O que é Energia e seus tipos

Você sabe o que é energia? Conhece os diferentes tipos de energia existentes? Não? Então revise energia nesta aula de Física para o Enem!

Tudo o que nos rodeia no universo é composto, basicamente, por duas “coisas”: matéria e energia. Matéria é tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço. A madeira do seu lápis é matéria, assim como os compostos que fazem parte do seu corpo e do seu computador. É fácil perceber e entender a matéria, pois ela é “palpável”.

Já o conceito de energia, por ser uma grandeza abstrata, possui muitas interpretações complexas. Ela permeia a matéria, faz com que ela se movimente, brilhe, aqueça.  Mas, só pode ser medida quando está se transformando, ao ser liberada ou absorvida.

Sendo assim, podemos dizer que corpos em movimento estão sob efeito de algum tipo de energia atuante, capaz de gerar o movimento a partir da sua transmissão ou transformação.

Quando vemos uma bola em movimento, podemos concluir que essa bola está com algum tipo de energia, pois colocou ela em movimento. O mesmo vale para um corpo que aquece (energia térmica) ou para um que emite luz (energia luminosa).

Dessa maneira, por conta da capacidade de gerar certos efeitos na matéria, o conceito físico mais difundido é aquele que diz: “energia é a capacidade de realizar trabalho”.

A quantidade de energia adquirida ou transferida de um corpo para outro pode ser medida pela grandeza Trabalho de uma força.

O que é energia e suas transformações

Existe uma lei universal, a lei de conservação de energia que diz: “A energia total do Universo é constante; não pode ser criada e nem destruída, mas apenas transformada em diversas outras formas de energia”.

Para você entender melhor, vamos pensar em um exemplo:

Quando um praticante de bungee-jumpping salta de determinada altura, a energia atuante é denominada energia potencial gravitacional, que é a energia dos corpos a certa distância do chão.  

À medida que cai, ele ganha velocidade. Dizemos, então, que tem energia cinética. E, quando esse mesmo saltador, estiver já com aquela corda elástica toda esticada, o puxando para cima, entra em ação a energia potencial elástica.

Tipos de energia e suas origens

Química: é a proveniente de reações químicas entre átomos e moléculas, como a energia contida em alimentos e nos combustíveis de veículos motorizados.

Térmica: é a resultante do somatório das energias cinéticas das partículas constituintes dos corpos, que estão em constante movimento. A maior agitação das partículas de um corpo determina o aumento da energia térmica desse corpo, provocando a elevação de sua temperatura.

Elétrica: é a responsável pela geração de correntes elétricas que permitem o funcionamento de aparelhos elétricos como lâmpadas, liquidificadores, computadores, etc.

Nuclear: tem origem em reações que ocorrem no núcleo atômico de alguns elementos químicos. Temos duas formas de aproveitá-la: através da fissão nuclear, onde ocorre quebra do núcleo em duas ou mais partículas; e fusão nuclear, onde núcleos se fundem para formar uma nova partícula.

No sol, temos fusão nuclear, onde núcleos de hidrogênio se fundem para se formar o elemento hélio.

Entenda um pouco mais sobre o assunto assistindo ao vídeo:

Para finalizar sua revisão, teste seus conhecimentos resolvendo os exercícios a seguir:

Questão 01 – (ENEM/2016)    

Todo ano, cresce a demanda mundial de energia com o aumento das populações e do consumo. É cada vez mais necessário buscar fontes alternativas que não degradem os recursos do planeta nem comprometam a sobrevivência das espécies. Ainda há muito o que se descobrir sobre o uso eficiente de recursos energéticos provenientes de fontes renováveis, mas elas estão mais próximas do que parece da adoção em larga escala.

BARBOSA, M. A sustentabilidade da energia renovável.
Superinteressante, n. 102, 1996.

Os recursos energéticos do tipo citado são provenientes de

a)     pilhas e baterias.

b)     usinas nucleares e hidrelétricas.

c)      células solares e geradores eólicos.

d)     centrais geotérmicas e termoelétricas.

e)     usinas maremotrizes e combustíveis fósseis.

Gab: C

Questão 02 – (IFSP/2016)    

Complete o quadro a seguir que explica as principais transformações de energia que ocorre em cada tipo de usina.

A alternativa correta que completa a segunda coluna é:

a)     I- térmica; II- térmica; III- térmica; IV- mecânica; V- luminosa.

b)     I- mecânica; II- mecânica; III- luminosa; IV- mecânica; V- mecânica.

c)      I- térmica; II- luminosa; III- luminosa; IV- mecânica; V- térmica.

d)     I- mecânica; II- térmica; III- térmica; IV- mecânica; V- luminosa.

e)     I- luminosa; II- térmica; III- mecânica; IV- mecânica; V- térmica.

Gab: D

Sobre o(a) autor(a):

Rodinei Pachani é mestre em Geofísica pela USP-SP, com licenciatura plena em matemática, possui pós-graduação em Gerência Financeira e especialização em Estatística Aplicada. Possui experiência de mais de 28 anos em sala de aula, tendo trabalhado com ensino médio, cursinhos e Faculdades. É autor do livro “Ciência ao alcance de todos” e possui um canal no YouTube onde realiza experimentos, explica conteúdos e resolve exercícios de física.