Ondas eletromagnéticas

O que são ondas eletromagnéticas? Quais são os tipos de ondas eletromagnéticas existentes? O que é o espectro eletromagnético? Quem foi James Clerk Maxwell?

Vem revisar com a gente o que são ondas eletromagnéticas, entender a classificação do espectro eletromagnético e saber um pouquinho sobre Maxwell. Mande bem em ondas eletromagnéticas nos vestibulares e no Enem!

Uma onda corresponde a uma perturbação que se propaga no espaço (sem matéria, no vácuo) ou em um meio qualquer. As ondas se propagam transportando apenas energia, ou seja, não transportam matéria.

Podemos classificar as ondas de acordo com sua natureza em dois tipos: ondas mecânicas ou eletromagnéticas. As ondas mecânicas são aquelas que precisam de um meio material para conseguirem se propagar. São exemplos de ondas mecânicas o som, as ondas na água, ou a vibração nas cordas de um instrumento musical.

Já as ondas eletromagnéticas são aquelas que não exigem um meio material para se propagarem. São ondas criadas pela atuação de campos elétricos e magnéticos. Temos como exemplos de ondas eletromagnéticas os sinais de rádio, o micro-ondas e a luz que vem do Sol.

Ondas eletromagnéticas

As ondas eletromagnéticas são aquelas que surgem em decorrência da oscilação simultânea de campos elétricos e campos magnéticos. As ondas originárias de cada campo se movimentam perpendicularmente umas às outras.

ondas eletromagnéticas
Imagem 1: Na imagem vemos a interação das ondas provenientes do campo magnético (em azul) com as do campo elétrico (em vermelho).

Como você viu acima, essas ondas não necessitam de um meio para se propagar. Portanto, se propagam no vácuo.

O conjunto de todos os tipos de ondas eletromagnéticas recebe o nome de radiação eletromagnética. Podemos dizer que a radiação eletromagnética é uma das maneiras de a energia viajar pelo espaço.

O calor de uma fogueira, a luz que recebemos do sol, os famosos raios-x e a energia liberada pelo micro-ondas para aquecer alimentos são formas de radiação eletromagnéticas. Podem parecer diferentes, porém todas possuem as mesmas propriedades das ondas eletromagnéticas.

Classificação das ondas eletromagnéticas

As ondas eletromagnéticas são classificadas de acordo com seus comprimentos de onda e frequências. Essa classificação recebe o nome de espectro eletromagnético. A seguir, você verá uma figura com todos os tipos de ondas eletromagnéticas que existem.

ondas eletromagnéticas
Imagem 2: Representação gráfica do espectro de ondas eletromagnéticas.

Como você pode observar, a luz compreende uma pequena parte do espectro de radiação que existe. À direita dela, temos energia de comprimento de ondas maiores, pois suas frequências são baixas. E, à esquerda, temos energia de comprimentos de ondas menores, pois suas frequências são altas.

Ao todo, temos sete tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, raios ultravioleta, raios-x e raios gama. Enquanto os raios gama possuem a frequência mais alta e comprimento de ondas minúsculo, as ondas de rádio, que estão no outro extremo, possuem frequência muito baixa e comprimento de onda muito maior.

Dentro da faixa da luz visível, encontramos as seguintes cores: luz vermelha, luz alaranjada, luz amarela, luz verde, luz azul, luz anil e luz violeta.

Vamos falar agora do cientista responsável pela descrição de tudo isso?

James Clerk Maxwell

James Clerk Maxwell(1831-1879)  foi quem unificou a teoria da eletricidade com a teoria do magnetismo. É considerado, até hoje, um dos maiores físicos da história, tendo também contribuído nos campos da termodinâmica, astronomia e matemática. Ele formulou a seguinte hipótese:

Um campo magnético que varia é equivalente, nos seus efeitos, a um campo elétrico, e um campo elétrico variável também é equivalente, nos seus efeitos, a um campo magnético”.

Percebeu que a essência é campo variável? Você irá entender mais nos próximos tópicos de eletromagnetismo. Ele foi o cara!

Revise o conteúdo e veja uma dica de como guardar a classificação do espectro eletromagnético assistindo ao vídeo:

Exercícios sobra ondas eletromagnéticas

.

Sobre o(a) autor(a):

Rodinei Pachani é mestre em Geofísica pela USP-SP, com licenciatura plena em matemática, possui pós-graduação em Gerência Financeira e especialização em Estatística Aplicada. Possui experiência de mais de 28 anos em sala de aula, tendo trabalhado com ensino médio, cursinhos e Faculdades. É autor do livro “Ciência ao alcance de todos” e possui um canal no YouTube onde realiza experimentos, explica conteúdos e resolve exercícios de física.