos definir a posição angular, a velocidade angular e a aceleração angular. As quantidades angulares se relacionam com as quantidades lineares (retas) através do raio da trajetória circular.
Observe a figura a seguir.Nela representamos o ângulo o raio da trajetória e o arco de trajetória circular
Essas grandezas estão relacionadas através da seguinte equação:que nos diz que o espaço linear é igual ao espaço angular vezes o raio da trajetória. Podemos expandir esse fato para as outras grandezas cinemáticas como velocidade e aceleração. Assim:onde é a velocidade linear, é a velocidade angular, a é a aceleração linear, é a aceleração linear, é a aceleração angular e é o raio da trajetória circular.
OBS.: Perceba que o arco do círculo destacado na figura representa uma grandeza linear, pois se fizéssemos dois “cortes” nas pontas deste arco e o esticarmos, obteríamos uma reta.
Podemos construir uma tabela que relacione as grandezas lineares com as angulares.
No SI, a posição angular é dada em radianos, a velocidade angular é dada em radianos por segundo e a aceleração angular é dada em radianos por segundo ao quadrado:
Movimento Circular Uniforme – MCU
No movimento circular uniforme MCU, o intervalo de tempo de cada volta completa é sempre o mesmo, ou seja, o período neste movimento é constante e de tempos em tempos iguais o móvel passa pela mesma posição.
No MCU, podemos relacionar a posição angular do objeto com a sua velocidade angular, da mesma maneira realizada no MRU.
Temos:onde é a posição angular, é a posição angular inicial, é a velocidade angular e é o tempo.
De maneira análoga ao caso linear, podemos definir a velocidade angular como sendo a taxa de variação da posição angular em função do tempo, ou seja:
Entenda melhor sobre o MCU com o vídeo do prof. Rossetto:
Movimento Circular Uniformemente Variado – MCUV
No movimento circular uniformemente variado – MCUV há uma variação do módulo da velocidade, ou seja, este não é um movimento periódico e o tempo de cada volta completa na circunferência é variável.
Definimos aqui a aceleração angular que nada mais é do que a taxa de variação da velocidade angular em relação ao tempo, ou seja:
Assim, mantendo a simetria, temos duas equações para posição angular e velocidade angular:
e também a equação de Torricelli para o MCUV:
Exercícios sobre MRU:
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNIMONTES MG/2010)
Numa estrada retilínea, um ônibus viaja em MRU, percorrendo 1,8 km em 2 minutos. Simultaneamente, uma pessoa viajando em MRU, na mesma estrada, no mesmo sentido em que se move o ônibus, gasta 30 minutos para percorrer os mesmos 1,8 km. Baseando-se nos dados acima, pode-se afirmar que o módulo da velocidade da pessoa em relação ao motorista do ônibus é
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre movimentos retilíneos e uniformespara acertar na hora da prova!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNIFAP AP/2006)
Um carro de massa m, movimentando-se em MRU sobre um trecho de pista horizontal plana, é freado até parar, exclusivamente sob a ação do atrito entre os pneus e a pista. Esse móvel derrapa por uma distância x, desde o início da freada até o repouso. Nessas mesmas condições, qual seria a distância de derrapagem, se a velocidade escalar no início da freada fosse dobrada?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre movimentos retilíneos e uniformespara acertar na hora da prova!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UFLA MG/2009)
Uma partícula executa um movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), e a equação de suas posições é dada pela expressão: S= -3 – 2t +
t², com S em metros e t em segundos.
É CORRETO afirmar:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre movimentos retilíneos e uniformespara acertar na hora da prova!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UFSCar SP/2004)
Considere as quatro afirmações seguintes.
I. No MRUV, a velocidade varia linearmente com o tempo.
II. Um carro em marcha à ré não pode realizar movimento acelerado.
III. O coeficiente angular da reta que você obtém ao construir o gráfico da velocidade x tempo fornece a velocidade inicial do móvel.
IV. Pode-se determinar a velocidade de um móvel no MRUV, sem conhecer o tempo de percurso do móvel.
Das afirmações apresentadas, são verdadeiras
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre movimentos retilíneos e uniformespara acertar na hora da prova!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UFSM/2010)
Os automóveis evoluíram muito desde sua invenção no século XIX, tornando-se mais potentes e seguros. A figura é um gráfico do módulo da velocidade, em função do tempo, de um automóvel moderno que se desloca numa estrada retilínea, num referencial fixo na estrada.
Diante dessas considerações, é possível afirmar:
I. O movimento do automóvel no intervalo que vai de 0 a 7 min não é MRU nem MRUV.
II. O módulo da aceleração média do automóvel no intervalo que vai de 3 min a 4 min é 0,2 m/s².
III. O movimento do automóvel no intervalo de 3 min a 4 min é um MRUV.
Está(ão) correta(s)
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre movimentos retilíneos e uniformespara acertar na hora da prova!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(Mackenzie SP/2003)
Um motor elétrico tem seu eixo girando em MCU, com uma freqüência de 2 400 r.p.m.. Prendendo-se uma polia de 20,00 cm de diâmetro a esse eixo, de forma que seus centros coincidam, o conjunto se movimenta praticamente com a mesma frequência. Nesse caso, podemos afirmar que:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre movimentos retilíneos e uniformespara acertar na hora da prova!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(Unifacs BA/2016)
O primeiro satélite brasileiro o SCD-1, lançado em 1993, com função de coletar dados ambientais, voa com uma velocidade linear de módulo 2,7 mil quilômetros por hora e leva, aproximadamente, 1h40min para completar uma volta circular em torno da Terra.
Admitindo-se π igual a 3, é correto afirmar que o raio da órbita do satélite é igual, em km, a
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre movimentos retilíneos e uniformespara acertar na hora da prova!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(ENEM/2016)
A invenção e o acoplamento entre engrenagens revolucionaram a ciência na época e propiciaram a invenção de várias tecnologias, como os relógios. Ao construir um pequeno cronômetro, um relojoeiro usa o sistema de engrenagens mostrado. De acordo com a figura, um motor é ligado ao eixo e movimenta as engrenagens fazendo o ponteiro girar. A frequência do motor é de 18 RPM, e o número de dentes das engrenagens está apresentado no quadro.
A frequência de giro do ponteiro, em RPM, é
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre movimentos retilíneos e uniformespara acertar na hora da prova!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(IFSP/2015)
A vida da sociedade moderna não tem sido nada fácil: jornada de trabalho estendida, sedentarismo, má alimentação, trânsito caótico, entre outros. Nesse contexto, a bicicleta, que desde o século XIX integra, de forma ativa, o cotidiano nos grandes centros, retorna ao centro das atenções, tanto por ser um meio de transporte eficaz e limpo (não emite poluentes), quanto por trazer bem-estar e saúde para as pessoas que a utilizam. No quadro abaixo, há uma descrição sucinta de dois modelos que fizeram parte da evolução das bicicletas ao longo da história.
Modelo desenhado por James Starley, em 1816, construída em aço, com roda raiada, pneus em borracha maciça e sistema de freios. Sua roda dianteira possuía 125cm de diâmetro, sendo uma verdadeira máquina de propulsão.
Uma draisiana simples, precursora da bicicleta como a conhecemos hoje, não possuía correntes ligando coroa e catraca, mas, à época (século XIX), era o que existia de mais moderno no ciclismo. Desenvolvida por Karl Frederich Von Drais (1785-1851), tinha pedais na roda dianteira com 80cm de diâmetro. A partir da sua leitura e de conceitos físicos sobre o movimento dos corpos, analise as assertivas abaixo.
Dados: o comprimento da circunferência e dado por C = 2.π.R, onde R e o raio da circunferência. Considere π = 3
I. A cada pedalada, as bicicletas 1 e 2 percorrem a mesma distância, pois os raios não interferem na distância percorrida por elas.
II. A bicicleta 1 era chamada de máquina de propulsão, pois, devido a seu grande raio, a cada pedalada a distância percorrida era maior em relação a uma roda com raio menor.
III. A cada pedalada, a bicicleta 1 percorre a distância de 3,75m e a bicicleta 2 percorre a distância de 2,4m.
É correto o que afirma em
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre movimentos retilíneos e uniformespara acertar na hora da prova!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(Centro Universitário São Camilo SP/2014)
A tabela apresenta valores dos módulos da velocidade e da aceleração de um móvel, em função do tempo.
Dentro desse intervalo do tempo, é correto deduzir que esse móvel descreve um
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre movimentos retilíneos e uniformespara acertar na hora da prova!
Sobre o(a) autor(a):
O texto acima foi elaborado pelo Prof. Dr. Fernando Henrique Martins. Fernando é bacharel e licenciado em Física pela Universidade de Brasília, possui Mestrado (pela UnB) e Doutorado em Nanotecnologia pela Université Pièrre et Marie Curie (Paris/França). Foi professor de ciências, matemática e física em várias escolas de Brasília e Florianópolis atuando desde o ensino fundamental ao ensino médio. Fernando também lecionou disciplinas de física para diversos cursos de engenharia e física na Universidade Federal de Santa Catarina.
E-mail: [email protected]
Facebook: https://www.facebook.com/nando.martins.376?ref=bookmarks
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade