Platão construiu um espaço próprio na filosofia, e foi o discípulo que registrou todo o pensamento de Sócrates. Entre os clássicos de Platão estão “O mito da caverna”, “Banquete”, e “República”. Veja no resumo como ele trabalhou o tema da Justiça, e responda ao simulado Enem sobre a filosofia de Platão.
A história da filosofia ocidental tem origem na Grécia Antiga. Entre os pensamentos clássicos está a filosofia de Platão. Ele trabalhou os temas da Justiça, da Governabilidade, da mudança de costumes, e foi o principal responsável pelo registro da obra de Sócrates. Confira os principais aspectos da obra platõnica e responda ao simulado da filosofia de Platão.
Um detalhe queé super importante: Platão foi discípulo de Sócrates. Quando o mestre foi condenado à morte por envenenamento, por defender a liberdade de expressar seus pensamentos até então revolucionários, o resgate e a documentação dos principais pensamentos de Sócrates foi realizado por Platão.
Veja a filosofia de Platão e o Conceito de Justiça
Confira com o professor Alan Ghedini, do canal do Curso Enem Gratuito, uma síntese da obra antes de responder ao Simulado sobre a Platão. Veja neste resumo a essência sobre Platão e o Conceito de Justiça.
As dicas sobre a filosofia de Platão:
Para você acompanhar bem o resumo do professor Alan, e depois gabaritar no Simulado de Platão, preste atenção na estrutura de pensamento apresentada. O tema da Justiça é recorrente na filosofia. Platão levantou as ideias que você verá no vídeo fazem quase três mil anos. E elas continuam atuais.
Platão escreveu os seus textos filosóficos na forma de Diálogos. Os temas da Justiça aparecem na obra “Rep[ublica”, nos livros 1 e 2. Já naquela época Platão discutia o tema da Justiça tanto na perspectiva individual quanto na perspectiva coletiva, como na época se denominavam a pólis, ou as cidades-estado.
Para Platão a Justiça é um valor absoluto. Um ponto fundamental para Platão é que a Justiça não pode ser “injusta na sua aplicação”, porque nestes casos ela seria uma prática do mau. E, a Justiça não pode servir ao mais forte,e nem ceder a qualquer tipo de argumento de autoridade.
O uso da Justiça nunca pode ser utilzado para prejudicar. A proposta de Platão é de uma Jusiça completa, que promova a harmonia.
O Mito da Caverna
Assista também ao resumo sobre Platão e a Alegoria da Caverna, para você perceber a inteligência da Platão na análise da mudança de costumes, com uma crítica ao conservadorismo que não permite enxergar o futuro.
Entenda o Mito da Caverna na filosofia de Platão:
- Nesta passagem sensacional que você assistiu agora no resumo do professor Alan está uma essência da filosofia platônica
- O Filósofo expõe uma alegoria sobre a divisão entre o mundo sensível e o mundo das ideias.
- Platão acreditava que o conhecimento verdadeiro somente poderia ser alcançado no mundo das ideias, através da razão.
- Assim, o mundo dos sentidos nada mais seria que uma cópia imperfeita do mundo das ideias.
- Viu só que construção genial de pensamento na filosofia de Platão? Assista o vídeo para tirar suas próprias conclusões antes de responder ao Simulado sobre Platão.
Simulado sobre a Filosofia de Platão
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(IFSP/2015)
“A instituição da escravidão”, segundo Platão, “é necessária porquanto os trabalhos materiais, servis, são incompatíveis com a condição de um homem livre em geral”. A escravidão na Grécia Antiga, assim como em Roma, deve ser caracterizada por
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UEPA/2015)
Platão:
A massa popular é assimilável por natureza a um animal escravo de suas paixões e de seus interesses passageiros, sensível à lisonja, inconstante em seus amores e seus ódios; confiarlhe o poder é aceitar a tirania de um ser incapaz da menor reflexão e do menor rigor. Quanto às pretensas discussões na Assembleia, são apenas disputas contrapondo opiniões subjetivas, inconsistentes, cujas contradições e lacunas traduzem bastante bem o seu caráter insuficiente.
(Citado por: CHATELET, F. História das Idéias Políticas.
Rio de Janeiro: Zahar, 1997, p. 17)Os argumentos de Platão, filósofo grego da antiguidade, evidenciam uma forte crítica à:
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UEA AM/2014)
O sofista é um diálogo de Platão do qual participam Sócrates, um estrangeiro e outros personagens. Logo no início do diálogo, Sócrates pergunta ao estrangeiro, a que método ele gostaria de recorrer para definir o que é um sofista.
Sócrates: – Mas dize-nos [se] preferes desenvolver toda a tese que queres demonstrar, numa longa exposição ou empregar o método interrogativo?
Estrangeiro: – Com um parceiro assim agradável e dócil, Sócrates, o método mais fácil é esse mesmo; com um interlocutor. Do contrário, valeria mais a pena argumentar apenas para si mesmo.
(Platão. O sofista, 1970. Adaptado.)
É correto afirmar que o interlocutor de Sócrates escolheu, do ponto de vista metodológico, adotar
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(ENEM/2014)
No centro da imagem, o filósofo Platão é retratado apontando para o alto. Esse gesto significa que o conhecimento se encontra em uma instância na qual o homem descobre a
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ENEM/2012)
Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente.
ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo:
Odysseus, 2012 (adaptado).O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação?
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UEL PR/2010)
No pensamento ético-político de Platão, a organização no Estado Ideal reflete a justiça concebida como a disposição das faculdades da alma que faz com que cada uma delas cumpra a função que lhe é própria. No Livro V de A República, Platão apresentou o Estado Ideal como governo dos melhores selecionados. Para garantir que a raça dos guardiões se mantivesse pura, o filósofo escreveu:
É preciso que os homens superiores se encontrem com as mulheres superiores o maior número de vezes possível, e inversamente, os inferiores com as inferiores, e que se crie a descendência daqueles, e a destes não, se queremos que o rebanho se eleve às alturas.
(Adaptado de: PLATÃO. A República. 7. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993, p.227-228.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento ético-político de Platão é correto afirmar:
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UEG GO/2009)
Para Platão, a polis é o modelo de vida em grupo. É na República que o autor apresenta os vários grupos que compõem a sociedade. De acordo com suas idéias, o grupo que deve governar a polis é o dos:
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNESP SP/2007)
Platão, na sociedade idealizada em sua obra República, reconheceu que a divisão do trabalho traz maiores benefícios à sociedade e propicia um harmonioso intercâmbio de serviços. Para o filósofo grego, sendo os homens diferentes por natureza, cabe a cada um estar no lugar em que melhor expresse sua habilidade. (…) O também grego e filósofo Aristóteles apregoava que, nos Estados mais bem-governados, a nenhum cidadão poderia ser permitido o exercício de atividades ligadas às artes manuais, pois isso o impedia de dedicar mais tempo à sua obrigação para com o Estado.
(Paulo Sérgio do Carmo, A ideologia do trabalho. Adaptado.)
A partir das idéias de Platão e Aristóteles, pode-se concluir que há a defesa
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(Fac. Cultura Inglesa SP/2015)
Procurei demonstrar-lhe que ele parecia sábio sem o ser. […] Então, pus-me a considerar, de mim para mim, que eu sou mais sábio do que esse homem, pois que, ao contrário, nenhum de nós sabe nada de belo e de bom, mas aquele homem acredita saber alguma coisa, sem sabê-la, enquanto eu, como não sei nada, também estou certo de não saber. Parece, pois, que eu seja mais sábio do que ele, nisso – ainda que seja pouca coisa: não acredito saber aquilo que não sei.
(Platão. Apologia de Sócrates, 1969.)
A Apologia de Sócrates trata da resposta de Sócrates aos seus acusadores no tribunal da cidade de Atenas. No excerto, Sócrates, referindo-se ao diálogo que teve com um indivíduo que se considerava sábio, definiu a filosofia como
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(FPS PE/2015)
As reflexões sobre democracia acompanham a vida histórica da sociedade ocidental, com divergências e confrontos marcados pela época vivida. Na Grécia Antiga, a democracia:
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Mandou bem no Simulado sobre a filosofia de Platão? Se não deu ainda para gabaritar, veja outro resumo e complemente sua revisão sobre Platão e o mundo das ideias.