Pretérito Perfeito do Subjuntivo – Simulado de Espanhol

Teste os seus conhecimentos em Espanhol com nosso simulado sobre o pretérito perfeito do subjuntivo. São 10 questões para você estudar e treinar para o Enem!

O pretérito perfeito do subjuntivo ou pretérito perfeito composto é usado após certas expressões em orações que indicam ações finalizadas que seguem vinculadas ao presente ou ações que serão finalizadas no futuro.

O Pretérito Perfeito no Subjuntivo

O modo subjuntivo é o modo verbal que serve para expressar incertezas e possibilidades. A conjugação do pretérito perfeito no modo subjuntivo é muito simples. Basta acrescentar o verbo auxiliar HABER conjugado no presente do subjuntivo e depois acrescentar o particípio do verbo a ser conjugado.

Para recordar novamente, os particípios são aquelas terminações (ado / ido) que são acrescentadas no final dos verbos regulares.

Publicidade

Formação dos verbos no Pretérito Perfeito do Subjuntivo

 Observe este exemplo da formação verbal no pretérito perfeito do subjuntivo:

Pessoa -AR (Hablar)
Yo HAYA HABLADO
HAYAS HABLADO
Él / Ella / Ud. HAYA HABLADO
Nosotros (as) HAYAMOS HABLADO
Vosotros (as) HAYÁIS HABLADO
Ellos / Ellas / Uds. HAYAN HABLADO

 

Há verbos que são irregulares no particípio. Neste caso, o verbo HABER se mantém conjugado da mesma forma. Seguem os verbos irregulares mais utilizados no particípio:

TERMINADOS EM -ER
HACER HECHO
PONER PUESTO
RESOLVER RESUELTO
ROMPER ROTO
VOLVER VUELTO
VER VISTO
SATISFACER SATISFECHO

.

 

TERMINADOS EM -IR
ABRIR ABIERTO
CUBRIR CUBIERTO
DECIR DICHO
DESCUBRIR DESCUBIERTO
ESCRIBIR ESCRITO
MORIR MUERTO
FREÍR FRITO

.

Resumo sobre o Pretérito Mais que Perfeito

O Pretérito Mais que Perfeito do Indicativo é conhecido como o “passado do passado”. Ele trata de uma ação do passado ocorrida antes de outra ação também do passado.

Esta formação verbal, que em espanhol se chama Pretérito Pluscuamperfecto, tem seu nome vindo do latim. Nessa língua se chamava plus quam perfectum, significando mais que perfeito.

O português traduziu, o espanhol fez uma pequena adequação à sua gramática. Ele é um verbo composto, formado pelo verbo haber conjugado + verbo no particípio.

Assim como outros verbos compostos, este usa o auxiliar haber para definir a pessoa, e o particípio para definir a ação. Saiba mais na aula de hoje, com a professora Marcia! 😀

Veja agora com a professora Márcia, do Canal de aulas do Curso Enem Gratuito, as dicas básica sobre o passado no Idioma Espanhol.

Simulado Enem de Espanhol – Pretérito Perfeito

Teste agora seus conhecimentos para ver se você já se garante nas cinco questões de Espanhol que caem todo ano no Exame Nacional do Ensino Médio.

.

.

Mandou bem no Simuldo de Espanhol? Acertou quantas questões sobre o Pretérito Perfeito do Subjuntivo?  Se não gabaritou pelo menos 70% das respostas, é hora de mergulhar mais um pouco neste outro resumo aqui.

Compartilhe: