O que é a Filosofia? Veja a origem na Grécia Antiga

A palavra Filosofia surge a partir de dois radicais gregos: Philia + Sophia. O significado de “Philia” é respeito aos iguais, amizade, amorosidade. E, o significado de “Sophia” é sabedoria. Veja abaixo o significado e a origem da Filosofia.

Então, indo na origem grega, a resposta para a pergunta “O que é a Filosofia”, seria “a busca amorosa do conhecimento”.

É o pensar nos dá a faculdade de avaliar o peso de cada coisa. Nós não somente “estamos no mundo” como nós “pensamos” o mundo no qual estamos.

A Filosofia “pensa o mundo”, porque o mundo é o lugar onde nós estamos. E, como nós vivemos de frente para o mundo, o pensamento nos faz constantemente olhar para o mundo.

Publicidade

A origem da Filosofia – Os Filósofos da Natureza

No século VI antes de Cristo, na Grécia, os primeiros pensadores que se dedicaram à observação do Cattaneo cosmo e da natureza na terra foram tomados por uma atitude com as seguintes dimensões:

Admiração; Encantamento; Curiosidade ; Espanto; Inquietude.

A Filosofia nasce na antiga Grécia como uma busca da sabedoria. Não se trata de uma posse do saber, e sim de uma atitude de estar sempre “em busca” do conhecimento.

Os primeiros filósofos, chamados de Filósofos da Natureza, foram movidos por um desejo, por uma inquietude que se manifestou na vontade de conhecer, de compreender o mundo, de compreender a realidade do mundo.

Esta atitude, profundamente humana, é que nos leva à busca de compreender, interpretar, e de transformar.  

Esta atitude manifesta a autonomia do humano perante o mundo, de construir as suas próprias leis, os seus modos de ser para além do instinto animal, pois carrega a possibilidade de reflexão a partir do que pode ser visto, observado. Veja um resumo sobre Os Filósofos da Natureza:

A crítica na filosofia

A Filosofia compreende a dimensão da observação, da análise, e da crítica. A Crítica tem a ver com a capacidade de julgar, de discernir. A crítica provoca uma purificação, separando o que seria o essencial daquilo que não seria tão essencial a partir da perspectiva adotada.

É a crítica que provoca a criatividade, que não é apenas uma atitude de quem enfrenta, mas de quem transforma.

O que é a Filosofia

Acompanhe no vídeo com o professor Marciel Evangelista Cataneo que é olhando o jeito humano de ser que a gente compreende o sentido, o significado de Filosofia. O ser humano é caracterizado como um animal que pensa.

Gostou do resumo sobre o que é a Filosofia? Veja mais aulas pra você no canal do Curso Enem Gratuito.

Compartilhe: