Veja a Filosofia de Platão: resumo com simulado Enem

Platão construiu um espaço próprio na filosofia, e foi o discípulo que registrou todo o pensamento de Sócrates. Entre os clássicos de Platão estão “O mito da caverna”, “Banquete”, e “República”. Veja no resumo como ele trabalhou o tema da Justiça, e responda ao simulado Enem sobre a filosofia de Platão.

A história da filosofia ocidental tem origem na Grécia Antiga. Entre os pensamentos clássicos está a filosofia de Platão. Ele trabalhou os temas da Justiça, da Governabilidade, da mudança de costumes, e foi o principal responsável pelo registro da obra de Sócrates. Confira os principais aspectos da obra platõnica e responda ao simulado da filosofia de Platão.

Um detalhe queé super importante: Platão foi discípulo de Sócrates. Quando o mestre foi condenado à morte por  envenenamento, por defender a liberdade de expressar seus pensamentos até então revolucionários, o resgate e a documentação dos principais pensamentos de Sócrates foi realizado por Platão.

Veja a filosofia de Platão e o Conceito de Justiça

Confira com o professor Alan Ghedini, do canal do Curso Enem Gratuito, uma síntese da obra antes de responder ao Simulado sobre a Platão. Veja neste resumo a essência sobre Platão e o Conceito de Justiça.

Publicidade

As dicas sobre a filosofia de Platão:

Para você acompanhar bem o resumo do professor Alan, e depois gabaritar no Simulado de Platão, preste atenção na estrutura de pensamento apresentada. O tema da Justiça é recorrente na filosofia. Platão levantou as ideias que você verá no vídeo fazem quase três mil anos. E elas continuam atuais.

Platão escreveu os seus textos filosóficos na forma de Diálogos. Os temas da Justiça aparecem na obra “Rep[ublica”, nos livros 1 e 2.  Já naquela época Platão discutia o tema da Justiça tanto na perspectiva individual quanto na perspectiva coletiva, como na época se denominavam a pólis, ou as cidades-estado.

Para Platão a Justiça é um valor absoluto. Um ponto fundamental para Platão é que a Justiça não pode ser “injusta na sua aplicação”,  porque nestes casos ela seria uma prática do mau. E, a Justiça não pode servir ao mais forte,e nem ceder a qualquer tipo de argumento de autoridade.

O uso da Justiça nunca pode ser utilzado para prejudicar. A proposta de Platão é de uma Jusiça  completa, que promova a harmonia.

O Mito da Caverna

Assista também ao resumo sobre Platão e a Alegoria da Caverna, para você perceber a inteligência da Platão na análise da mudança de costumes, com uma crítica ao conservadorismo que não permite enxergar o futuro.

Entenda o Mito da Caverna na filosofia de Platão:

  1. Nesta passagem sensacional que você assistiu agora no resumo do professor Alan está uma essência da filosofia platônica
  2. O Filósofo expõe uma alegoria sobre a divisão entre o mundo sensível e o mundo das ideias.
  3. Platão acreditava que o conhecimento verdadeiro somente poderia ser alcançado no mundo das ideias, através da razão.
  4. Assim, o mundo dos sentidos nada mais seria que uma cópia imperfeita do mundo das ideias.
  5. Viu só que construção genial de pensamento na filosofia de Platão? Assista o vídeo para tirar suas próprias conclusões antes de responder ao Simulado sobre Platão. 

Responda agora ao Simulado.

 

Simulado sobre a Filosofia de Platão

.

 

. Mandou bem no Simulado sobre a filosofia de Platão? Se não deu ainda para gabaritar, veja outro resumo e complemente sua revisão sobre Platão e o mundo das ideias. 

Simulado sobre a filosofia de platão

Compartilhe: