O muro de Berlim foi construído em 1961 e só foi derrubado em 1989. Durante esse tempo, separou a Alemanha Oriental socialista da Ocidental capitalista. Saiba mais!
Diversos muros ainda separam populações e países ao redor do mundo. Mas, em 1989, um muro específico atraía a atenção de todos. Venha conhecer mais sobre a história do Muro de Berlim nesta aula do Curso Enem Gratuito!
Contexto de construção do Muro de Berlim
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que nesta aula focaremos especificamente em eventos que estão diretamente ligados ao muro de Berlim, principalmente no que diz respeito à sua queda. Entretanto, uma rápida explicação sobre as causas que levaram à sua construção se faz necessária.
Como ressaltamos na aula sobre divisão da Alemanha, o país estava dividido em 4 zonas de influência administradas pelas potências vencedoras da 2ª Guerra Mundial (URSS, EUA, França e Grã-Bretanha). Berlim, que fica no nordeste do país, estava situada na zona soviética, mas a própria cidade também foi dividida pelas mesmas potências.
Com o aumento de tensões da Guerra Fria, a União Soviética procurou se blindar das investidas ocidentais e capitalistas. A construção do muro foi a materialização desta política de contenção e uma tentativa de impedir que indivíduos do lado oriental migrassem sem autorização para a Alemanha Ocidental, proibição já existente em 1952.
A queda do muro de Berlim ocorreu em 9 de novembro de 1989, em um contexto de crise política e econômica da URSS. Naquele mesmo ano, outros Estados do bloco de influência soviético realizaram revoltas e depuseram seus governantes. Em 1991, a própria Rússia, Ucrânia e Bielorússia (atual Belarus) saem da URSS. Com isso, em dezembro finalmente ocorre o fim da União Soviética.
Vítimas do muro
A construção do muro iniciou em 13 de agosto de 1961, a mando da República Democrática Alemã (RDA, ou DDR no original), a gestão socialista da Alemanha Oriental. Naquele mesmo ano, Ida Siekmann torna-se a primeira vítima fatal na tentativa de atravessar o muro.
Ela pulou da janela do seu prédio para o lado ocidental na véspera de seu aniversário, pois a porta de seu prédio havia sido bloqueada. Günther Litfin, foi a segunda vítima, mas sua morte teve uma conotação bem menos “acidental”: ele levou um tiro atrás de sua cabeça ao tentar atravessar o muro no mesmo sentido.
Circulação entre os dois países
Com o passar dos anos, houve progressos e reveses no que diz respeito a circulação entre os dois países. Em 1963, por exemplo, habitantes de Berlim Ocidental obtiveram o direito de visitar pessoas do outro lado do muro. Contudo, em 1968 os alemães ocidentais passaram a precisar de vistos para poder entrar em Berlim Oriental.
A partir da década de 1970 há uma maior reaproximação. Em 1971, por exemplo, são liberadas 5 linhas telefônicas entre a cidade de Berlim Ocidental e Berlim Oriental. Dois anos depois é permitido um maior fluxo para os alemães ocidentais. Em compensação, no ano seguinte o muro é reforçado com arame farpado. Em 1989 há uma última vítima das tentativas de travessia, o jovem Chris Gueffroy, de 20 anos.
A queda do muro de Berlim
Uma crise econômica e política se abate sobre o partido comunista em Moscou. O então líder da União Soviética, Mikhail Gorbatchev, inicia uma série de reformas internas e revê posturas externas. Tais reformas visavam uma maior flexibilização das ações individuais dentro do próprio país e aproximação com países do ocidente. Assim, Gorbatchev esperava impedir um agravamento dos problemas.
O jornalista John Simpson, da BBC, não só cobriu a queda de diferentes regimes socialistas no leste europeu naquele momento como também vivenciou a queda do muro de Berlim. Em suas palavras:
“A maioria das pessoas acreditava que o bloco soviético duraria para sempre. No entanto, ele desabou feito um castelo de cartas. A única coisa que permaneceu foi o medo de intervenções russas”.
Johh Simpson, 2019.
A migração de pessoas do lado oriental para o lado ocidental engrossou em muito no ano de 1989. Somente nos últimos 5 dias antes da queda do muro, mais de 45 mil pessoas realizaram essa travessia.
É, então, no dia 9 de novembro de 1989 que Günter Schabowski, o secretário de Comunicação do Comitê Central do Partido Socialista Unitário, anuncia de maneira genérica que estava permitida a saída de pessoas do país.
Naquele mesmo dia, dezenas de milhares de pessoas se dirigiram ao muro e começaram a derrubá-lo, sem que os soldados disparassem contra eles. Famílias e amigos separados pelo muro durante anos puderam, no fim das contas, se reencontrar. Era o fim do muro de Berlim.
Vídeo
Revise o conteúdo deste texto com este vídeo da BBC Brasil sobre o Muro de Berlim:
Exercícios sobre o muro de Berlim
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(PUC Campinas SP/2021)
Note-se que as migrações transnacionais, nos moldes em que ocorrem na segunda metade do século XX, expressam vários processos importantes, além dos movimentos da força de trabalho no mercado mundial. Expressam inquietações, tensões e lutas envolvendo nações e nacionalidades, religiões e línguas, crise de regimes políticos e declínio de estados nacionais, nova divisão transnacional do trabalho e da produção e desenvolvimento extensivo e intensivo do capitalismo na cidade e no campo.
(IANNI, Octavio. A era do Globalismo. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1999. p. 154-155)
A queda do Muro de Berlim provocou um deslocamento imediato de cidadãos alemães. Algumas das características dessa migração dizem respeito
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UEL PR/2021)
Um dos episódios traumáticos do pós-guerra foi a construção do Muro de Berlim, que teve por finalidade impedir a passagem dos moradores de Berlim Oriental para Berlim Ocidental. Essa barreira física separava dois universos ideológicos distintos que, uma vez vencido o inimigo comum, o nazismo, se voltaram contra si.
Sobre o Muro de Berlim, considere as afirmativas a seguir.
I. Foi construído pela República Democrática Alemã, de orientação comunista, e foi usado pela República Federal Alemã, capitalista, como propaganda anticomunista.
II. Isolou Berlim Ocidental, uma “ilha” sob influência norte-americana dentro da República Democrática Alemã, sendo necessários esforços logísticos e militares para o abastecimento da cidade.
III. Atualmente, serve como defesa estratégica da cidade, sendo área de controle fronteiriço da República Federal Alemã dentro do espaço Shengen.
IV. Sua derrubada em 1991 foi o resultado de intensas negociações entre Alemanha Ocidental e Oriental, visando, naquele momento, à superação das suas contradições ideológicas.
Assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UECE/2020)
O muro de Berlim foi destruído no dia 9 de novembro de 1989; com ele caiu o símbolo concreto da Guerra Fria e terminou uma fase histórica importante do mundo contemporâneo. O muro, que cercava a zona oeste da cidade, foi construído na noite entre os dias 12 e 13 de agosto de 1961, pelo governo da
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UFSC/2020)
Disponível em: http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/descomplica-blog/wp-content/uploads/2015/09/resumo-4.jpeg. Acesso em: 11 out. 2019.
Em agosto de 1961, foi construído o Muro de Berlim, que se tornou um símbolo da Guerra Fria e do mundo bipolarizado. Em 9 de novembro de 1989, após uma série de problemas, especialmente de natureza econômica e política no bloco soviético, o muro foi derrubado.
Em relação ao Muro de Berlim e seu contexto histórico, é correto afirmar que:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(PUC Campinas SP/2019)
As noções de colonialismo, imperialismo, dependência e interdependência, assim como as de projeto nacional, via nacional, capitalismo nacional, socialismo nacional e outras, envelhecem, mudam de significado, exigem novas formulações. Na medida em que se desfazem as hegemonias construídas durante a Guerra Fria, declinam as superpotências mundiais, envelhecem ou apagam-se as alianças e acomodações estratégicas e táticas sob as quais se desenhava o mapa do mundo até 1989, quando caiu o Muro de Berlim, o emblema do mundo bipolarizado.
Simultaneamente, começam a emergir novos polos de poder, revelam-se os primeiros traços de outros blocos geopolíticos, manifestam-se as primeiras acomodações e tensões entre os estados-nações preexistentes, bem como entre os que se formam com a desagregação da Iugoslávia, Tchecoslováquia e União Soviética.
(Disponível em: IANNI, Octávio. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. p. 12)
O Muro de Berlim, mencionado no texto, foi construído
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(PUC Campinas SP/2019)
As noções de colonialismo, imperialismo, dependência e interdependência, assim como as de projeto nacional, via nacional, capitalismo nacional, socialismo nacional e outras, envelhecem, mudam de significado, exigem novas formulações. Na medida em que se desfazem as hegemonias construídas durante a Guerra Fria, declinam as superpotências mundiais, envelhecem ou apagam-se as alianças e acomodações estratégicas e táticas sob as quais se desenhava o mapa do mundo até 1989, quando caiu o Muro de Berlim, o emblema do mundo bipolarizado.
Simultaneamente, começam a emergir novos polos de poder, revelam-se os primeiros traços de outros blocos geopolíticos, manifestam-se as primeiras acomodações e tensões entre os estados-nações preexistentes, bem como entre os que se formam com a desagregação da Iugoslávia, Tchecoslováquia e União Soviética.
(Disponível em: IANNI, Octávio. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. p. 12)
…quando caiu o Muro de Berlim […] Simultaneamente, começam a emergir novos polos de poder…
Os novos polos de poder surgem
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UECE/2018)
No ano de 1963, John F. Kennedy proferiu um discurso na cidade de Berlim. Com um charmoso sotaque americano, ele disse a frase que entrou para a História: “Há dois mil anos o maior orgulho era poder dizer-se: Civis Romanus Sum [Sou cidadão romano]. Hoje, no mundo livre, o maior orgulho é poder dizer-se Ich bin ein Berliner [Sou um berlinense]”. A visita do presidente americano a essa cidade ocorreu em um contexto difícil, iniciado em 1961, com a construção do muro que significou a
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UEFS BA/2017)
(g1.globo.com, 09.11.2014.)
A imagem da queda do Muro de Berlim, em 1989, simboliza
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(Udesc SC/2017)
Em 13 de agosto de 1961 teve início a construção do Muro de Berlim. Este, que tinha por objetivo separar a Alemanha Ocidental da Alemanha Oriental, tornou-se um símbolo do período comumente conhecido como Guerra Fria.
Em relação ao período da Guerra Fria, assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(ENEM MEC/2017)
Pedaços grandes e pequenos do Muro de Berlim encontram-se hoje em todos os continentes. A Fundação Federal para Superação da Ditadura encontrou frações do Muro em cento e quarenta e seis lugares em todo o mundo. Deve existir mais metros do Muro nos EUA que em Berlim.
SIBUM, H. O Muro de Berlim. DE Magazin Deutschland, n. 3, 2014.
O interesse em adquirir partes dessa edificação histórica foi resultado da
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Texto escrito com a ajuda da cronologia organizada pela Deutsche Welle: Disponível em < https://cutt.ly/YfLC3X4>, acessada em 21 de setembro de 2020.
Sobre o(a) autor(a):
Os textos acima foram preparados pelo professor Angelo Antônio de Aguiar. Angelo é graduado em história pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrando em ensino de história na mesma instituição e dá aulas de história na Grande Florianópolis desde 2016.