Você sabe como calcular a porcentagem no cotidiano? Esta é uma habilidade que pode ser cobrada no Enem e vestibulares. Teste seus conhecimentos com o Simulado de Matemática do Curso Enem Gratuito. Se errar, tem dicas para estudar e garantir o sucesso na prova.
Bem-vindo ao simulado de porcentagem! Antes de enfrentar os exercícios, aproveite para refrescar a memória com a aula do professor Lucas sobre o assunto:
Se não quiser perder o embalo, você também pode emendar em mais uma aula em vídeo, de cálculo de porcentagem, com o professor Sarkis!
Agora que os conhecimentos estão mais afiados, pra cima dos exercícios!
Porcentagem – Simulado de Matemática
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNEMAT MT/2016)
Nas lojas de móveis geralmente encontramos um vendedor com uma calculadora simples em mãos. Nas vendas esse vendedor rapidamente calcula o desconto. Suponhamos que na compra de um determinado guarda-roupas é oferecido um desconto de 5%. Hoje a calculadora está com defeito e ele fará a conta à mão.
Para mostrar ao cliente o preço do guarda-roupas já com desconto, basta efetuar a seguinte multiplicação:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre porcentagem para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNIFOR CE/2018)
Uma loja resolveu fazer uma promoção de um determinado brinquedo no Dia das Crianças. A promoção era a seguinte: “Compre x brinquedos e ganhe x% de desconto”. A promoção é válida para compras até 60 brinquedos, caso em que é concedido o desconto máximo de 60%. Edno, Erivando, Francisco, Paulo e Ricardo compraram 10, 15, 20, 30 e 45 unidades do brinquedo que estava em promoção, respectivamente.
Qual deles poderia ter comprado mais brinquedos e gasto a mesma quantia, se empregasse melhor seus conhecimentos de Matemática?
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre porcentagem para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UNCISAL/2018)
Um biólogo está estudando o crescimento de um animal. Quando ele inicia sua pesquisa, o animal pesa 50 kg. No período de 1 mês, o peso desse animal aumenta em 20% e, no segundo mês, o peso aumenta novamente em 20%. Nessas condições, o aumento do peso desse animal, considerando os dois meses, foi de
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre porcentagem para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(PUCCampinas SP/2018)
Lembrando e pensando a TV
1 Houve um tempo em que a TV − acreditem, ó jovens! 2 − ainda não existia. Ouvia-se rádio, ia-se ao cinema. 3 Mas um dia chegou às casas das pessoas um aparelho 4 com o som vivo do rádio acoplado a vivas imagens, 5 diferentes das do cinema, imagens chegadas de 6 algum lugar do presente, “ao vivo”. Logo saberíamos 7 que todas as imagens do mundo, inclusive os filmes do 8 cinema, poderiam estar ao nosso alcance, naquela 9 telinha da sala. Modificaram-se os hábitos das famílias, 10 seus horários, sua disponibilidade, seus valores. A TV 11 chegou para reinar.
12 A variedade da programação já indicava o amplo 13 alcance do novo veículo: notícias, reportagens, musicais, 14 desenhos animados, filmes, propagandas, seriados, 15 esportes, programas humorísticos, peças de teatro 16 − tudo desfilava ali, diante dos nossos olhos, ainda no 17 tubo comandado por grandes válvulas e com imagem 18 em preto e branco. Boa parte dos primeiros aparelhos 19 de TV tinham telas de 16 a 21 polegadas, acondicionadas 20 numa enorme e pesada caixa de madeira. Havia 21 uns três ou quatro canais, com alcance bastante limitado 22 e programação restrita a cinco ou seis horas por dia. 23 Mais tarde as transmissões passariam a ser via satélite 24 e ocupariam as 24 horas do dia.
25 Os custos da programação eram pagos pela publicidade, 26 que tomava boa parte do tempo de transmissão. 27 Vendia-se de tudo, de automóveis a margarina, de xaropes 28 para tosse a apartamentos. Filmetes gravados e 29 propagandas ao vivo sucediam-se e misturavam-se a 30 notícias sobre exploração espacial, enquanto documentários 31 estrangeiros falavam da revolução russa, da 32 II Guerra, do nazismo e do fascismo, das convicções 33 pacifistas de Ghandi, das ideias do físico Einstein sobre 34 a criação e a legitimação da ONU etc. etc. Já as incursões 35 históricas propiciadas pelos filmes nos levavam ao 36 tempo de Moisés e do Egito Antigo, ao Império Romano 37 e advento do Cristianismo, tudo entremeando-se ao 38 humor de Chaplin, às caretas de Jerry Lewis e às trapalhadas 39 das primeiras comédias nacionais do gênero 40 chanchada. Houve também o tempo em que as famílias 41 se agrupariam diante dos festivais da canção, torcendo 42 por músicas de protesto, baladas românticas ou de 43 ritmos populares “de raiz”. Enfim, a TV oferecia a um público 44 extasiado um espetáculo variadíssimo, tudo nas 45 poucas polegadas do aparelho, que não tardou a incorporar 46 outras medidas, outros sistemas de funcionamento, 47 projeção em cores e controle remoto.
48 As telas de plasma, o processo digital e a interface 49 com a informática foram dotando a TV de muitos outros 50 recursos, até que, bem mais tarde, tivesse que enfrentar 51 a concorrência de outras telas, muito menores, portáteis, 52 disponíveis nos celulares, carregados de aplicativos e 53 serviços. Apesar disso, nada indica que a curto prazo 54 desapareçam da casa os aparelhos de TV, enriquecidos 55 agora por incontáveis dispositivos.
56 No plano da cultura e da educação, a televisão 57 teve e tem papel importante. Os telecursos propiciam 58 informação escolar específica nas áreas de Matemática, 59 Física, História, Química, Língua e Literatura, fazendo 60 as vezes da educação formal por meio de incontáveis 61 dispositivos pedagógicos, inclusive a dramatização de 62 conteúdos. Aqui e ali há entrevistas com artistas, políticos, 63 pensadores e personalidades várias, atualizando 64 ideias e promovendo seu debate. No campo da política, 65 é relevante, às vezes decisivo, o papel que a TV tem na 66 formação da opinião pública. A ecologia conta, também, 67 com razoável cobertura, informando, por exemplo, sobre 68 os benefícios da reciclagem de lixo, da cultura de produtos 69 orgânicos e da energia solar.
70 Seja como forma de entretenimento, veículo de 71 informação, indução aos debates e repercussão atualizada 72 dos grandes temas de interesse social, a TV vem 73 garantindo seu espaço junto a bilhões de pessoas no 74 mundo todo. Por meio dela, acompanhamos ao vivo momentos 75 agudos da política internacional, a divulgação 76 de um novo plano econômico do governo, a escalada da 77 violência urbana. Ao toque de uma tecla do controle remoto, 78 você pode se transferir, aleatoriamente, do palco 79 de um ataque terrorista para o final meloso de uma comédia 80 romântica.
81 Numa espécie de espelhamento multiplicativo e 82 fragmentário da nossa vida e dos poderes da nossa 83 imaginação, a TV vem acompanhando os passos da 84 vida moderna e ditando, mesmo, alguns deles, sem dar 85 sinal de que deixará tão cedo de nos fazer companhia.
(Percival de Lima e Souto, inédito)
Segundo dados do IBGE, em 2014 a TV estava presente em 97,1% dos 67 milhões de domicílios brasileiros. De acordo com esse dado, a quantidade de domicílios brasileiros sem TV em 2014 era igual a
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre porcentagem para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ESPM SP/2018)
Por volta de 2010, a distribuição da população indígena por região do Brasil era representada pelo gráfico abaixo:
Considerando-se que a população indígena total estimada para aquela época era de 325 200, podemos concluir que, na região Sul, o número de indígenas era de aproximadamente:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre porcentagem para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNIFOR CE/2018)
Paraná, o maior produtor de trigo do Brasil em 2016, será representado no gráfico abaixo pelo Estado A, enquanto Mato Grosso, o maior produtor de soja de 2016, será representado pelo Estado B. Como podemos observar, os gráficos abaixo representam a produção relativa de grãos de cada um desses estados.
Sendo assim, a produção de trigo do estado do Paraná corresponde a que porcentagem da produção de grãos desse estado?
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre porcentagem para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(FATEC SP/2018)
Os salários de um homem branco, uma mulher e um homem negro foram somados, resultando em R$ 4.380,00. Sabe-se que o salário dessa mulher é igual a 62% do salário desse homem branco, e o salário desse homem negro é igual a 57% do salário desse homem branco.
Com base nessas informações, o salário dessa mulher e desse homem negro são, respectivamente, iguais a
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre porcentagem para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNESP SP/2018)
Os estudantes 1, 2 e 3 concorreram a um mesmo cargo da diretoria do grêmio de uma faculdade da UNESP, sendo que 1 obteve 6,25% do total de votos que os três receberam para esse cargo. Na figura, a área de cada um dos três retângulos representa a porcentagem de votos obtidos pelo candidato correspondente. Juntos, os retângulos compõem um quadrado, cuja área representa o total dos votos recebidos pelos três candidatos.
Do total de votos recebidos pelos três candidatos, o candidato 2 obteve
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre porcentagem para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UERJ/2018)
No mapa mensal de um hospital, foi registrado o total de 800 cirurgias ortopédicas, sendo 440 em homens, conforme os gráficos abaixo.
De acordo com esses dados, o número total de cirurgias de fêmur realizadas em mulheres foi:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre porcentagem para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UFPR/2018)
Em julho deste ano, os brasileiros foram surpreendidos com uma alteração da alíquota do PIS e Cofins que resultou em um aumento de R$ 0,41 por litro de gasolina, elevando seu preço médio para R$ 3,51. De quanto foi o aumento percentual aproximado do preço médio da gasolina causado por essa alteração de alíquota?
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre porcentagem para acertar na hora da prova!