Prefixos e sufixos no inglês: Saiba como utilizá-los no texto

Prefixos e sufixos em inglês são tão importantes quanto no português, eles dão sentido às palavras e também podem modificar o seu sentido. Veja mais na nossa aula de inglês para o Enem!

Prefixos e Sufixos no inglês são modificações nas palavras que podem manter ou transformar seu significado. Funcionam de maneira muito parecida tanto no português quanto no inglês.

Sendo assim, podemos dizer que o prefixo nada mais é do que a parte que vem antes da palavra em si (ex: typical/atypical). Por sua vez, o sufixo é a parte acrescentada ao final da palavra.

Então tendo isso em mente vamos aprender um pouco mais sobre prefixos e sufixos em inglês para você arrasar no Enem.

Publicidade

O uso dos prefixos e sufixos no inglês

Podemos pegar como exemplo a palavra, em português, “antipático”. Aqui, o prefixo “anti” foi incorporado à palavra “patia”, dado a ela um novo significado. O mesmo acontece em inglês. O prefixo “anti” acrescentado ao início de “antivirus” dá um novo sentido à palavra vírus.

Infográfico demonstrando a formação de palavras com prefixos e sufixos no inglês.Infográfico demonstrando a formação de palavras com prefixos e sufixos no inglês.

A ilustração acima nos mostra que as partes das palavras são como um quebra-cabeças, onde o prefixo (em azul), o radical (em verde) e o sufixo (em amarelo) dão origem a uma nova palavra. Assim como um quebra-cabeças, que ao encaixar novas peças, dá origem a uma imagem.

Exemplos de prefixos em inglês

Existem diversos prefixos e sufixos na língua inglesa, e reconhecê-los pode ser a chave para entender o significado de diversas novas palavras. Vejamos abaixo alguns exemplos de prefixos em inglês:

Quadro demonstrando o significado dos principais prefixos em inglês. A imagem acima traz quatro colunas, sendo elas: prefixo, significado, exemplo e tradução. Nas linhas, temos vários exemplos de prefixos e sufixos no inglês.Quadro demonstrando o significado dos principais prefixos em inglês. A imagem acima traz quatro colunas, sendo elas: prefixo, significado, exemplo e tradução. Nas linhas, temos vários exemplos de prefixos em inglês.

Alguns prefixos também muito utilizados, são: IN, IM, IL, DIS, IR, BI, EX, dentre tantos outros! Veja abaixo alguns exemplos de prefixos e como utilizá-los em frases:

– ANTI

Esse prefixo sempre dará a palavra o sentido de “contra”. Exemplo:

It is important to have a good antivirus in your computer.

(É importante ter um bom antivírus no seu computador.)

Alguns outros exemplos de palavras com prefixo ANTI, são: antiseptic (antisséptico), antipathy (antipatia), antidote (antídoto).

– DIS

Esse, por sua vez, é utilizado no sentido de oposição. Exemplo:

I’m feeling very discomfortable.

(Estou me sentindo muito desconfortável.)

Alguns outros exemplos de palavras com prefixo DIS, são: disappear (desaparecer), discover (descobrir), disagree (discordar).

– IN, IM e IR

Esse trio sempre dará a ideia de negação. Veja:

Nothing is impossible.

(Nada é impossível.)

You gave me the incorrect number.

(Você me deu o número incorreto.)

This construction is irregular.

(Essa construção é irregular.)

Alguns outros exemplos de palavras com prefixo IN, IM e IR, são: incapable (incapaz), immortal (imortal), irracional (irracional).

– RE

Aqui sempre teremos uma ideia de repetição, de fazer novamente:

Please reorganize the shelf.

(Por favor, reorganize a prateleira.)

Alguns outros exemplos de palavras com prefixo RE, são: recharge (recarregar), redo (refazer), recalculate (recalcular).

– UN

O prefixo UN é utilizado para dar sentido de não. Observe:

This is unnaceptable.

(Isso é inaceitável.)

Alguns outros exemplos de palavras com prefixo UN, são: undo (desfazer), uncomfortable (desconfortável), uncertain (incerto).

– MIS

Para concluir acerca de alguns dos prefixos mais comuns em inglês, temos o MIS, que é utilizado para dar um sentido de incorreto.

I was misunderstood.

(Eu fui mal entendido.)

Alguns outros exemplos de palavras com prefixo MIS, são: misplace (mal-colocado), misbehaved (mal-comportado), misspell (erro ortográfico).

Exemplos de sufixos em inglês

Além dos prefixos, como mencionamos anteriormente, também temos os sufixos. Estes são adicionados ao final das palavras dando assim um novo significado a elas. Uma de suas principais características é a mudança da classe gramatical que geralmente ocorre. Vejamos alguns exemplos de palavras na tabela abaixo:

Quadro mostrando diferentes exemplos de sufixos em inglês.Quadro mostrando diferentes exemplos de sufixos em inglês.

A imagem acima traz três colunas, sendo elas: sufixo, exemplo e significado. Nas linhas, temos vários exemplos de sufixos em inglês.

Para compreender com mais clareza i uso dos prefixos e sufixos no inglês, veja abaixo alguns exemplos de sufixos mais comuns na língua inglesa e como utilizá-los em frases:

– Sufixo EST

É um dos sufixos mais comuns na língua inglesa, e é utilizado como indicativo de superlativo, ou seja, demonstra quando algo é maior, mais alto, mais bonito, mais legal, e assim por diante. Exemplos:

I am the tallest in my family.

(Eu sou o mais alto da minha família.)

My room is the biggest room of the whole house.

(Meu quarto é o maior cômodo de toda a casa.)

– Sufixo ABLE

Este forma adjetivos a partir de verbos, e é o equivalente ao VEL que temos no português, como na palavra “adorável”. Veja exemplos abaixo:

Your daughter is adorable.

(Sua filha é adorável.)

Your attitude was admirable.

(Sua atitude foi admirável.)

– Sufixo LY

Forma advérbios, e é o equivalente ao MENTE em português, como na palavra rapidamente. Veja:

I rarely eat sweets.

(Eu raramente como doces.)

I normally do exercises in the morning.

(Eu normalmente faço exercícios pela manhã.)

– Sufixo FUL

Indica “cheio de”, exemplos:

You need to be a careful driver.

(Você precisa ser um motorista cuidadoso.)

This is very painful.

(Isso é muito doloroso.)

– Sufixo LESS

Ao contrário do sufixo FUL, o LESS indica ausência ou falta de algo. Veja:

You can’t be a careless driver.

(Você não pode ser um motorista descuidado.)

This is pointless.

(Isso não tem sentido.)

– Sufixo TION

Esse seria o equivalente ao ÇÃO em português, e é utilizado para indicar “o processo de”. Veja abaixo:

The construction of my house is almost done.

(A construção da minha casa está quase finalizada.)

You need to keep in observation for a few days.

(Você precisa ficar em observação por uns dias.)

E como as provas costumam cobrar prefixos e sufixos no inglês? Vejamos abaixo como as questões envolvendo o tema podem aparecer e como podemos resolvê-las. Para isso, vamos analisar a questão retirada da prova da Universidade Federal Fluminense (UFF RJ/2005-adaptada):

The suffix -less in the word bottomless means:

a) with bottom

b) over the bottom

c) at the bottom

d) without bottom

e) out of bottom

Como aprendemos nessa aula, o sufixo LESS indica ausência ou falta de algo. O texto acima se refere aos perigos da pesca excessiva e das práticas destrutivas na pescaria. A palavra bottom em inglês indica “fundo” e quando adicionamos o sufixo LESS, esse dá um sentido de ausência, transformando o significado da palavra de “fundo” para “sem fundo”, ou também, como na alternativa “d”, “without bottom” (sem fundo).

Resolução: Letra d, without bottom.

Agora, vejamos outros exemplo de questão observando o texto as seguir:

Consider the following words (IFBA/2018-adaptada):

Revitalize

Dislocation

III. Dependence

Degradation

Presently

The alternative which contains three words formed by adding a prefix and a suffix is:

a) I, II, IV

b) I, II, III

c) I, III, V

d) I, III, IV

e) II, III, V

Aprendemos que os prefixos e sufixos no inglês adicionam novo significado às palavras, acrescentando algumas letras no começo e no final delas. O prefixo RE, estudado acima, indica repetição. Já os prefixos DIS e DE dão a ideia de oposição. Por fim, os sufixos IZE e TION sinalizam a formação de verbos e indicam “processo de”, respectivamente.

Nesse sentido, quando temos a junção do prefixo “re” e do sufixo “ize” à palavra, temos a formação do verbo revitalize (revitalizar). O mesmo ocorre ao adicionarmos os prefixos de oposição “dis” e “de” e o sufixo “tion”. Damos, assim, origem aos substantivos dislocation (deslocamento) e degradation (degradação).

Resolução: Letra a, I, II, IV.

Video-aula

Viu como prefixo e sufixo no inglês é um tema super tranquilo e que sua compreensão ajuda – e muito! – a ampliar seus conhecimentos em inglês? Pois é! Caso você queira aprofundar seu aprendizado e entender mais sobre sufixos, veja as dicas do canal: 

Vamos praticar para fixar o que aprendemos até agora? Faça os exercícios abaixo and go get it!

Exercícios

TEXTO: 1 – Comum à questão: 1

Technology brought us fake news — and it will help us kill it

“Fake news” – websites disseminating news stories that are false but are believed to be true – was a major feature of the U.S. election season. Some observers believe that it determined the outcome of the election, although there is no way to definitively ascertain its effect on voting.

Fake news grew because of the ease of creating and disseminating websites and stories that look and read as credible as real news sites (at least to many people). It is disseminated on social media platforms just because dissemination of information without vetting has always been a feature of those platforms.

On the positive side, this means that everyone’s opinion can be disseminated. The awareness of fake news, though, reveals a downside – or perhaps a loophole – of the freedom to post. And fake news may beget1 fake news.

Forbes indicates that the fallout2 from fake news during the election cycle may cause advertisers to pull back from Facebook, as it is less “brand safe” than formerly. If unchecked, fake news could impact the perceived credibility of online sites where fake news runs

Glossário

Beget 1: gerar, criar, produzir.

Fallout 2: efeitos negativos.

1 – (FATEC SP/2018-adaptada)

A palavra unchecked, presente no quarto parágrafo, é formada por meio da adição do prefixo unao termo checked. A alternativa que apresenta uma palavra gramaticalmente correta e formada pelo processo de prefixação, tal como unchecked, é

a) ir

b) un

c) in

d) under

e) des

2 – (UniRV GO/2018-adaptada)

Considering the study of affix and prefix in english language, mark (V ) for true and (F) for false.

a) Nas palavras: impossible, insecure, irregular, os prefixos usados indicam negação.

b) Nas palavras underdressed, underage, underpaid, os prefixos usados indicam o oposto, ou seja, menos que o necessário ou desejado.

c) O prefixo mis por sua vez, indica a ideia de estar correto como em misconduct, miscount, mis

d) O prefixo over é usado para caracterizar o sentido de demais, em excesso como em overtired, overwork, over

TEXTO: 3 – Comum à questão: 3

Biofuels and the Environment

Leading investors have joined the growing chorus of concern about governments and companies rushing into producing biofuels as a solution for global warming, saying that many involved in the sector could be jeopardizing future profits if they do not consider the longterm impact of what they are doing carefully.

It is essential to build sustainability criteria into the supply chain of any green fuel project in order to ensure that there is no adverse effect on the surrounding environment and social structures. The report produced by the investors expresses concern that many companies may not be fully aware of the potential pitfalls in the biofuel sector.

Production of corn and soya beans has increased dramatically in the last years as an eco-friendly alternative to fossil fuels but environmental and human rights campaigners are worried that this will lead to destruction of rainforests. Food prices could also go up as there is increased competition for crops as both foodstuffs and sources of fuel.

An analyst and author of the investors’ report says that biofuels are not a cure for climate change but they can play their part as long as governments and companies manage the social and environmental impacts thoroughly. There should also be greater measures taken to increase efficiency and to reduce demand.

Disponível: https://www.usingenglish.com/comprehension/42.html. Acesso em jun. de 2017

3 – (UNITAU SP/2017-adaptada)

As palavras destacadas no 1º parágrafo (leading, growing e warming) são formadas pelo sufixo -ING e têm no texto, respectivamente, as funções de

a) adjetivo, verbo e substantivo.

b) verbo, verbo e verbo.

c) substantivo, verbo e substantivo.

d) adjetivo, adjetivo e substantivo.

e) adjetivo, verbo e adjetivo.

GABARITO

1 – D
2 – VVFV
3 – D

Compartilhe: