Prefixos Negativos

Os prefixos negativos estão presentes em praticamente todos os textos que lemos e interpretamos. Venha saber um pouco mais sobre eles com mais este post do Curso Enem Gratuito!

O prefixo é um tipo de morfema que modifica o sentido ou o significado da raiz de uma palavra. Os prefixos negativos ou de oposição servem para inverter o sentido da palavra que se une a tal prefixo. Costumam ser utilizados para economizar palavras, ou seja, para dizer algo com menos texto.

prefixo negativo
Figura 1: Exemplos de prefixos negativos. Fonte: https://br.pinterest.com/pin/90072061271842387/?lp=true

A palavra prefixo é composta por duas partes: pre que quer dizer “antes” e fixo que significa “fixar”. Os prefixos se diferenciam dos sufixos, que se referem justamente àqueles elementos gramaticais que são colocados ao final de uma palavra e que também modificam seu significado. Tanto prefixos quanto sufixos são termos sem autonomia, pois sempre precisam vir unidos a outras palavras.

No espanhol, os prefixos negativos são os seguintes: 

  • an- Significa “o contrário de”. Exemplos: atípico, anormal.
  • anti- Significa “contra”. Exemplos: antisistema, antigripal.
  • des- / de- / dis- Significa “oposto ou privativo”. Exemplos: desleal, decrecimiento, discontinuo.
  • im- / in- Significa “o contrário de”. Exemplos: ilícito, imposible, inutilizar.
  • contra- Também significa “o contrário de”. Exemplos: contraataque, contrapartida.

É provável que o prefixo negativo por excelência seja des-, pois permite a criação de um grande número de palavras derivadas que denotam ações, situações ou propriedades opostas às expressadas pela sua base. Quando participa da formação de substantivos, este prefixo é interpretado com sentido negativo, já com os verbos pode indicar ausência.

prefixos negativos
Figura 2: Exemplo com prefixo des-. Fonte: https://br.pinterest.com/pin/470133648583378791/?lp=true
Após esta explanação, assista ao vídeo a seguir, do canal do YouTube “La Eduteca” que trata dos prefixos de um modo geral

Exercícios:

Questão 1 – (UEM/PR-adaptada) De acuerdo con los elementos lingüísticos, de la lengua española, es correcto afirmar que:

a) La forma “su” de la expresión “su papel”, es un posesivo de tercera persona, que sustituye a la forma “papel de los hombres”.

b) “ingobernable”, “impredecible”, “inferior” son palabras que presentan un prefijo de negación, así como “discapacitado”.

c) “mujeres”, “padres” y “esposas” son palabras del campo semántico relativo al sexo femenino.

d) La conjunción “por supuesto”, equivale a “sin embargo”.

 

Questão 2 – Señala la opción que todas las palabras sean prefijos negativos:

a) Inmortal, desafío, anterior

b) Atemporal, distribución, contrato

c) Ateo, desperdicio, intolerante

d) Amorfo, desvalido, importante

 

Gabarito

 1 – B

2 – C

Sobre o(a) autor(a):

Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e Especialista em Estudos Linguísticos e Literários Aplicados ao Ensino da Língua Portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto