Palavras homônimas e parônimas – Simulado de Português

Teste seus conhecimentos sobre as palavras homônimas e parônimas com o Simulado de Português do Curso Enem Gratuito! São apenas 10 questões com dicas para você estudar!

Hora de se ligar no Português para mandar bem na Redação e nas questões objetivas do Enem. Confira o que são as Palavras Homônimas e as Palavras Parônimas.

Uma boa dica para você dominas os sistemas de classificação é analisar a denominação para poder compreender o significado. Vamos lá, por partes:

Palavras Homônimas

Dentro do Idioma Português denominamos por Palavras Homônimas aquelas que são pronunciadas da mesma forma, mas que têm significados diferentes. E, claro, elas podem ter grafia diferente, elas podem ser escritas de forma diferente, e mesmo assim ter a mesma pronúncia.

E, existem ainda os Homônimos perfeitos, que são palavras pronunciadas e escritas da mesma forma, porém com significados diferentes. Entendeu, ou quer ver uns exemplos?

Palavras Homônimas Perfeitas:
  • Cedo – Hoje eu acordei mais cedo que de costume.
  • Cedo – Pode sentar no meu lugar, eu cedo para você
  • Caminho – Siga o caminho das pedras.
  • Caminho – Eu caminho todos os dias.
Veja agora as Palavras Parônimas

Para você compreender as Palavras Parônimas  pense naquelas palavras “que se parecem muito” entre si, mas que se escrevem de maneira diferente, têm pronúncias e significados igualmente diferentes.

Veja nestes exemplos para facilitar a sua compreensão sobre as Parônimas

  1. Absolver x Absorver
  2. Cavalheiro x Cavaleiro
  3. Comprimento x Cumprimento
  4. Estofar x Estofar
  5. Descriminar x Discriminar

Então, com estas dicas fica mais fácil agora para você compreender as Homônimas, que têm igual pronúncia e significado diferente; e aprender também quais são as Palavras Parônimas, que são aquelas que têm a escrita “parecida”, e pronúncia e signficado diferentes.

Aula Gratuita sobre as Classes de palavras

Confira com a professora Jéssica Forini, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo simples e rápido sobre as Classes de Palavras:

Muito bom este resumo com a professora Jéssica!

Descrição da videoaula: veja abaixo a transcrição técnica da aula sobre as Classes de Palavras, inclusive com a marcação do tempo. Assim fica mais fácil para você localizar o que precisa revisar.

00:00 a 00:18 – Apresentação da professora e introdução ao conteúdo da aula.

00:19 a 00:40 – Pode parecer um assunto um pouco nota de rodapé, mas o uso do conceito é importante para trabalhar com a interpretação de texto.

00:41 a 4:50 – A primeira classe gramatical que vamos trabalhar é a dos substantivos. Substantivo é nome e é dividido em categorias, como substantivo próprio (Beatriz), comum (carro), primitivo (pedra), derivado (pedreiro), simples (flor), composto (beija-flor), coletivo (alcateia), concreto e abstrato.

4:51 a 6:39 – Agora vamos trabalhar com o gênero dos substantivos! A gente tem o gênero biforme (menino/menina), com a flexão do gênero indicando se é feminino ou masculino, mas a gente não trabalha só com essa possibilidade na nossa língua. A gente vai ter também os gêneros uniformes, como epicema (jacaré fêmea), o comum de dois gêneros (o/a dentista) e o sobrecomum (o que não sofre modificações de acordo com o gênero, como ‘criança’).

6:40 a 8:50 – Agora vamos falar sobre número no gênero! Quando a gente trabalha com substantivos formados por uma palavra só (simples), é mais tranquilo, agora quando trabalhamos com substantivos compostos, a dúvida aparece!

Quando a gente altera o primeiro elemento? Quando existir uma relação de finalidade trazida pelo segundo elemento. Pombo correio: qual a finalidade do pombo? Ser correio. Então colocamos no plural só a primeira palavra: pombos correio. E quando que a gente altera o segundo elemento? Quando o primeiro elemento é formado por prefixo (guarda roupas).

8:51 a 10:58 – Vamos falar agora sobre os adjetivos: aquele que dá característica. Quando é que a dúvida surge? Quando estamos trabalhando com uma locução adjetiva: amor de mãe / amor materno. Qual a função de “de mãe”?

É caracterizar o amor, então é uma locução adjetiva.

Agora é hora do Simulado de Palavras Homônimas e Palavras Parônimas

.